pessoas comemorando jantar em família

Sem dúvidas, fazer um jantar em família é uma das maiores alegrias da vida. Esse é um momento para colocar o papo em dia, compartilhar sonhos e, claro, viver algumas boas horas de descontração. Concorda? Mas para que tudo saia nos conformes e seus convidados possam ser recepcionados com o carinho e atenção que merecem, um bom planejamento é necessário.

Por exemplo, você sabia que é preciso conferir se há pratos e talheres em bom estado e quantidade suficiente para todos? Sendo assim, para auxiliar na organização, preparamos um passo a passo com tudo que é necessário para uma recepção incrível. É só continuar a leitura e descobrir todas as dicas!

Passo 1: Decida o objetivo do jantar

O primeiro passo é decidir qual é o objetivo do jantar. Quanto a isso, há diversas alternativas, tais como: festejar um aniversário, celebrar um noivado ou casamento, comemorar uma conquista profissional ou simplesmente fazer uma reunião para conversar e brindar à vida.

Saber claramente qual é o intuito desse encontro é importante para tomar todas as outras decisões. Afinal, cada ocasião pede um tipo de cardápio, um estilo de decoração e até um determinado grupo de convidados. Dessa maneira, leve em consideração esse ponto antes de planejar todos os demais passos.

Passo 2: Prepare a lista de convidados

Agora que você já sabe qual é o propósito do jantar em família, esse é o momento de preparar a lista de convidados. Aqui, para quem tem muitos parentes pode ser um tanto difícil, devido a limitação de espaço para receber todos. Então, a dica é levar em consideração o objetivo da reunião.

Se é uma comemoração de um aniversário, as pessoas mais próximas, como os pais e irmãos não devem faltar. Agora, para uma celebração profissional, vale convidar as pessoas que contribuíram para a conquista, como tios, primos, etc. Porém, ao selecionar os convidados, leve sempre em consideração o conforto para recebê-los. Casa cheia, onde não há lugar para todos sentarem, não é legal.

Por fim, escreva em um papel os nomes, isso ajuda a visualizar a quantidade e não esquecer de ninguém.

Passo 3: Faça os convites com antecedência

Decidida a lista, é hora de começar a fazer os convites. O ideal é que sejam feitos, minimamente, com duas semanas de antecedência para que os convidados possam se programar. Como é um jantar em família, o que pressupõe intimidade, não é necessário formalidade.

Então, é possível telefonar e informar sobre o evento, ou ainda enviar uma mensagem pelas redes sociais. Uma ideia é criar um grupo para que todos possam conversar e depois compartilhar as fotos.

Passo 4: Escolha o menu para servir

Chegamos ao passo literalmente gostoso do jantar em família: a definição do menu. Existem boas opções que deixarão a todos satisfeitos. Entretanto, mais uma vez, é válido considerar o objetivo do evento. Para algo mais formal, como o noivado e casamento, é válido selecionar pratos mais sofisticados, como carnes e peixes nobres.

Contudo, para um encontro despojado, apostar em finger food — as comidas servidas em pequenas porções, para comer em pé mesmo — combina muito bem com o clima. E ainda, é educado levar em consideração as restrições alimentares de algumas pessoas. Por isso, verifique a necessidade de pratos veganos ou sem glúten, por exemplo.

Passo 5: Verifique as louças e talheres do lar

Esse passo é extremamente importante e não poderá ser esquecido de forma alguma. Até porque, imagine os convidados chegarem e não ter louças e talheres para todos? Seria absolutamente desagradável.

Portanto, verifique com antecedência a quantidade que possui e também as condições das peças. Caso seja necessário, é hora de investir em um novo aparelho de jantar, conjunto de copos e taças e talheres de boa qualidade. Lembre-se, esses são utensílios com boa durabilidade, ou seja, serão usados em vários jantares.

Passo 6: Elabore uma bela decoração

Elaborar uma bela decoração demonstra cuidado e carinho com convidados, pois, quem não gosta de ser recebido em um ambiente bonito, não é mesmo? Por conta disso, é recomendável pensar em algo que não atrapalhe o acesso às comidas e bebidas, não polua o ambiente ou dificulte a circulação.

Para acertar em cheio, aposte nas flores. Elas são charmosas, elegantes e deixam qualquer lugar com boa energia. Assim, escolha vasos bonitos e distribua várias delas pela casa e na mesa principal. Mais uma alternativa é usar velas, elas trazem um toque mais intimista e elegante.

Passo 7: Prepare os quitutes

Neste passo, chegamos ao dia do jantar em família ou um dia antes, dependendo das escolhas. Aqui, há pelo menos duas alternativas: os próprios anfitriões fazerem as comidas ou contratar um serviço especializado.

Ambas são boas ideias e serão certeza de sucesso. Para a primeira, ou seja, quem gosta de cozinhar, é necessário fazer as compras dos ingredientes e começar os preparos com antecedência. Dessa forma, na hora do jantar os quitutes estarão prontos.

Já a segunda alternativa é a mais prática e com boas opções, como: comprar só a comida, escolher um buffet que prepara tudo e também serve a todos. Atualmente, há a possibilidade de contratar um serviço de chef em casa, no qual o profissional vai até o lar preparar as refeições.

Independentemente de qual seja a escolha, o fundamental é ficar de olho nas quantidades, que devem atender a todos satisfatoriamente.

Passo 8: Divirta-se no jantar em família

Esse é o passo mais fácil, não é? Pelo menos deveria, mas muita gente passa o jantar em família com receio de que algo possa dar errado e não aproveita a companhia de pessoas especiais. Sendo assim, o primordial é relaxar, lembre-se que houve um planejamento prévio e tudo dará certo.

Além disso, você estará entre pessoas próximas e queridas, não há motivos para apreensões. Busque conversar um pouco com todos, faça com que se sintam à vontade e, principalmente, divirta-se muito!

Planejar um jantar em família não é algo extremamente trabalhoso, o fundamental é ter atenção aos detalhes e resolver tudo com paciência. Para tudo correr às mil maravilhas, tenha um bloquinho e caneta ou app de celular para anotar cada passo. Desse modo, nada será esquecido e você acompanhará a evolução do seu planejamento.

Por fim, para não ficar nenhuma dúvida, confira agora mesmo todos os segredos para acertar na escolha do aparelho de jantar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This