amigos brindando com um tipo de taças de espumante

Normalmente presente em festas e outros tipos de eventos que possuem um serviço um pouco mais requintado, o espumante é uma bebida suave, refrescante e que facilmente conquista quem o prova. Porém, boa parte desta experiência vem de uma boa escolha entre taças de espumante, cada uma com suas características.

Mas você sabe como essa bebida sensacional chegou à nossa mesa? O espumante foi criado no século XVIII e, na época, não fizeram muita distinção entre as possíveis taças a se utilizar com a bebida, adotando modelos comuns utilizados com outros tipos de vinhos, em formatos mais baixos, ou que acabavam permitindo que o espumante perdesse rapidamente sua temperatura ideal na mão de quem o apreciava.

Desde então, o ato de degustar esse tipo de vinho acabou passando por algumas mudanças, até que, na Inglaterra, finalmente os estudiosos acabaram chegando em um modelo ideal de taça, despertando o estudo por outros tipos de taças que também agradariam os entendedores da bebida — e agradam até hoje.

Veja a seguir algumas boas opções de taças para apreciar um bom espumante.

Taça Flûte: grande popularidade

flûte é um tipo de taça muito recomendado para servir o espumante. Seu formato, assemelhado ao de uma flauta (é daí que vem seu nome), permite que as borbulhas, presentes no espumante por conta do seu processo de fermentação, percorram lentamente um longo caminho entre o fundo da taça e o topo da bebida, conservando-as e valorizando-as.

Outro ponto bastante valorizado neste tipo de taça é a forma com quem ela coloca a bebida diretamente sobre a parte de cima da língua, fazendo com que seu sabor seja naturalmente realçado. Além disso, como há menor contato com o ar, a bebida evapora menos.

É importante que haja calma no momento de colocar o espumante na taça, já que, como essa taça possui formato cilíndrico, fino e longo, colocar a bebida de forma apressada costuma gerar bastante espuma. O ideal é despejar pouco líquido e aguardar um instante para que a espuma baixe para, em seguida, continuar até o montante desejado.

Taça Tulipa: tecnicamente, bastante recomendada

Atualmente, é um dos tipos mais utilizados por profissionais e por quem é responsável por uma boa adega. Seu formato é cônico, assemelhando-se à flor homônima, bem fechado na parte inferior, acima da haste, e mais aberto em sua borda.

taça tulipa tem por característica permitir que os aromas mais concentrados possam ser rápida e facilmente notados, privilegiando bons espumantes. Além disso, ela é alongada o suficiente para que as borbulhas (ou o perlage, como dito pelos franceses) possam desfilar lindamente pelo espumante.

Seu formato também agrada bastante, uma vez que é um pouco mais incomum diante do costume de se utilizar o tipo flûte. Além disso, outros tipos de vinhos poderão ser apreciados utilizando este mesmo tipo de taça.

Taça Borgonha: muito apreciada e de uso flexível

Este é um modelo bastante clássico, conhecido principalmente por sua utilização com diversos tipos de bebidas. A taça borgonha, também conhecida como balão, é bastante grande e mais larga na parte de baixo do que em sua borda.

Diante de seu formato aberto, o aroma do espumante é bastante valorizado, porém as borbulhas serão mal aproveitadas caso a quantidade da bebida servida seja muito grande.

Assim como a taça tulipa, este é um tipo de taça que costuma evidenciar bastante todas as características do espumante, deixando bastante claro quais são suas qualidades e, caso existam, seus defeitos.

Taça Coupe: a mais vintage entre as taças de espumante

É um dos tipos mais antigos entre as taças utilizadas para espumantes. Por trás da criação desta taça há uma lenda: seu formato teria sido produzido através do molde dos seios de Maria Antonieta, famosa rainha da França que foi sentenciada à morte durante a Revolução Francesa em 1793.

A verdade é que a taça coupe foi criada na Inglaterra, bem antes do reinado de Maria Antonieta, ainda em 1663. Seu formato extremamente baixo, de boca larga e de haste bastante fina e longa, permite o que muitos já viram em filmes ou mesmo presente em festas: uma torre de taças de champagne.

Considerando a experiência de degustação de espumantes, a taça coupe não é muito indicada, visto que nela ocorre rapidamente a perda das borbulhas, uma vez que a distância entre o fundo da taça e sua borda é muito pequena. Além disso, seu formato faz com que quem a está segurando, de forma inconsciente, posicione a mão logo abaixo do bojo, aquecendo mais rapidamente a bebida.

Mesmo que tecnicamente não seja a mais indicada para apreciação dos espumantes, é inegável que seu estilo vintage conquista facilmente.

Há algumas práticas que, independentemente do tipo de taça adotado, podem melhorar a experiência durante a degustação de seu espumante. Entre elas, a maneira de segurar a taça é uma das mais importantes, visto que quanto maior a proximidade entre a área onde se concentra a bebida e as mãos de quem a segura, maior será a perda de sua temperatura, causando rapidamente a alteração na percepção das qualidades do espumante.

Além disso, há boas maneiras para servir o espumante. Quando for colocá-lo na taça, o ideal é incliná-la, para que o líquido possa correr com suavidade em sua borda, formando menos espuma e evitando a perda de gás.

Algo que poucos sabem é que o gás carbônico, presente no espumante e em outras bebidas, necessita de superfícies que causam atrito para gerar as borbulhas. Ou seja, uma taça de vidro totalmente liso faria com que o espumante não tivesse quase nenhuma borbulha, como se tivesse perdido totalmente seu gás. Diante disso, recomenda-se optar pelas taças de cristal, material que apresenta porosidade maior do que o vidro, o que gera uma maior quantidade das lindas borbulhas que embelezam nosso espumante.

Por último, uma recomendação que certamente todos já ouviram: as taças, assim como outros copos utilizados para se servir bebidas, necessitam obrigatoriamente estar limpos e secos, sem resquícios de água, detergente ou gordura. Dessa forma, a qualidade e propriedades de seu espumante estarão garantidos para quem o degusta.

Que tal conhecer mais sobre taças de espumante e outros itens para causar boa impressão durante uma festa, um encontro entre amigos ou, ainda, algo mais íntimo? Não deixe de conferir nossa loja virtual!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This