truques culinários utilizados para fazer macarrão

A diferença entre um amador e um profissional é sua técnica e prática. Alguns truques culinários podem tornar um prato simples ainda mais delicioso ou simplificar completamente o seu processo feitura.

Cozinhar é uma arte, e, quanto mais você exercita seu paladar, mais apurado ele fica para avaliar um prato bem temperado. No entanto, reunimos algumas técnicas infalíveis que vão ajudá-lo a otimizar o seu tempo e ainda transformá-lo em um verdadeiro chef da gastronomia. Acompanhe!

1. Temperos

 

truques culinários: temperos

 

Cozinhar não é apenas adicionar sal e pimenta. A regra é obter a combinação certa de especiarias e ervas aromáticas na mistura. Se você quer testar temperos novos na comida, arrisque, isso é maravilhoso.

Contudo, é importante provar a todo instante até a receita ficar pronta, pois, ao experimentar em vários pontos durante o cozimento, você aprenderá como os sabores dos ingredientes mudam e como ajustar diferentes elementos para que o tempero fique perfeito.

Vale destacar que, muitas vezes, não há apenas um sabor no mesmo prato. A mistura de ingredientes cria uma harmonia complexa de gostos. Por exemplo: alho, cebola, alho-poró, aipo, cenoura, louro, salsa e tomilho são alicerces de grande sabor. Eles amadurecem enquanto cozinham, de modo que suas notas não são nítidas, mas, sem elas, o sabor geral de uma receita fica sem graça.

2. Dicas para assar carnes

A regra de ouro para assar carnes é tirá-la da geladeira 30 minutos antes de colocá-la no forno. Deixar a carne se aproximar da temperatura ambiente faz com que ela cozinhe mais uniformemente. Depois, é importante secá-la e temperá-la.

Para o tempero, você pode fazer do seu jeito. Normalmente, usa-se sal e pimenta — e um pouco de azeite, assim, se a superfície do seu assado estiver úmida quando entrar no forno, ela não ficará marrom, porque o vapor protegerá a camada externa.

No caso das carnes vermelhas, é essencial selar toda a sua superfície em uma frigideira bem quente antes de colocá-la para assar. Esse truque culinário ajuda na caramelização e adiciona um sabor extra ao assado.

Assim que tirá-la do forno, deixe-a descansando por pelo menos 3 minutos antes de servir. As fibras musculares da carne se contraem durante o cozimento, e o repouso permite que elas relaxem, redistribuindo seu suco e resultando em um pedaço de carne mais macio.

3. Corte rápido de alimentos

Pode parecer complexo, mas é muito fácil cortar alimentos rapidamente, assim como os grandes chefs da gastronomia. Você só precisa conhecer a técnica correta. Por exemplo, quando estiver fatiando, picando ou cortando legumes, segure a faca em uma das mãos e use a outra para apoiar a comida e guiar a faca.

As articulações dos dedos manterão contato constante com a lateral da faca. Ao dobrar os dedos, estará “escondendo” suas pontas para protegê-las da lâmina. Seu polegar ficará na parte de trás do alimento para ajudar a estabilizar o produto.

Se você cozinha em casa mesmo e nunca frequentou uma aula de gastronomia, esse é um truque do qual você pode se beneficiar e ainda fazer bonito com os convidados.

4. Água de macarrão para molho

Quando você faz macarrão, salgar a água fervente vai ressaltar o sabor de dentro para fora. Uma ou duas colheres de sopa de sal para uma panela grande de água são o suficiente. Mexa até que se dissolva e, quando estiver fervendo, adicione o macarrão. Esse truque culinário vai elevar o sabor do seu prato.

Inclusive, antes de jogar fora a água usada para ferver sua massa, adicione uma xícara à panela de molho. Em seguida, adicione o macarrão. A água salgada dará ainda mais sabor ao seu prato. Como a água reservada para massas também contém amido, pode tranquilamente ser utilizada para ajustar a consistência do molho. Seus convidados vão amar, e a textura ficará incrível.

5. Conservação de bananas

Com certeza, você já deve ter comprado um cacho lindo de bananas de manhã e, no dia seguinte, elas estavam cheias de manchas marrons, não é mesmo? Embora isso não seja um grande problema, muitas pessoas acabam desperdiçando essa fruta rica em potássio por não armazená-la corretamente.

Para sua conservação, mantenha todas no próprio cacho, pois, assim, vão amadurecer mais lentamente. Além disso, ao acomodá-las em fruteiras sobre a mesa, mantenha o cacho curvado para cima. Isso evita os famosos “hematomas de repouso”, quando a parte que toca qualquer superfície deixa a casca mais fina e marrom.

O ideal é guardá-las em algum suporte, mas, se você não quer ter tanto trabalho, só o fato de não deixar a maior parte da casca sobre um prato é o suficiente para que durem mais.

Outro truque infalível é enrolar suas extremidades em papel filme. As bananas liberam gás etileno através de seus caules. Quanto mais gás é liberado, mais madura é a fruta. Com essa dica, você evita ou diminui a velocidade da fuga desse gás.

De qualquer forma, lembre-se de que quando uma banana está marrom, ela não necessariamente está ruim. Até com as cascas pretas, por mais assustadoras que pareçam, a fruta pode ser usada em sorvetes de banana. No entanto, assim que suas bananas atingirem o nível ideal de maturação, coloque-as na geladeira.

6. Mise en place

 

truques culinários: mise en plate

 

O termo em francês se traduz em “colocar no lugar” e refere-se a ter todos os seus ingredientes cortados e preparados antes de começar a cozinhar. É assim que as cozinhas dos restaurantes criam receitas com tanta rapidez e eficiência. E embora você não precise ser tão exigente em casa, é muito mais fácil seguir uma receita quando seus ingredientes estiverem organizados com antecedência.

Como você pôde ver, com dicas básicas, é possível otimizar o seu tempo na cozinha e ainda criar excelentes experiências gastronômicas por meio de receitas incríveis, utilizando elementos simples que estão sempre à mão.

Você curtiu esses truques culinários? Então, continue com a visita ao nosso blog, leia agora mesmo o post “Guia completo dos tipos de assadeira para não errar mais”, amplie seus conhecimentos sobre gastronomia e torne-se um verdadeiro chef no conforto da sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *