aromatizar o ambiente oleos

Você sabia que aromatizar o ambiente pode trazer boas energias para sua casa? Os óleos essenciais — substâncias extraídas das plantas — contam com propriedades que proporcionam equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Além disso, atuam como um método terapêutico, indicado para diversos problemas.

A aromaterapia promove melhorias em alguns aspectos, como da qualidade do sono, redução da ansiedade e estresse. Ela utiliza os óleos essenciais com seus aromas específicos de variadas formas, como por meio de velas, incenso, inalação, spray, óleos de imersão, sabonetes, entre outros.

Quer saber mais sobre aromatizar o ambiente, bem como os seus benefícios para a saúde? Continue a leitura e confira!

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é uma técnica natural que age complementando outros tratamentos indicados pela alopatia e homeopatia. O método utiliza o aroma como base para sua atuação, e isso é obtido por meio dos óleos essenciais, que liberam partículas para estimular várias regiões do cérebro.

Diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade, insônia, asma e resfriado, bem como promover o bem-estar e fortalecer o sistema imunológico são suas principais ações no organismo.

O que são óleos essenciais?

aromatizar o ambiente com óleos essenciais

Os óleos essenciais são compostos de origem vegetal, sintetizados e liberados pelas plantas. Caracterizam-se por apresentar aroma forte e são utilizados em três gêneros de produtos: medicamentos, perfumaria e alimentícios.

Atuam de várias maneiras no organismo, podendo ser inalados, aplicados na pele e no ambiente. Cada óleo essencial tem uma área de atuação específica, de modo que é importante se atentar às suas propriedades, já que para cada objetivo, há uma indicação.

Qual o principal objetivo da aromaterapia?

Manter o equilíbrio entre corpo e mente é a maior finalidade da aromaterapia, que pode atuar em três áreas principais.

  • dermatológica: objetiva atuar em problemas de unhas, pele e cabelo, como quedas de fios, micoses, hematomas, feridas, além de agir esteticamente, diminuindo a celulite, estrias e desidratação da pele;
  • aromacológica: alguns óleos contam com ação estimulante, trazendo segurança, relaxamento, autoestima, criatividade e bom humor;
  • terapêutica: atua como medicina alternativa para diversas doenças e desordens.

De que forma podemos utilizar a aromaterapia?

A aromaterapia pode ser utilizada de variadas formas, como por ingestão, em cremes de massagens, inalações, banhos de imersão, compressas, velas, sabonetes, spray, entre outros.

No entanto, para terapia por meio de ingestão e aplicação na pele, é bom que se consulte um especialista para uma indicação adequada, visto que, na maioria dos casos, os produtos devem ser diluídos.

Quais as vantagens de aromatizar o ambiente?

aromatizar o ambiente e ficar mais tranquila em casa

Existem diversos benefícios presentes na aromaterapia. Cada aroma é responsável por ativar um efeito diferenciado no organismo. Para saber qual é a vela de aromaterapia mais adequada, temos que conhecer as nossas necessidades! Confira.

1. Relaxamento e diminuição do estresse

Para esses resultados, utiliza-se a lavanda, que provoca um efeito antiestresse e relaxante, além de uma diminuição na pressão arterial e nos batimentos cardíacos — principalmente quando usado em difusão aérea.

É o principal óleo essencial em massagens para relaxar, aliviando dores musculares devido ao potencial anti-inflamatório e analgésico.

2. Equilíbrio hormonal

Para esse benefício, o gerânio é o óleo essencial mais indicado. Ele age sobre a dinâmica hormonal, trazendo equilíbrio de estrogênio e progesterona. Assim, diminui os sentimentos de tristeza e as instabilidades de humor, principalmente na tensão pré-menstrual e na menopausa.

3. Estímulo da criatividade

Para melhorar nossa capacidade de organizar pensamentos e estimular a criatividade, o óleo de lemongrass (capim-limão) é uma excelente opção. Esse óleo tem também um alto poder de melhorar as energias do ambiente.

4. Mais alegria ao ambiente

O óleo Citrus aurantium dulcis é extraído da casca da laranja. Conhecido por muitos aromaterapeutas como happy oil. Os aromas cítricos, de forma geral, estimulam esse astral de alegria. Ele também é utilizado nos tratamentos de depressão.

5. Estimulação da memória

O alecrim tem um efeito estimulante sobre a memória, combatendo a fadiga mental e incitando a atividade cerebral. Ajuda a encarar situações de pressão e mudanças importantes que ocorrem na vida, assim como lidar com o medo e a insegurança.

Confira alguns óleos essenciais e suas ações no organismo.

  • alecrim: dificuldade de concentração, cansaço mental, falta de memória, dor de cabeça, enxaqueca, dores articulares e dores musculares;
  • canela: dores de cabeça, tonturas, cansaço físico ou mental, irritabilidade, falta de concentração, dificuldade para relaxar e cólicas menstruais;
  • jasmim: excesso de estresse, diminuição da libido, problemas respiratórios, depressão e tensão muscular;
  • bergamota: excesso de estresse, ansiedade, má digestão, depressão e infecções da pele;
  • camomila: tensão muscular, excesso de estresse, depressão e inflamação do sistema urinário;
  • eucalipto: problemas respiratórios, enxaqueca, febre, dores musculares e tensão muscular;
  • limão: falta de concentração, dor de cabeça, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, má digestão e febre;
  • sândalo: dor no peito, diminuição da libido, excesso de estresse e tensão muscular;
  • ilangue-ilangue: dor de cabeça, ansiedade, excesso de estresse, náuseas, pressão alta, problemas intestinais.

Quais os aromas indicados para cada cômodo da casa?

aromatizar o ambiente deixando sua casa com energia leve

Pode ser bem interessante começar a aromatizar o ambiente de cada cômodo da casa com fragrâncias específicas por meio de velas, sprays e difusores. Além disso, você estará contribuindo com a decoração de sua casa.

As velas, dependendo do tipo, decoram o ambiente. Existem modelos lindos de castiçais que, se colocados em locais estratégicos, dão personalidade ao décor. Confira, abaixo, os aromas indicados para cada cômodo!

Sala

Para esse local onde recebemos visitas, os aromas mais indicados devem ser alegres, como o alecrim. Contudo, para uma sala de estar mais convidativa o ideal é o aroma de rosa.

Cozinha

Para a cozinha, que na maioria das vezes frequentamos para fazer um lanche, uma refeição ou tomar um café, o ideal é utilizar fragrâncias cítricas, visto que estimulam o apetite.

Quarto

O quarto é o ambiente da casa onde podemos dormir, ler ou namorar. Por isso, se você quiser tornar suas noites mais românticas, use sândalo, lavanda ou laranja. Se, no entanto, for o caso de apenas querer descansar e dormir, as mais indicadas são jasmim e patchouli.

Banheiro

Para esse ambiente, os aromas mais indicados são aqueles relacionados à limpeza, como o eucalipto e a citronela.

Escritório

Para aromatizar o ambiente em que a concentração e o foco são essenciais, limão e tangerina são as fragrâncias mais indicadas.

Área externa

Em ambientes onde há muita ventilação, o ideal é um aroma mais forte, como a citronela. Ela, inclusive, tem ação repelente contra insetos.

Como você conferiu neste artigo, aromatizar o ambiente pode trazer benefícios para a mente e o corpo. Aplique, então, essas sugestões no seu dia a dia para conquistar mais tranquilidade e saúde.

Gostou do post? Então aproveite a visita e acesse o nosso site para conferir alguns de nossos produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *