tipos de copos para vinhos

Nada melhor do que receber os amigos em casa. Organizar uma noite da pizza, um dia de jogos ou mesmo curtir um filme na companhia daqueles que amamos é sinônimo de felicidade e prazer. Para tudo ficar ainda mais perfeito, nada melhor do que ter comidas e bebidas para acompanhar. E você sabia que para cada bebida, há tipos de copos específicos?

Mas por que eles são diferentes e como saber qual modelo usar? Para te ajudar na hora de escolher o copo ou taça ideal para servir os seus convidados, preparamos esta superlista explicando o que é cada um e qual o seu uso ideal.

Confira nossas dicas e tire o melhor proveito de cada bebida!

Por que usar um copo diferente para cada bebida?

No mercado há uma grande variedade de copos e taças, e cada uma conta com suas particularidades que garantem que o sabor, aroma e intensidade da bebida possam ser sentidas em sua plenitude. Até mesmo o formato e tamanho de cada recipiente influenciam no resultado final.

Inclusive, o tipo de material usado na fabricação influencia na liberação das características olfativas de cada bebida. Enquanto os de vidro são mais resistentes, as de cristal são mais leves e sonoras e, como contam com chumbo em sua composição, são mais porosas. Isso porque as moléculas da bebida se dividem ao baterem contra a parede da taça, liberando assim toda a sua intensidade.

Quais os tipos de copos toda casa deve ter?

Agora que você já sabe porque cada copo tem um modelo diferente, veja a seguir os tipos de copos e taças específicos para apreciar cada bebida.

1. Americano

O mais popular dos copos é o Americano, que tem capacidade para 190 ml. Ele é usado para os mais diversos fins pela sua praticidade, acomodando cafés, sucos, refrigerantes, cerveja, entre outros. Apesar do nome, a produção é brasileira; é um orgulho nacional e seu tamanho garante que a bebida quente ou gelada esteja na temperatura ideal até o último gole.

2. Lager

De formato alto e cilíndrico, esse copo foi desenvolvido para se tomar cervejas que do tipo Lager, justamente pela sua forma que facilita a produção de espuma, garantindo a manutenção da temperatura e do gás por mais tempo. Ele tem capacidade para 250 ml ou 350 ml de cerveja.

3. Pokal

Também desenvolvido exclusivamente para cervejas, tem formato que facilita se ver o líquido e seu estreitamento da borda auxilia na retenção dos aromas, os enviando diretamente para o seu nariz. É considerado ideal para se tomar os mais variados tipos de cerveja, sejam elas claras ou escuras.

4. Weizen

Também dentro da linha de cervejas há o copo tipo Weisen, que foi desenvolvido para se apreciar cervejas feitas à base de trigo. Como comporta até 500 ml da bebida, permite que todo o conteúdo de uma garrafa seja colocado no copo ao mesmo tempo, para a cerveja ser apreciada aos poucos. Sua boca, que se estreita, garante uma melhor formação de espuma, o que também ajuda a manter a temperatura ideal e o gás da bebida por mais tempo.

5. Canecas

Há variados modelos de canecas que são usadas preferencialmente para servir chopes. Bastante conhecidas nas festas alemãs — em que são chamadas de Mugs — ou inglesas, são usadas principalmente pelo seu tamanho, formato e tradição, já que foram os primeiros tipos de recipiente de vidros para servir cervejas. Suas alças ajudam a não esquentar o líquido interno com o calor das mãos.

6. Whisky

Desenvolvido para servir preferencialmente whisky, o copo é baixo e tem boca larga para permitir que sejam acomodadas várias pedras de gelo. Ele também costuma ser usado para outras bebidas, como caipirinhas e sakeirinhas, e ainda o drink Negron, que é feito com Gim, Campari, Vermute e rodelas de laranja.

7. Suco

O copo de suco considerado ideal comporta aproximadamente 300ml de bebida e é mais alto para permitir que sejam acrescentadas pedras de gelo. Tem formato fino e alto e foi desenvolvido para que a bebida seja degustada aos poucos.

8. Shot

Pequenos e com capacidade que varia entre 35 a 60 ml, eles foram desenvolvidos para bebidas fortes como tequila, rum, cachaça, vodca, entre outros destilados, o que facilita a ingestão em apenas um gole, o famoso shot.

9. Cachaça

Idêntico a um copo americano, mas com proporções muito menores, esse copo é ideal para apreciar uma boa cachaça e se diferencia do copo para shot apenas pelo formato e desenho. Ele comporta entre 45 e 60 ml de bebida e também permite que seja ingerido seu conteúdo com apenas um gole.

10. Água

No ramo de taças, há diversos tipos e formatos, e inclusive uma específica para água. Porém, ela tem a única função de dar mais elegância ao se consumir o líquido, já que por natureza a água não possui sabor nem odor que possa ser alterado pelo formato do copo.

11. Degustação

Já a taça Degustação foi desenvolvida de forma que permita a degustação dos mais variados tipos de vinhos. Ela tem capacidade reduzida, haste mais curta e boca estreita, que favorece a retenção dos aromas e a oxigenação da bebida. Além disso, foi desenvolvida seguindo o padrão International Standard Organization (ISO).

12. Espumante

A taça para espumante tem haste longa, que evita que a temperatura da mão esquente a bebida. Seu formato alongado e com a boca estreita permite que os aromas e as borbulhas formadas pelo gás carbônico de seu espumante dure mais tempo e garantam sua qualidade até o último gole.

13. Licor

Ao servir licores ou outras bebidas doces e espessas, prefira as taças de licor, que são de tamanho médio a pequeno, parecidas com as de degustação, mas feitas com vidro mais espesso. Com haste mais curta e boca estreita, favorecem que o líquido seja consumido aos poucos, o que garante a melhor degustação da bebida.

Listamos aqui 13 tipos de copos e taças que não podem faltar na sua confraternização. Eles são considerados ideais para cada tipo de bebida, mas nada impede que você utilize recipientes diferentes. Essa escolha pode e deve ser feita por você!

Mas se quer acertar no cardápio e proporcionar algo a mais na sua recepção aos amigos e está se perguntando onde encontrar todos esses tipos de copos, saiba que é possível comprá-los pela internet! Com a certeza que receberá produtos de primeira linha em sua casa, o destaque nessa área é a La Ville, que oferece uma infinidade de itens para seu lar, que o tornam ainda mais aconchegante.

Acesse agora mesmo o site da La Ville e confira a nossa variedade de itens, além de vários tipos de copos e taças para surpreender seus amigos. Boas compras!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This