como fazer Bolo Red Velvet

Uns dizem que essa receita nasceu no Norte dos EUA, outros afirmam que surgiu no Sul. Controvérsias à parte, o mais importante é que esse bolo de textura macia caiu nas graças dos brasileiros. Se você quer aprender como fazer bolo Red Velvet (ou veludo vermelho, em português), veio ao lugar certo!

Pegue a sua xícara de café e continue acompanhando este post para conferir o passo a passo de como preparar esse delicioso bolo, respeitando todas as características da receita tradicional. Vamos lá?

Saiba como fazer bolo Red Velvet

Ingredientes da massa:

  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio;
  • 4 colheres de sopa rasas de chocolate em pó;
  • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
  • 1 xícara de buttermilk — 1 xícara de leite com 1 colher de sopa de limão e deixe descansar por 10 minutos;
  • 1 colher de sopa de corante alimentar vermelho ou quanto mais desejar.

Ingredientes do recheio e cobertura:

  • 450g de cream cheese;
  • 12 colheres de sopa de manteiga;
  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha.

Ingredientes da calda para umedecer o bolo:

  • 1 copo de água;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
  • 1 colher de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

Comece colocando o cream cheese na batedeira e batendo até ficar cremoso. Acrescente a manteiga, seguida do açúcar e finalize com o extrato de baunilha, sempre esperando os novos itens serem incorporados à mistura. Leve à geladeira para firmar.

Unte com óleo e enfarinhe duas formas iguais de 23 cm — de preferência, antiaderentes. Preaqueça o forno a 180 graus e separe as duas formas.

Misture em uma tigela todos os ingredientes secos (menos o açúcar). Em seguida, reserve.

Na batedeira, junte a manteiga com o açúcar até dobrar o volume. Adicione os ovos e bata por 4 minutos. Feito isso, junte o buttermilk.

Desligue a batedeira e acrescente os ingredientes reservados, finalizando com 1 colher de sopa de corante vermelho.

Asse no forno, dividindo a massa nas duas formas untadas. O tempo é de aproximadamente 35 minutos.

Em seguida, espere a massa esfriar, desenforme, molhe a parte inferior com calda que já foi cozida até levantar fervura.

Recheie e cubra a massa com o cream chesee.

Entenda a importância do recheio de cream cheese

O recheio de cream cheese é o que torna o Red Velvet um bolo com sabor inigualável, uma vez que esse ingrediente cumpre o papel de equilibrar os sabores, compondo uma sobremesa de paladar suave e nada enjoativa.

Além do sabor, o creme branco de cream cheese abaunilhado se destaca entre as camadas vermelhas do bolo, deixando-o ainda mais belo — e a gente sabe que a estética conta muito no universo da gastronomia, não é verdade?

Incremente a receita tradicional

A receita tradicional já fica incrível, agora imagina incrementá-la com ingredientes igualmente deliciosos? Essa é nossa proposta! Veja a seguir nossas sugestões:

Com cacau

Para acrescentar o toque de cacau à receita básica, basta adicionar além do chocolate em pó, mais 4 colheres de sopa de cacau. Outra opção é substituir o achocolatado pelo cacau em toda a receita.

Com frutas vermelhas

Para multiplicar o já maravilhoso sabor do Red Velvet original, experimente finalizar o acabamento do bolo com um mix de frutas vermelhas que podem ser: morango, amora e framboesa. Fica irresistível!

Com chocolate branco

Aqui, uma das camadas de recheio será de ganache de chocolate branco, feita com o derretimento prévio de 300g de chocolate branco misturado com 155g de creme de leite, até obter uma textura homogênea. Para enfeitar, adicione raspas de chocolate branco à cobertura que poderá ser de cream cheese ou de chocolate branco. A escolha é sua!

Agora que você já aprendeu como fazer bolo Red Velvet, assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro de nossas novidades!

Comments (3)

  1. Adorei a receita mto bem explicada

  2. Muito bom artigo obrigado me ajudou muito Abraços

  3. Fiz esta receita hoje e fiz questão de vir parabeniza los pois é muito boa foi um sucesso total . Perfeita nada a acrescentar . Obrigada 😃🙏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This