definindo o melhor mês para casar

Planejar o casamento é um momento único e maravilhoso. Afinal, todos os detalhes devem ser pensados para ser perfeitos no grande dia, já que essa ocasião ficará guardada na memória para sempre!

Uma das primeiras decisões que o casal deve tomar é a data da cerimônia. E para fazer a escolha certa, é importante saber qual é o melhor mês para casar. Descubra o que levar em consideração nessa hora!

O que deve ser analisado para essa escolha?

Para saber qual o mês ideal, é preciso pensar em algumas variáveis importantes. Isso porque cada cerimônia tem características que podem impactar na escolha da data certa para o grande dia. Conheça algumas delas:

Simbolismo

Muitos casais pensam em casar em determinado mês porque ele tem um significado importante. São diversos os exemplos:

  • aniversário de namoro, do primeiro beijo ou do dia em que o casal se conheceu;
  • data de algum padroeiro ou santo de devoção;
  • data semelhante a de que alguém da família também casou.

Orçamento

Se o casal tem um orçamento mais apertado, deve ser considerar a possibilidade de realizar a cerimônia em meses que sejam menos concorridos. Quando ocorrem menos celebrações, alguns fornecedores costumam oferecer descontos interessantes (alguns chegam a superar os 50%).

Os meses mais concorridos são maio (mês das noivas), janeiro e setembro.

Feriados

Aqueles que têm parentes e amigos distantes devem optar por meses com feriados prolongados. Assim, há maior liberdade para que eles possam se programar para realizar viagens longas.

O mesmo vale para casais que terão pouco tempo para a lua de mel por conta do trabalho. É possível aproveitar o feriado e fazer passeios!

Tipo de cerimônia

Outra questão a ser considerada é o tipo de celebração que será realizada. Se a ideia é fazer uma cerimônia ao ar livre, é preciso descobrir os meses nos quais há menor incidência de chuva na região.

O mesmo vale para aqueles que pretendem casar no final de tarde. Nesses casos, é interessante marcar o grande dia para a época de horário de verão, na qual há uma maior duração do período vespertino.

Prioridades do casamento

Se, por exemplo, a noiva sempre sonhou em casar com um vestido mais aberto (como os tomara-que-caia), é importante escolher meses mais quentes. O inverso também vale: se o desejo é utilizar um modelo de mangas longas, pode-se optar pela cerimônia no inverno.

Como é a cerimônia a cada estação?

É importante saber também como são as celebrações em cada estação para definir quais os meses ideais para o seu casório.

No verão, as cerimônias realizadas ao ar livre podem ser incômodas em regiões nas quais há calor excessivo ou períodos chuvosos.

Na primavera as características são semelhantes, mas há mais flores e folhas, o que facilita um pouco. Nas duas estações há predominância no uso de cores leves e frescas na decoração.

No outono e no inverno, cerimônias ao ar livre podem não contar com dias ensolarados, mas terão um clima mais ameno, o que facilita para aqueles que se casarão no período diurno.

Em ambas as estações há um ar mais sóbrio e rústico, permitindo uma harmonização com esse estilo de decoração. Tons quentes e profundos são bem-vindos.

Afinal, qual é o melhor mês para casar?

A escolha sobre qual é o melhor mês para casar está relacionada com as preferências do casal para a cerimônia. Considerando os pontos que abordamos aqui, vocês conseguirão definir qual é o melhor mês para o tipo de celebração que desejam!

Decidiram a data? Então é hora de anunciar para todos quando será o dia do casamento de vocês! Inspire-se com ideias incríveis para esse momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This