tábua de corte

Peça fundamental em qualquer cozinha, a tábua de corte é um item que merece atenção, seja para cortar o churrasco do final de semana ou os legumes do dia a dia. Contudo, se não houver a higienização necessária, elas podem passar de queridinhas a verdadeiras vilãs.

Cada modelo de tábua precisa de um método de limpeza diferente e, para isso, é preciso levar em consideração o tipo de material usado em sua fabricação. Enquanto as de madeira são as mais suscetíveis à contaminação por microrganismos, as de vidro têm limpeza fácil, mas tiram rapidamente o fio das facas.

Para auxiliar você nessa escolha, preparamos este artigo que fala dos prós e contras de cada material e o que você deve considerar ao escolher a sua tábua de corte perfeita quando for cozinhar. Confira e tome a melhor decisão!

Tábua de madeira

A mais comum no mercado é a tábua em madeira e, dependendo do tipo de material usado, o preço pode ser mais acessível. Porém, quanto mais barato, mais mole será a madeira e, assim, mais marcada pela faca ela ficará. E é aí que está o grande perigo: é nessas ranhuras que se alojam as bactérias e microrganismos, e se não houver a higienização necessária, você e sua família podem correr risco de contaminação.

Caso você optar pelas tábuas de corte de madeira, escolha aquelas feitas com material mais denso e resistente, como cedro, muiracatiara, teca, mogno africano e eucalipto. Elas ficam menos marcadas e terão vida útil maior.

De todo modo, é natural que a faca deixe marcas na madeira e, por isso, esse tipo de tábua merece atenção especial quanto à higienização. Dessa forma, o ideal é usar uma solução com cloro ou água sanitária durante sua limpeza, imergindo o utensílio nessa mistura por alguns minutos. Após isso, o aconselhado é deixar a tábua secar totalmente.

Caso você opte por um tipo de madeira mais mole, é importante substituir o item periodicamente. Afinal, a tendência é que, com o passar do tempo, ela fique cada vez mais marcada e isso dificulta sua correta limpeza.

Tábua de plástico

Mais leve e barata, a tábua de plástico se destaca por sua praticidade e beleza. Como é produzida nas mais variadas cores, você pode usar uma de cada cor para determinado alimento. Por exemplo: as vermelhas para carnes, verdes para legumes, amarelas para carnes brancas, brancas para queijos e presuntos, e assim por diante.

O material possibilita uma higienização mais fácil, mas também apresenta ranhuras das facas. E da mesma forma das tábuas de madeira, esses locais podem servir de ponto de acúmulo de bactérias se não houver a limpeza correta. O segredo é o mesmo: use a solução de cloro ou água sanitária, mas com a vantagem que sua secagem ocorre de forma muito mais rápida.

Contudo, fique atento ao material com que elas são feitas. Infelizmente ainda existem alguns modelos que usam plástico tóxico e que podem contaminar seus alimentos. Por isso, dê sempre preferência àquelas produzidas com polipropileno.

Tábua de vidro

Se sua maior preocupação é a higienização, invista na compra de uma tábua de corte de vidro. Feita em material temperado, ela tem resistência e sua limpeza é facilitada, podendo ser realizada apenas com esponja e sabão ou até mesmo na máquina de lavar louça. Além disso, há no mercado inúmeros formatos e modelos, sendo possível ainda a aplicação de um adesivo traseiro para dar um charme e sofisticação.

Porém, nem tudo são flores nesse tipo de material. O seu uso faz com que a faca perca o fio facilmente. Isso ocorre quando a lâmina passa sobre o vidro e exigirá que você tenha sempre à mão um amolador ou lima para garantir o corte sempre perfeito.

Tábua de bambu

tábua de corte de bambu

Coloque a tábua de corte em bambu na sua lista de preferências. Feitas com material ecologicamente correto, elas apresentam ação bactericida natural. E com a ajuda dos avanços da tecnologia, elas ganharam popularidade e beleza e podem ser encontradas em vários formatos, espessuras e tamanhos.

O bambu tem naturalmente um agente que previne a proliferação de bactérias, além de combatê-las. Testes feitos pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) comprovaram que a função bactericida do bambu reduz em até 99,9% a ação de bactérias em um intervalo de 24 horas.

A limpeza pode ser feita usando apenas detergente neutro, espoja e água corrente. Como se trata de uma espécie de madeira, recomenda-se que seu armazenamento seja feito em local arejado e que, a cada seis meses, ela receba uma camada de óleo mineral, que dará mais brilho e longevidade à tábua.

Tábua de mármore

tábua de corte de marmore

Um item que vem ganhando cada vez mais espaço nas cozinhas é a tábua de corte em mármore. Além de dar requinte e sofisticação à sua cozinha, o mármore é de limpeza fácil e, ao contrário do vidro, não tira com tanta facilidade o fio da faca. Esse tipo de material é usado principalmente para cortar frios — como queijos e presuntos — e pode servir inclusive como bandeja para aqueles petiscos com os amigos.

Apesar da praticidade, é mais sensível e requer cuidados extras para não se quebrar. De qualquer forma, é um item a se considerar na hora de decorar sua cozinha.

Listamos até aqui cinco tipos de tábuas de corte, mostrando sua variedade e diversidade de uso. Há no mercado também alguns modelos que unem dois materiais, como a base em madeira e a superfície em mármore, que entrega no mesmo produto a beleza de um e a durabilidade do outro.

É possível ainda ter mais de um tipo de tábua de corte em sua cozinha, permitindo que você possa usar cada uma para um tipo de alimento. Lembramos que cortar a carne crua e posteriormente utilizar o mesmo utensílio para verduras pode causar problemas. Afinal, alimentos crus podem contaminar outros tipos de comida mais facilmente.

Na loja virtual da La Ville você encontra diversos tipos e modelos de tábuas de corte que entregarão exatamente aquilo que você precisa para a sua cozinha. Acesse agora mesmo o nosso site e escolha o melhor modelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *