variados tipos de café

Existem diversos tipos de café e, independentemente dessa variedade, uma coisa é certa: quase ninguém resiste ao aroma e ao sabor de um café quentinho. Além de ajudar a despertar, ele aumenta a concentração e até melhora o humor de muitas pessoas que se consideram viciadas na bebida.

Se assim como boa parte dos brasileiros, você também ama café, este post será um prato cheio. Ou melhor: uma xícara cheia! A seguir, confira algumas opções para você saborear esse grão tão adorado. Escolha o seu preferido!

Café cortado

Muito conhecido pelos brasileiros como média — conhecido lá fora por latte ou café latte. Tradicional nas padarias, consiste no café espresso com leite vaporizado na máquina e espuma de leite por cima, tendo um pouquinho mais de leite e espuma. Sua textura é menos cremosa que o cappuccino.

Pingado

Popular nos botecos e padarias, o pingado geralmente é servido em copo americano. Sua proporção é basicamente 80% de leite quente e o complemento é uma pequena quantidade de café — coado, na maioria das vezes —, por isso o nome pingado.

Café com leite

Trata-se do café coado juntamente com leite fervido ou aquecido, na proporção de meio a meio. Também pode aparecer na versão de café espresso com leite vaporizado e uma camada bem fininha da espuma do leite.

É muito comum na mesa do café da manhã ou lanche da tarde dos brasileiros e pode ser preparado até em uma cafeteira que faça café com leite, como algumas máquinas Nespresso.

Coado

Existem alguns segredos para acertar no sabor desse queridinho dos brasileiros, não é verdade? Usar água filtrada ou mineral é um deles, uma vez que, por ser um café mais sensível, a água com cloro pode modificar sua característica.

Além disso, sua temperatura ideal é entre 94ᵒ e 96ᵒ C, quando aparecem as primeiras bolhas. Ferver demais retira o oxigênio da água e diminui a qualidade do café.

A proporção ideal é 10g de pó de café (uma colher de sopa cheia) para 100 ml de água. Para extrair melhor o café, coloque um pouco de água quente sobre o pó e só então despeje o restante aos poucos.

Café Italiano

É o café espresso no Brasil. Seu modo de preparo é que o diferencia no sabor e no aroma. Para prepará-lo, é necessário passar a água quente em alta pressão pelo pó do café moído utilizando uma máquina específica para aumentar a pressão em até 10 bar ou atmosferas. Assim, aproveita-se toda a essência do grão moído.

Bialetti

A cafeteira italiana Moka, inventada por Alfonso Bialetti em 1933, revolucionou o modo de fazer café. Também conhecida como cafeteira Bialetti, ela popularizou o espresso por toda a Itália. Mesmo não produzindo pressão suficiente para fazer o café como o das máquinas, o resultado é muito saboroso.

Confira algumas dicas para usar a Bialetti de maneira correta:

  • moagem grau médio ou grosso (o pó fino dificulta a passagem da água);
  • coloque gotas geladas de água na parte de cima — isso evita um café amargo;
  • quando a água começar a subir, retire a cafeteira do fogo.

Café com grão moído na hora

Feito dessa forma, além de mais saboroso, aproveita-se melhor as propriedades do café. Isso porque os compostos de sabor e aroma são muito voláteis, ou seja, evaporam com facilidade em temperatura ambiente.

O grão pode ser moído com moedores manuais ou cafeteiras que possuem esse recurso. Se optar pela primeira opção e não tiver muita prática, a qualidade e a consistência do café podem ser reduzidas. Por isso, as máquinas talvez sejam melhores para moer os grãos: além de poupar o seu trabalho, elas vão preparar o café logo em seguida.

Muitas pessoas consideram a “hora do café” um momento sagrado. Todo mundo conhece alguém que não consegue passar sequer um dia sem tomar uma boa xícara de café — ou várias. A verdade é que, seja pela manhã ou no final da tarde, essa bebida sempre cai bem.

Gostou de conhecer esses tipos de café? Qual deles é o seu preferido? Conte para a gente nos comentários e deixe também suas dicas para fazer um café perfeito. Vamos adorar interagir com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This