tendências de decoração para 2019 sala

Deixar a casa mais bonita e aconchegante faz toda a diferença. Um ambiente assim favorece a qualidade de vida dos moradores, valoriza o imóvel e faz com que as visitas se sintam bem. Como a área está em constante transformação, é importante estar atento às tendências de decoração para 2019.

As previsões são feitas com base no humor e nas necessidades da sociedade. Apesar de não serem regras absolutas, aproveitar essas direções podem revolucionar a decoração de um imóvel.

Se você precisa de inspiração para decorar a sua casa ou apartamento, continue lendo este texto. Selecionamos algumas das principais tendências do ano para você personalizar ambientes com muito estilo. Vamos lá?

1. Ambientes monocromáticos

Decorar um ambiente com tons monocromáticos em tons pastéis continua em alta em 2019. A opção é atemporal, confortável e elegante. É uma excelente alternativa para quem tem medo de errar na mistura de cores e também para cômodos pequenos.

A utilização das mesmas tonalidades amplia as superfícies e, consequentemente, dá a sensação de que o espaço é maior. Além disso, se torna uma excelente base neutra para destacar itens de decoração, como vasos, quadros, livros, entre outros.

2. Cor bordô e cinza flanela

Escolher a cor da parede é sempre um desafio, não é mesmo? São inúmeras possibilidades e todas parecem incríveis. Todo ano algumas cores se destacam e são definidas pelos especialistas como tendências, que podem ser aproveitadas como inspiração. Em 2019, as cores bordô e cinza flanela vão ser algumas das mais desejadas, de acordo com o Pantone Color Institute.

O tom bordô é um clássico, que deixa o visual requintado e sofisticado. Apesar de ser uma cor sóbria, ela torna o ambiente quente e acolhedor. Sendo assim, é uma boa alternativa para destacar uma das paredes do quarto do casal, por exemplo.

O cinza flanela também está na moda, mostrando que o tom não tem nada de triste ou depressivo. A cor neutra, que agora tende para tons quentes, resulta em um ambiente mais agradável.

3. Minimalismo

A decoração minimalista, estilo que prega que menos é mais, está fazendo sucesso. O objetivo é se livrar de objetos que não estão sendo aproveitados e permanecer apenas com os itens essenciais.

Limpeza e organização também são essenciais: tudo deve ter um lugar próprio e o asseio se torna ainda mais importante. Afinal, uma pequena sujeira chama muito mais atenção em um ambiente minimalista. A tendência também utiliza cores neutras, formas geométricas e móveis multifuncionais. O resultado é um ambiente arejado, organizado e prático.

4. Tijolinhos

Deixar uma parede com tijolinhos a mostra é uma forma de inserir um elemento rústico à decoração, tornando o visual mais acolhedor e simples. A bancada da cozinha ou o fechamento da pia também são locais interessantes para aproveitar os tijolinhos.

O resultado pode ser alcançado com tijolos reais ou com papéis de parede que simulem o item: o importante é ter cuidado com o acabamento e com a qualidade do material escolhido.

5. Folhas e animais

Desenhos e objetos que façam alusão a folhas e animais também estão na moda. A tendência pode estar na tapeçaria, em almofadas, em quadros ou até mesmo em texturas nas paredes. Enfim, tudo o que lembre a natureza pode ser aproveitado.

Vale lembrar que o ideal é apostar em peças sustentáveis, que não façam uso de peles de animais, por exemplo. A sustentabilidade é uma das características mais importantes de um produto atualmente e as grandes marcas já perceberam isso.

6. Verde e madeira

Por falar nisso, ter mais contato com a natureza é uma necessidade hoje em dia. Principalmente nos grandes centros urbanos, as pessoas estão sentindo falta de estar perto de elementos naturais. Uma forma de fazer essa conexão é por meio de plantas.

Além de serem lindas, elas melhoram a energia e a temperatura da casa. Tons de verde na parede também estão em alta e podem ser aproveitados para deixar ambientes mais frescos e envolventes.

Se você não sabe onde colocar os vasos de plantas, saiba que a combinação verde e madeira é atemporal. Pode colocar as plantinhas em cima de um móvel de madeira sem medo de errar. A madeira natural e a madeira escura são materiais que também vão ser muito utilizados em 2019, inclusive nas cozinhas.

7. Dourado

O dourado remete à luz do sol, à prosperidade, à riqueza. Se o objetivo é dar mais sofisticação à decoração, essa é uma ótima escolha. Ele pode estar presente em espelhos, pés de mesas e cadeiras, maçanetas, poltronas e sofás, entre outros.

8. Elementos vazados

Divisórias e cobogós vazados estão no auge. Eles são opções para quem precisa dividir um ambiente, mas não quer ou não pode construir uma parede. Além de ocuparem menos espaço e serem fáceis de instalar, os elementos contribuem para a ventilação e a iluminação natural.

Em alguns modelos, os elementos podem ser aproveitados como estantes e abrigar alguns itens de decoração. As divisórias e cobogós podem ser feitos de aço, madeira, cerâmica e vidro. Os formatos e desenhos também são diversos e podem ser facilmente encontrados no mercado. São úteis e deixam a decoração mais moderna e elegante.

9. Círculos

A estética curvilínea, que fez muito sucesso nos anos 70, voltou com tudo. A ideia está super na moda, principalmente nos móveis. Mesas ou encostos de cadeira redondos são uma maneira sútil e elegante de aproveitar a tendência. A forma geométrica também pode estar presente nas molduras de espelhos, em quadros, papéis de parede ou tapetes, por exemplo.

Conforto é a palavra que poderia resumir as tendências de decoração de 2019. Esperamos que a lista tenha ajudado você a se inspirar, mas lembre-se: sempre considere o seu gosto e estilo pessoal. Não tenha medo de adaptar o que está na moda para que os ambientes fiquem com a sua personalidade. Afinal, a casa é sua. Caso ache necessário, buque ajuda profissional.

Se quiser continuar aprendendo mais sobre o universo da decoração, sugerimos que leia nosso artigo sobre como usar cores na decoração para inovar em seu ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This