Regras de etiqueta à mesa: o que é permitido e o que é proibido?

Você conhece as regras de etiqueta à mesa? Sabia que aprender a usá-las pode fazer toda diferença em determinadas ocasiões? Portar-se bem à mesa em um almoço ou jantar impõe uma presença mais elegante e respeitável, principalmente em ocasiões mais formais.

No entanto, suas regras podem ser utilizadas em qualquer situação, visto que fazem parte da boa educação — apesar de algumas situações serem bastante informais e não necessitarem o uso de uma “etiqueta mais rígida” e comportamentos sofisticados. Mas, é sempre bom termos bons conhecimentos sobre ela — afinal, existem momentos que precisamos, sim, fazer bonito e demonstrar que temos boas maneiras e traquejo social.

Sendo assim, neste artigo, listaremos algumas regrinhas mais comuns sobre etiqueta. Acompanhe!

Conheça as diferenças entre os estilos americano e europeu

Existem dois estilos predominantes de etiqueta à mesa: o americano e o europeu. São duas formas tradicionais das pessoas se portarem à mesa em ocasiões de almoços e jantares formais.

Apesar de ser vista por muitos como algo já ultrapassado, ela se mantém firme e forte e faz parte da boa educação. Por isso, é muito importante que saibamos as regras mais frequentes e usuais de nos portarmos à mesa. Confira os dois estilos!

Etiqueta à mesa: estilo americano

O estilo americano de se portar à mesa é mais simples e moderno, quando comparado ao europeu. Para começar, o estilo americano diz que na hora de levar a refeição à boca, o uso do garfo deve ser na mão direita, enquanto a faca descansa na borda esquerda do prato com as serras viradas para dentro.

No momento em que a faca for usada haverá uma troca, o garfo será utilizado com a mão esquerda e corta-se o alimento com a faca na mão direita. Após isso, volta-se a descansar a faca no canto superior e o garfo retorna para a mão direita. Nesse estilo, não se usa a faca como suporte para colocar a comida sobre o garfo.

Etiqueta à mesa: estilo europeu

Esse estilo é visto como o mais tradicional e formal. Sua maior diferença em relação ao americano é o emprego do garfo na mão esquerda e da faca na mão direita durante o período que durar a refeição. Os dentes do garfo devem permanecer sempre voltados para baixo — a não ser que o tipo de alimento não permita tal posição.

Uma grande diferença em relação ao estilo americano é que o europeu não permite o auxílio da faca para colocar a comida no garfo. Ao descansar os talhares nesse estilo, usa-se colocar o garfo do lado esquerdo e a faca do direito.

Saiba quais são as principais regras de etiqueta à mesa

Qualquer que seja o estilo escolhido de etiqueta à mesa, algumas regras são consideradas universais e devem ser seguidas em ocasiões formais. Confira!

Talheres

O uso dos talheres, talvez seja o que mais possua regras, a começar por nunca gesticular com eles nas mãos. Ao falar, posicione-os apoiados no prato e, aí sim, poderá gesticular.

Você já deve ter ouvido falar, que em uma situação em que a refeição é servida com muitos talheres enfileirados ao lado do prato, recomenda-se que se comece a usá-los de fora para dentro. Saiba que essa regra está correta e deve ser aplicada como manda a boa etiqueta.

Os talheres, que foram utilizados durante a refeição, jamais devem voltar à posição inicial e sim se manterem apoiados no prato. Já, aqueles que não foram utilizados, devem permanecer na posição original, intocados.

Para sinalizar ao garçom que você já está satisfeito, posicione os talheres lado a lado dentro do prato.

Taças e copos

De acordo com a etiqueta à mesa, os copos e as taças devem se posicionar acima e à direita do prato. Devem obedecer uma sequência que é a seguinte: água (que deve ficar mais acima que as demais), vinho tinto e vinho branco (taça menor). Se houver, ainda, o vinho espumante, ele deverá ser servido em uma taça fininha e se posicionar entre a de vinho tinto e a de vinho branco.

Pratos

Os pratos devem ser colocados da seguinte forma: o sousplat por baixo, acima dele o prato de jantar e, por último, o de entrada. Acima e à esquerda pode ser colocado um prato de sobremesa para degustar o pão e no seu interior, uma faca pequena para manteiga.

Veja outras regras de etiqueta à mesa:

  • use o guardanapo de tecido sobre o colo dobrado ao meio se for de tamanho grande e aberto se for pequeno, use-o sempre antes de beber algo e para manter a boca limpa;
  • nunca use o jogo americano sobre a toalha de mesa, afinal a função de proteger a mesa de alimentos quentes é do sousplat;
  • não utilize copos em jantares formais, use somente taças para servir água, suco ou refrigerante;
  • evite fazer ruídos ao comer, principalmente ao tomar sopa, beber qualquer líquido e com os talheres no prato;
  • massas e lasanhas devem ser cortadas com o garfo, bem como espaguetes e talharins enrolados a ele antes de levá-los à boca;
  • corte os alimentos à medida que for comendo;
  • para tomar uma sopa, leve a colher à boca lateralmente, inclinando-se um pouco para a frente, evitando se sujar;
  • para comer folhas faça trouxinhas, não as corte com a faca;
  • ao comer azeitonas retire o caroço da boca discretamente, cubra a boca com uma das mãos e retire com a ponta do garfo;
  • dê pequenas garfadas, o que vai contribuir para que você não fique muito tempo mastigando e possa conversar durante a refeição;
  • mantenha sempre a postura ereta na cadeira, mesmo que você já esteja sentado por muito tempo.

Se você souber essas regras de etiqueta à mesa, simples de serem lembradas, os eventos formais se tornarão bem mais fáceis de serem encarados. Afinal, nunca se sabe quando poderá surgir uma situação dessas pela frente, não é mesmo?

Gostou deste post sobre regras de etiqueta? Continue, então, conosco e visite nosso site, você vai amar! São muitos produtos à sua disposição!

Comments (3)

  1. Amei. Só não entendi se os copos tem uma direção para ser usados, assim como os talheres tem.

  2. Excelente texto. Parabéns Laville.

  3. Excelente site. Adorei todo o conteudo. Continue sempre assim. Abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This