casal com seus utensílios para cozinha

Escolher utensílios para cozinha costuma levar tempo. Afinal, com tantas opções, dá vontade de levar uma de cada. Avaliar a qualidade, verificar a real necessidade e encontrar um design que combine com a decoração da sua cozinha pode parecer difícil.

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de facilitar esse momento para você. Confira:

Preze pela qualidade

Fazer uma compra e ter que repor os produtos com pouco tempo de uso devido à má qualidade é frustrante. Portanto, pesquise bem antes de comprar. Informe-se sobre marcas, modelos, resistência e durabilidade dos itens.

Mesmo que o preço seja um pouco maior, vale a pena investir na qualidade.

Pense na sua rotina

Muitas vezes, ficamos tentados a comprar itens que achamos bonitos, mas que não necessariamente terão utilidade no dia a dia. Não caia no conto do “mas eu posso precisar…”, porque, se for pensar assim, você vai comprar tudo e acumular objetos que talvez nem sejam utilizados.

E lembre-se: o que é indispensável para os outros pode não ser útil para você. Para resolver esse problema, pense na sua rotina e observe o que realmente precisa ter na sua cozinha.

Se você adora um churrasco com amigos, ter uma petisqueira e facas de qualidade é muito importante. Se curte um bom vinho, inclua na lista os acessórios ideais para servir a bebida: taças, tampão, abridor saca-rolhas e corta gotas.

Reflita sobre o seu dia a dia antes de fazer a lista de compras.

Invista no básico

Ter o item que você precisa na hora certa otimiza o seu tempo e dá praticidade ao seu cotidiano. Os itens básicos não podem faltar na sua cozinha, como:

  • espátulas;
  • facas;
  • panelas;
  • tigelas;
  • e tábua de carnes

É claro que copos, pratos e talheres também devem estar na lista. Outra dica é ter uma boa garrafa de café. Ela deve manter a bebida quentinha e saborosa.

Personalize a compra de acordo com o seu gosto.

Se deseja preparar receitas e bolos, inclua formas e batedeira. Se gosta de servir aperitivos, tenha minicopos para servir as doses de bebida. Mas, se prefere fazer uma boa salada para garantir uma refeição saudável, acrescente travessa, pegador, saladeira e secador de salada.

Para mexer os ingredientes na panela ou na frigideira que são revestidas de teflon, use utensílios com a ponta de silicone. Além de não fazer mal à saúde, eles evitam danos ao objeto e conservam o fundo da panela.

Tenha medidores. Mesmo que a receita cite xícara, colher e copo, cada objeto desse tem tamanho diferente. Então, para não perder nenhuma receita, tenha medidores com os tamanhos padrões. Você pode encontrá-los em materiais como inox ou plástico.

Aproveite os conjuntos

Quando for escolher conjuntos, não pense apenas no número de moradores (afinal, você vai receber visitas, e não é legal servir a mesa com itens diferentes).Quando for comprar os conjuntos, verifique a quantidade de peças que o kit possui. O ideal seria ter opções para as mais variadas situações.

Entre as opções de conjuntos básicos estão:

  • pratos de jantar, recipiente para sobremesa e xícaras;
  • faqueiro com talheres para o jantar e para a sobremesa;
  • copos altos e baixos ou que incluam taças.

Na hora de selecionar os itens para servir a mesa, lembre-se de fazer uma combinação harmoniosa entre eles. Um pouco de bom gosto é capaz de criar um design elegante e diferenciado.

Um jogo de facas também é importante, pois há um tipo específico para cada necessidade. Por exemplo:

  • a faca de talhar serve para cortar fatias finas de aves e carnes assadas;
  • a de 8 centímetros é utilizada para descascar legumes e picar vegetais;
  • a serrilhada, para cortar pães e bolos.

Tenha uma pedra polidora ou afiador de metal para quando precisar amolar.

Uma dica para a faca durar é escolher modelos em que o cabo vá do começo ao final, evitando que ele solte. E, para que o fio dure por mais tempo, escolha uma tábua de corte de qualidade. Para isso, opte por tábuas feitas de bambu. Elas são mais higiênicas e não acumulam bactérias como as de madeira.

Tenha diferentes tipos de panelas

As panelas são fundamentais para a cozinha. Ter modelos, tamanhos e materiais diferentes facilita a preparação dos alimentos. Uma boa dica é optar por um conjunto de panelas, em que todas seguem o mesmo padrão estético. Ao escolher, atente-se aos materiais. Veja os tipos mais comuns.

Panela de alumínio

A principal vantagem da panela de alumínio é o manuseio. Ela é básica e leve, facilitando a rotina de quem está na cozinha. Possui preço acessível e uma diversidade de modelos.

Panela de barro

Indicadas para o preparo de caldos, sopas, peixadas e moquecas, as panelas de barro mantém o alimento quente por mais tempo. Também possuem um visual mais rústico e caseiro.

Panela de aço inox

Esse tipo de panela possui ótima distribuição do calor, aquecendo os alimentos com rapidez. É ideal para fazer molhos, caldos, refogados e cozidos.

Panela de cerâmica

A panela de cerâmica costuma chamar atenção pelo design e pela beleza das cores disponíveis, mas o seu grande diferencial é a resistência. Não risca e pode ser levada do fogão para a mesa sem danificar a estrutura.

Panela de vidro

Ideal para cozinhar arroz, tem design clean e são fáceis de limpar. Outra vantagem do vidro temperado é que ele não armazena o cheiro dos alimentos.

Experimente itens extras

Alguns itens podem ser considerados supérfluos, mas dão mais comodidade a quem for cozinhar. É o caso do misturador (mixer) e dos grills. O misturador acelera etapas da preparação, já o grill garante rapidez e produz uma alimentação mais saudável, pois não usa óleo. Sua comida estará grelhada, sequinha e saudável em poucos minutos.

Apesar de já ter mencionado os medidores neste post, se você gosta de seguir receitas ao pé da letra, invista em uma balança eletrônica.

Ela é mais prática porque mede com exatidão a quantidade necessária, e muitas vezes as receitas já indicam as medidas em gramas. E, devido à sua precisão, evita o desperdício de alimentos. Funciona à pilha e vai fazer toda a diferença na hora de preparar um prato especial.

Organizar a sua casa da forma que sempre sonhou é muito prazeroso, não é mesmo? Seguindo as nossas recomendações, ao adquirir utensílios para a cozinha, você ficará mais tranquilo na hora de cozinhar e terá prazer em convidar amigos e familiares para almoçar ou jantar.

Gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter e continue acompanhando conteúdos como este. Selecionamos as melhores opções para o seu lar!

Comments (1)

  1. Gostei muito das sugestões. 👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This