utensílios para cozinha gourmet: medidor de ingredientes

Os utensílios para cozinha precisam fornecer um adequado nível de praticidade para seus usuários. Eles vão facilitar a vida de quem cozinha e serve os pratos, por conta de auxiliarem com suas funções o bom andamento das atividades culinárias.

Mas vale dizer que esses itens não precisam ser apenas funcionais: podem também contar com um belo toque de modernidade, servindo para incrementar a decoração da sua cozinha. Ainda mais quando se trata de uma cozinha gourmet, certo?

Foi pensando nisso que elaboramos este post. Você verá alguns utensílios indispensáveis para ter em sua cozinha gourmet. Continue a leitura e confira quais são esses 10 itens — entre eles, novas tendências para a sua cozinha!

1. Conjunto de colheres medidoras

Sem um conjunto de colheres medidoras fica bem mais difícil preparar receitas com quantidades certas de ingredientes. Afinal, quanto é mesmo 1/4 de uma colher de sopa? Sem contar que as colheres da cozinha podem ter tamanhos diferentes. Portanto, considerar que “uma colher de sopa” é qualquer colher de sopa pode simplesmente desandar aquelas receitas mais delicadas.

Com as colheres medidoras, a quantidade vai certinha nas misturas e massas. E você não corre o risco de errar a receita. Outra dica é também investir em um conjunto de xícaras medidoras para facilitar ainda mais o seu trabalho na cozinha.

2. Tigelas para preparo

As tigelas para preparo podem parecer pouco importantes, isso porque você pode até pensar em improvisar suas receitas em qualquer recipiente. À primeira vista, tudo pode parecer bem. Porém, uma vez que tiver o seu conjunto de tigelas para preparo, não saberá como não investiu nisso antes!

Elas são ideais para as receitas que pedem misturas dos ingredientes líquidos e secos. Impedem que você faça muita bagunça no lugar e ainda cabem uma dentro da outra, ajudando os seus armários a ficarem organizados e otimizando o seu espaço.

3. Frigideiras com antiaderente

Essas são muito importantes, sobretudo para a execução de receitas que levam óleo. As frigideiras com material antiaderente garantem o preparo de alimentos mais saudáveis. Você pode diminuir a quantidade de óleo usada para grelhar ou fritar, que elas não deixarão a comida toda grudada no fundo da panela.

4. Faca de chef

Um dos utensílios mais incríveis para a sua cozinha é a chamada faca de chef. Isso mesmo: trata-se do instrumento mais utilizado pelos chefs de cozinha mundo afora. Essa faca é indispensável, pois serve para cortar, picar e filetar os mais diferentes tipos de alimentos. É uma bela “mãozinha” na preparação das suas refeições.

As facas de chef geralmente costumam ser bem amoladas. Se você não tem tanta habilidade para cortes rápidos e teme se machucar, pode ser uma boa investir em um protetor para seus dedos, feitos em aço inoxidável.

5. Fouet

Popularmente conhecido como batedor de ovos, esse é o instrumento que mais auxilia no preparo de receitas clássicas, como o chantilly, vários molhos e o delicioso omelete. É com o fouet que você consegue misturar os alimentos com mais eficiência. O resultado disso é chegar a uma “massa” bem mais homogênea e lisa.

Logo, o fouet não pode faltar na sua cozinha. Você ainda pode investir em vários tamanhos desse item, para facilitar o preparo de receitas mais ou menos volumosas.

6. Balança digital de cozinha

A balança de cozinha é conveniente para aquelas receitas em que as medidas vêm em gramas e carecem de muita precisão para não desandarem. Afinal, nem sempre pode ser muito prático converter em xícaras ou colheres aquelas quantidades especificadas.

A balança digital vai lhe trazer uma maneira ainda melhor de lidar com as receitas e preparos. Normalmente traz funções interessantes, como a troca de unidades e a “tara”, com a qual você pode adicionar ingredientes sem precisar zerar a balança.

7. Espátulas de silicone

Uma colher não funciona tão bem quanto uma espátula de silicone na hora de remover até a última gotinha de massa que ficou na sua tigela de preparo. O melhor, nesse caso, é contar com as espátulas de silicone, encontradas em diversos formatos e tamanhos.

Dessa forma você evita o desperdício de receita e aproveita melhor os alimentos. Só ficará triste aqui quem gosta de lamber o restinho de massa de bolo das tigelas, pois quase não vai sobrar!

8. Processador de alimentos

O que levaria bons minutos pode ser feito em segundos com a ajuda do processador de alimentos. Por isso, ele é considerado um dos utensílios de cozinha indispensáveis. O processador pode ser utilizado para moer, ralar, picar e até mesmo para substituir a sua batedeira, caso apresente um batedor específico.

Imagine a facilidade para moer carne, por exemplo. Ao invés de comprá-la já moída, sem saber ao certo a procedência e quais cortes foram usados, você pode moer a peça que comprou, escolhendo os cortes que quiser e também a quantidade de gordura que deseja em sua receita.

9. Batedeira planetária

Investir nesse item não se justifica simplesmente na ideia de que a batedeira planetária sirva para tudo. Isso é mesmo verdade! Só que, além disso, ela é um item muito bonito e cheio de estilo que certamente deixará a sua cozinha com um toque de modernidade. Ela pode ser encontrada, inclusive, em diversas cores para facilitar a combinação com a paleta colorida da sua cozinha.

Sem nenhum esforço você conseguirá sovar até as massas mais firmes e resistentes. Esse eletrodoméstico vem com pelo menos três batedores diferentes: para massas normais, para massas leves (como o chantilly) e o gancho para pães.

10. Assadeira com fundo removível

Há quem adquira uma assadeira com fundo removível com o objetivo de fazer uma receita específica e pensando que usará tal item apenas uma vez na vida. Mas vale dizer que esse tipo de assadeira serve para fazer diversas receitas, até mesmo pão e pizza. É a maneira mais segura de desenformar tortas e aqueles bolos de massas delicadas e leves, que parecem desmoronar ou não podem ser virados de cabeça para baixo.

O que achou de conhecer todos esses utensílios para cozinha? Com certeza eles facilitarão bastante a sua rotina e o preparo dos alimentos. Sem falar que podem deixar sua cozinha com um aspecto incrível de profissionalismo e muito mais charmosa. Investir nessas ferramentas especiais fará toda a diferença!

Se você gostou de ler sobre esses utensílios indispensáveis para cozinha gourmet, que tal descobrir agora mesmo outro facilitador e saber qual seria o melhor tipo de cooktop para a sua cozinha?

 

Comments (2)

  1. Excelente
    Adicionar fotos

  2. Gostei das explicações sobre os utensílios para cozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This