decoração indiana para sua casa

Você conhece os principais elementos que compõem a decoração indiana? Ela apresenta muitas opções na hora de compor um ambiente com harmonia e bom gosto. A variedade de possibilidades, com uma gama enorme de elementos, é um dos seus maiores atrativos.

De fato, é um tipo de décor que virou tendência e que conta com muita beleza e exotismo, evidenciados pela presença de incensos, velas e flores nos ambientes. Esses fatores encantam muitas pessoas que buscam novas ideias de decoração.

Aqueles que buscam inspiração nesse estilo, encontram na cultura oriental — com seus principais elementos, como cores, dourados e brilhos — muita originalidade. Confira neste post alguns segredos para investir nessa decoração que tanto fascina as pessoas!

Como se inspirar na decoração indiana?

É bem fácil buscar inspiração e apostar suas fichas nessa tendência, já que não faltam filmes e séries com muitas ideias e sugestões que vão povoar sua mente e servir de inspiração para decorar a sua casa.

A título de curiosidade, o estilo indiano se tornou popular mundialmente nos anos 1960 devido ao surgimento do movimento hippie que adotou seus elementos mais marcantes, como o colorido, o uso de incensos, o exotismo, entre outros.

No entanto, a utilização das características dessa cultura — composta por riqueza de detalhes — deixou de ser modismo e passou a ser tendência, virando estilo de decoração. Hoje, é um tipo de décor amplamente utilizado e já conquistou uma gama considerável de adeptos.

Quais são as dicas para investir na decoração indiana?

Veja a seguir algumas dicas essenciais para você investir nesse estilo de decoração.

1. Aposte nas cores

Cores quentes e vibrantes estão bem presentes na decoração indiana. Opções como rosa-choque, vermelho e azul-turquesa são tonalidades características desse estilo, mas como são muito estimulantes devem ser utilizadas com cuidado.

Outros tons muito usados na Índia são os terrosos e crus. Na verdade, são os obtidos por meio das especiarias, muito comuns por lá, como a canela, o açafrão e o curry. Além disso, o dourado não pode faltar e deve se adequar à estética dos ambientes de acordo com o gosto do morador.

Quem escolhe esse tipo de decoração, deve atentar-se ao que cada ambiente exige. Por exemplo, quartos requerem tonalidades menos berrantes e pouco brilho, já que são locais de descanso e quanto menos informações transmitirem, mais tranquilos e agradáveis serão.

2. Abuse das almofadas e mantas

A decoração indiana se encaixa bem nas salas, afinal, nesses ambientes é possível utilizar muitas almofadas — elemento decorativo característico e marcante desse estilo. Elas podem ser distribuídas sobre o sofá e tapetes, compondo um ambiente agradável e harmônico.

As mantas, por sua vez, também são acessórios imprescindíveis. As coloridas, com tonalidades de vermelho e terra são perfeitas e devem estar presentes nesse tipo de decoração. São ideais para alguns ambientes, como salas e quartos, e são utilizadas para cobrir camas, poltronas, sofás e mesas. Basta usar a criatividade para tornar o ambiente bonito e com boas energias.

3. Use velas para uma atmosfera mística

O uso de velas nos remete a um ambiente místico e misterioso. Por isso, se você optar por esse estilo, substitua, em alguns momentos, a luz pelas velas. Existe uma boa variedade do tipo decorativa, bem como castiçais em prata ou bronze que são mais adequados a esse décor.

Outra forma de utilizar velas é optar por instalar as flutuantes em recipientes de vidro transparentes que podem se localizar nas esquinas dos cômodos.

4. Aposte em incensos

O cheiro de incenso nos remete rapidamente a ambientes místicos e confere um astral agradável em casa. Por isso, abuse deles, escolha aromas agradáveis e opte por porta-incensos de madeira, metal ou prata.

5. Aproveite e diversidade de enfeites indianos

Para quem não gosta de mudanças drásticas na decoração, começar com enfeites que remetam a essa cultura já pode dar um toque especial no décor da casa. Existe uma grande variedade de objetos decorativos que compõem muito bem qualquer tipo de decoração, como as estátuas e os vasos.

6. Use flores

Flores enfeitam qualquer ambiente, não é mesmo? Na decoração indiana, elas não podem faltar. Vasos prateados ou dourados colocados em cantos de cômodos são ideais para compor ambientes ao estilo oriental. As flores mais indicadas para esse objetivo são as exóticas, como a flor de lótus.

7. Não esqueça do altar

Um altar dará ao espaço um ar mais misterioso e tem tudo a ver com essa decoração. Apesar de haver uma pluralidade de religiões, todos buscam o equilíbrio e um local tranquilo para recarregar as baterias. Um cantinho com imagens as quais você aprecia pode ser bem interessante, além de harmonizar com os demais espaços.

Para deixá-lo especial, utilize almofadas bem coloridas e confortáveis. Coloque também alguns objetos como vasos, flores, fotografias, entre outros.

8. Escolha móveis baixos

Uma decoração indiana tradicional utiliza móveis baixos. Essa característica dá a sensação de que o ambiente é maior. Para acompanhar esses móveis, costuma-se usar almofadas e futons e colocá-los diretos no chão. Para que não sujem é comum colocarem tablados, conhecidos como paletes, com 15 cm de altura para proteção desses objetos.

Outros móveis muito usados e típicos da cultura indiana são aqueles sem braços e sem cabeceira. Usados em quartos, eles ocupam menos espaço que os demais. Para o apoio de braços e cabeça são utilizadas almofadas de tamanhos variados.

9. Invista na madeira

A madeira é um material muito utilizado nessa tendência. Os tons são os mais claros e isso contribui para que o espaço ganhe mais amplitude. Em relação aos móveis baixos, que são muito utilizados na decoração na Índia, aqui são usados com um certo cuidado, misturando-os com móveis de tamanho convencional.

No entanto, se você quer uma decoração que siga totalmente a indiana, o ideal é utilizar as cores fortes e vibrantes, bem como os móveis baixos e outros detalhes que remetam a essa cultura oriental.

Quais são os itens utilizados na decoração indiana?

Confira alguns elementos decorativos que não podem faltar na decoração que segue esse estilo:

  • almofadas;
  • futons;
  • tapetes;
  • mantas;
  • incenso;
  • castiçais;
  • velas;
  • biombos;
  • vasos dourados;
  • móveis de madeira, entre outros.

Como você conferiu neste post, é possível seguir a decoração indiana, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar exageros. O ideal é mesclar alguns elementos que remetam à cultura indiana e que isso agregue valor e beleza ao décor de sua casa.

Gostou deste post? O que achou desse tipo de decoração? Bem exótica, não é mesmo? Compartilhe, então, este texto com seus amigos nas suas redes sociais!

Comments (1)

  1. Amei!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This