limpeza para organizar a casa

Quem sai para trabalhar todo dia pode ter dificuldade de manter o lar arrumado. A bagunça que se forma é muito ruim para o aspecto do ambiente e para o desenvolvimento de todas as tarefas que precisam ser realizadas durante a semana. Assim, organizar a casa passa é essencial, visto que passa a impressão de limpeza, aconchego e valoriza a decoração.

Para ajudar na correria do dia a dia, vamos dar dicas simples para você melhorar a organização da casa, deixando-a sempre arrumada e facilitando a hora da faxina. Confira!

Arrume a cama todo dia

Essa é uma tarefa que não leva mais do que cinco minutos e faz uma boa diferença no ambiente. Arrume a cama todos os dias para que o quarto não fica com aspecto de bagunçado e da mais ânimo de olhar para ele.

Além disso, vai destacar a roupa de cama escolhida e a decoração do quarto. Afinal, não adianta nada eleger peças bonitas para o quarto e a cama estar sempre desarrumada. Gaste alguns minutos com essa simples atividade e mantenha o ambiente mais organizado.

Outro truque fácil para deixar o cômodo em melhor ordem é manter as portas dos armários sempre fechadas. Além de não obstruírem o caminho, escondem a bagunça do guarda-roupas.

Não acumule louça suja

Um dos pesadelos de toda família é a louça suja que nunca acaba e tende a acumular em quantidades enormes. Para não perder tempo lavando pias abarrotadas de peças, evite deixar muitos itens para serem limpos de uma só vez.

Procure higienizar tudo imediatamente após sujar, e, enquanto cozinha o almoço ou o jantar, vá lavando imediatamente os utensílios que não serão mais utilizados. Assim, após a refeição sobrarão só os pratos, talheres e algumas travessas.

A louça na pia também deixa um aspecto de bagunça e sujeira, mesmo que o resto da cozinha esteja todo limpo e arrumado. Isso porque um copo de água é lavado em segundos, mas quando muitos itens se juntam, você pode perder até uma hora com essa tarefa.

Facilite a hora da faxina

O momento de limpar a casa pode ser mais fácil se você deixar todos os materiais necessários à mão. Monte kits de limpeza com os itens básicos para cada cômodo ou tarefa, ou seja, deixe junto todos os produtos do banheiro, de limpar o chão da casa e de lavar roupa, por exemplo.

Dessa forma, quando chegar a hora de realizar uma dessas tarefas, você encontra o kit apropriado mais facilmente e começa o serviço mais rápido. Esse cuidado fará com que você evite perder tempo procurando o produto certo e não correrá mais o risco de interromper o processo no meio porque esqueceu algum produto indispensável para aquele ambiente.

Não acumule bagunça

Evite deixar que a bagunça se acumule. Esse mau hábito fará com que você gaste horas e horas só para organizar a situação. Com tudo sempre no lugar, as únicas tarefas para se preocupar serão manutenção e limpeza.

Coloque a organização na sua rotina: veja sempre a correspondência, responda o que precisar, pague as contas e depois armazene o que for necessário. Ao fim de cada dia, guarde tudo que está fora do lugar para que não continue desorganizado no dia seguinte.

Coloque as roupas sujas imediatamente no cesto destinado para elas e guarde no armário as peças que serão usadas novamente. Os sapatos devem ir para a sapateira e os itens sujos para a área de serviço.

Deixe os itens mais utilizados com acesso fácil

Tudo o que você usa no dia a dia deve ficar guardado em um local de acesso fácil. Desse modo, as roupas mais utilizadas devem ser armazenadas em local de destaque no guarda-roupas e os utensílios de cozinha necessários diariamente devem estar na parte da frente do armário, por exemplo. É interessante manter esse critério para outros itens.

As chaves, a carteira e a bolsa usadas todos os dias devem ter um local próprio para você depositá-los toda vez que chega em casa. Esse lugar deve ser escolhido de acordo com os hábitos da família.

Se ninguém pendura as chaves no chaveiro que está na parede e joga em cima da mesa, talvez a melhor opção não seja esse modelo de porta-chaves, mas uma caixinha que fique sobre a mesa.

Se os celulares precisam ser carregados todos os dias, os carregadores precisam ter em um local fixo que seja à mão, ou ficarão sempre jogados em um lugar qualquer.

O livro que está sendo lido no momento, pode ficar em cima do criado-mudo ou de uma mesa, contando que fique ajeitado. Desse modo, todos os objetos muito utilizados devem receber um local “oficial” bem fáceis de alcançar.

Use acessórios para organizar a casa

Organizadores são essenciais para um ambiente arrumado. As bijuterias, por exemplo, para não ficarem jogadas, devem receber um local adequado para serem armazenadas, de preferência um porta jóias com divisórias para facilitar na hora do uso.

Na cozinha, as facas devem ter um local correto para serem guardadas sempre afiadas, o que não atrasa o processo de cozimento. As frutas devem ter uma fruteira para não ficarem em qualquer lugar.

Outro item que facilita a organização da cozinha é um bom escorredor de louça, visto que você pode deixar alguns itens secando com o tempo sem que fique um aspecto de bagunça.

As garrafas de vinho e até de outras bebidas devem ser armazenadas corretamente em uma adega, pois além de melhor conservadas, não ficam em qualquer canto até serem consumidas. Os acessórios para vinho também podem ficar em uma bela caixa e completar a decoração.

No quarto, ajude a manter tudo organizado com um mancebo para as bolsas, mochilas e as roupas que ainda serão utilizadas. Sapateiras também são muito úteis, porque nem todo guarda-roupa tem espaço suficiente para os sapatos, que acabam ficando espalhados pelos cantos.

Seguindo alguns passos é possível facilitar vida e deixar a arrumação mais fácil. Não esqueça da principal dica para organizar a casa: nunca acumule tarefas demais ou muita bagunça de uma vez. Assim, seu imóvel ficará ainda mais aconchegante. E você? Tem algum truque para deixar o ambiente mais funcional? Comente aqui embaixo e divida com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This