Tipos de pratos: sousplat

Alguns itens utilizados em nossas casas são indispensáveis no dia a dia. Entre eles estão as louças, que englobam vários tipos de pratos empregados no almoço, no jantar e nas demais refeições.

No entanto, muitas vezes temos dúvidas sobre como usar e dispor os pratos na mesa. Por exemplo, ao oferecer um jantar em sua casa, você consegue identificar a função exata de cada modelo? Será que conhece a ordem correta de colocá-los na mesa, bem como a disposição dos talheres?

Além disso, os pratos hoje já têm uma nova função e podem ser usados na decoração de sua residência. Acredite, a solução deixará a casa ainda mais sofisticada e cheia de estilo!

Neste post, você saberá como utilizar cada prato, seja ele para uma refeição, seja para a decoração. Além disso, verá dicas de etiqueta à mesa, formas de dispor os pratos e a ordem correta da posição dos talheres. Continue a leitura e confira!

Como escolher os tipos de pratos para as refeições?

Quando você for comprar pratos para a sua casa, lembre-se de que eles têm uma função específica. Saiba para qual situação cada modelo é indicado:

  • prato fundo: é utilizado para servir sopas e caldos por evitar que o líquido respingue para fora do utensílio. Para servir massas com bastante molho, o prato fundo também é o mais indicado;
  • prato raso: são os mais usados nas refeições principais. Alguns modelos se diferenciam por apresentarem a borda um pouco mais alta, evitando que os alimentos escorreguem na hora do corte;
  • prato de pão: é um modelo um pouco menor que o prato de sobremesa e é usado para servir pães nas refeições que requerem esse alimento;
  • prato para sobremesa: já está no nome, não é? É um prato um pouco menor que o raso. Vale ressaltar que os talheres acompanham as refeições e existem talheres próprios para as sobremesas, que devem ser servidas após a refeição e seguidas do famoso cafezinho.

Vale ressaltar que as refeições com molhos e cremes podem ser servidas separadamente, geralmente em molheiras ou em cumbucas próprias para isso.

Como funcionam as regras de etiqueta na hora de usar os pratos?

Saber como funcionam as regras de etiqueta é importante para os momentos em que você recebe as pessoas em sua casa, como em um jantar para amigos. Assim, nada como fazer tudo do jeitinho certo e usar seu belo jogo de jantar adequadamente.

Ao montar a mesa, comece colocando os elementos no centro do local onde cada pessoa sentará. O sousplat será o primeiro item posicionado, por cima ficará o prato raso e, sobre este, o modelo fundo. Se houver pão na refeição, ele deverá ser servido em um prato especial (à parte).

Em relação aos talheres, o correto é colocá-los ao lado direito do prato, de fora para dentro, na seguinte ordem: colher de sopa, faca para a entrada e faca para a refeição principal. Do lado esquerdo serão colocados os guardanapos, o garfo para a entrada e o garfo para a refeição principal.

Uma forma de indicar que você terminou a refeição é colocar os talheres sobre o prato de forma paralela, com as bases viradas para baixo. A faca deve sempre ficar à direita do garfo.

No final da refeição, após a sobremesa e o cafezinho, coloque o guardanapo de pano ao lado direito do prato sem, no entanto, dobrá-lo — trata-se de uma forma de indicar que ele já foi utilizado.

Você sabe qual é a função do sousplat?

O sousplat tem a função de evitar que o espaço ocupado por um convidado fique vazio na troca do cardápio. Ou seja, ele preenche a área que fica na mesa enquanto a pessoa espera pelo próximo prato que faz parte do menu.

Assim, é um item que cumpre uma das principais regras de etiqueta: nunca deixar a mesa vazia ou desguarnecida durante as trocas de pratos que ocorrem ao longo da refeição.

Como decorar as paredes com pratos?

Decorar as paredes com pratos é um hábito antigo, da época de nossos avós. Você se lembra? Hoje, essa técnica de decoração está de volta, virou tendência e tem sido muito utilizada pelos designers. A ideia se popularizou por conta do lado afetivo que envolve essa prática.

Decorar sua parede com pratos de porcelana antigos que contam um pouquinho da história de sua família, não é uma ótima ideia? Além disso, torna o espaço lindo e aconchegante. As peças devem ficar dispostas de forma harmônica e apresentar características que tenham a ver com a decoração de sua casa.

Na verdade, ter ao nosso alcance e visualizar objetos que contam a história da nossa família é sempre bom porque remete aos tempos antigos. Além disso, a porcelana não fica esquecida no armário.

Dependendo do estilo do lar e de sua preferência, vale a pena decorar a parede com pratos, tanto para remeter àquela atmosfera da casa da vovó, quanto para adequar o espaço à tendência minimalista — aquela que valoriza a funcionalidade e o conceito “menos é mais”!

Você pode reunir estilos diferentes ou agrupar peças iguais para decorar determinado espaço. Tudo dependerá do estilo de decoração de sua casa e de seu gosto. Os pratos nas paredes podem ser utilizados na decoração da cozinha, da sala e até dos quartos.

A maneira de pendurar os pratos pode ser o diferencial na sua decoração e você consegue distribuí-los de várias formas. Confira algumas opções de arranjos:

  • fazer prateleiras e manter os itens apoiados;
  • usar as peças na parede, em ordem aleatória;
  • colocar os pratos como uma miscelânea de referências, com vários modelos e cores;
  • criar molduras e montar quadrinhos para apoiar os pratos.

E então, o que você achou deste post sobre os tipos de pratos e como utilizá-los na decoração de sua casa? Excelente ideia como opção de décor, não é? A tendência chegou com tudo e certamente enriquecerá seu projeto, deixando-o personalizado.

Gostou deste artigo sobre pratos? Continue, então, com a visita no blog e aproveite para conhecer a nossa variedade de pratos e itens para casa. Acesse o nosso site e se surpreenda!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This