casal em um dos tipos de casamento

A preparação de um casamento é um universo à parte. Diante de tantas opções para conhecer e tantas decisões importantes para tomar, muitas noivas podem se sentir perdidas e estressadas.

Por isso, durante esse período, as pesquisas e o caderno de anotações são os melhores amigos da noiva! Você sabia que a cerimônia tradicional na igreja não é a única opção para o grande dia? Há diversos tipos de casamento e você pode escolher o que se aproxima mais do estilo do casal.

Que tal conhecer as opções e saber como decidir entre elas? Veja as nossas dicas!

Quais são os tipos de casamento?

Cerimônia e festa no mesmo local

Para os casais que não fazem questão de um casamento tradicional na igreja, há a opção de realizar a cerimônia no mesmo local da festa. A grande vantagem desse estilo é evitar o deslocamento. Com isso, a festa pode durar mais tempo, afinal, a comemoração já começa no mesmo local, logo após o término da cerimônia.

Outro benefício é a possibilidade de concentrar a decoração e a programação no mesmo lugar. Isso facilita o trabalho da equipe de assessoria e vai gerar uma boa economia para os noivos. Além de gastar menos com os fornecedores, o casal se livrará das taxas cobradas pelas igrejas.

Realizar a cerimônia junto da festa também possibilita uma maior liberdade em relação aos horários e ao cronograma do evento. Ao casar fora da igreja, não é preciso se submeter a uma série de restrições que geralmente são aplicadas aos noivos. Tudo pode ser programado de acordo com as preferências do casal.

Casamento ao ar livre

Esse é um dos tipos de casamento mais charmosos. As cerimônias em espaços abertos são realizadas geralmente durante o dia e em lugares como praias e casas de campo. Assim, é possível contar com a beleza natural compondo a decoração.

Um evento ao ar livre expressa espontaneidade e simplicidade, quebrando com o tradicional e criando um clima mais leve e íntimo para a cerimônia. Os noivos e convidados podem, inclusive, se vestir de forma menos formal.

Se o horário escolhido for o entardecer, o casal pode esperar fotos incríveis no álbum de casamento! Como o cenário já garante muita beleza, é possível economizar bastante no orçamento da decoração. Entretanto, pode ser preciso gastar um pouco mais com outros fornecedores, como o aluguel de móveis ou o bufê.

Para que tudo saia perfeito em casamentos desse estilo, é preciso atenção para escolher um espaço com estrutura adequada e de fácil acesso à equipe e aos convidados. Além disso, se o casal pretende se casar na areia da praia, é necessário ter uma autorização da prefeitura.

Outro cuidado essencial é oferecer um cardápio leve e com variedade de drinks refrescantes, adequado ao horário e à localização da festa. Por fim, mesmo que a previsão do tempo seja favorável, é importante ter uma estrutura pronta para o caso da chuva sentir-se convidada para a cerimônia.

Mini Wedding

Nesse tipo de casamento, a principal característica é o menor número de convidados. Assim, ele foge das grandes festas tradicionais que ganharam o mundo dos casamentos nos últimos anos. Em geral, esses eventos são realizados em espaços menores e mais aconchegantes, como restaurantes, bistrôs e até no próprio jardim ou salão de festas dos noivos.

O mini wedding não é uma opção apenas para os casais que querem economizar, mas para todos que pretendem fazer um evento mais intimista. Um casamento pequeno não significa necessariamente algo simples — ele pode ser até mais luxuoso do que uma grande festa.

São muitas as vantagens desse estilo. Em um espaço menor, é mais fácil deixar tudo do gosto dos noivos. E, ao receber poucos convidados, é possível garantir que todos sejam bem acolhidos e se sintam parte da festa. Além disso, economizando com aluguel de espaço e decoração, os noivos podem investir mais na contratação de outros serviços diferenciados.

Destination Wedding

Já imaginou casar longe da sua cidade? Essa é a pegada do destination wedding. O local pode ser no mesmo estado dos noivos ou até em outro país. Há poucos anos, essa era a escolha daqueles que viviam em cidades diferentes, mas, agora, a ideia tem feito a cabeça até de casais mais tradicionais.

Esse tipo de casamento permite estender a comemoração. Quem pensa em casar na praia ou no campo pode fazer a cerimônia em uma cidade próxima e curtir um fim de semana com os convidados, por exemplo. Já seria uma prévia da lua de mel!

As ideias não se esgotam por aí. É possível proporcionar uma experiência incrível para os familiares e amigos mais próximos ao convidá-los para uma viagem de casamento. O leque de possibilidades de um destination wedding é inesgotável: os noivos podem se casar em cidades paradisíacas do México ou em castelos na Europa, por exemplo.

Para quem acha que esse tipo de casamento ultrapassa o orçamento, deve pensar bem! Com o valor que se paga por uma festa tradicional para 250 convidados, é possível fazer uma viagem com as pessoas mais íntimas. E, para facilitar a vida dos noivos, há assessorias especializadas no planejamento de casamentos à distância.

Como escolher a opção ideal?

Você viu que são muitos os tipos de casamento e pode estar se perguntando como é possível decidir entre eles. O caminho é só um: conhecer o seu perfil e o do seu noivo. O casamento ideal é aquele que mais combina com o gosto do casal!

Para os casais que têm muitos amigos e não abrem mão de uma grande comemoração, o mini wedding não é a melhor opção. Já para os amantes da natureza, fazer o casamento ao ar livre vai deixar tudo ainda mais especial. Para quem valoriza os momentos em família e ama viajar, o destination wedding seria perfeito!

Antes de decidir, converse muito com o seu noivo e com as pessoas que conhecem o casal. O casamento é o grande dia de vocês e deve ser exatamente do jeito que os dois sempre sonharam. Se a cerimônia tradicional na igreja não faz seu estilo, permita-se a liberdade de aproveitar outras possibilidades.

Considere os tipos de casamento e observe o que mais se encaixa nas necessidades e nos desejos dos dois. O importante é que participem de todo o planejamento. Assim, esse dia tem tudo para ser o mais feliz de suas vidas!

Que tal contar com a nossa ajuda na missão noiva? Assine nossa newsletter e tenha acesso a outros textos como este

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This