praticidade na cozinha: prateleiras separando os utensílios

Praticidade na cozinha! Isso é o que toda mulher deseja para otimizar seu tempo. Com a vida muito corrida é fundamental que as coisas do seu dia a dia estejam bem planejadas e organizadas, pois essas duas palavrinhas vão fazer grande diferença na sua rotina.

Vamos dar dicas maravilhosas do que “ter” e “fazer” para que tudo se realize com funcionalidade e seu dia não seja tumultuado. Vamos explicar cada uma, mas para que todo o processo tenha um resultado positivo é necessário adquirir eletrodomésticos e utensílios que são indispensáveis no cotidiano.

Quer ter uma rotina menos estressante? Então, continue lendo e verá que muitos detalhes vão fazer a diferença na sua vida.

1. Otimize seu tempo na cozinha

Planejar é o primeiro passo para que suas atividades aconteçam sem atropelos. É importante que este planejamento ocorra no dia anterior ou há mais tempo, pois em algumas ocasiões é necessário tomar algumas providências e é fundamental que você já tenha em mente tudo que vai cozinhar no dia seguinte, caso precise descongelar e comprar alguns alimentos que não têm em casa.

Uma prática que ajuda muito é fazer relação do que você vai fazer durante o dia e o que vai utilizar para cozinhar. Assim, não se esquece de nada e tudo acontecerá como desejado, sobrando um tempinho a mais para curtir a família e os amigos.

Agora, fique atente-se bem a esta dica: quando for cozinhar, evite deixar para guardar depois produtos e ingredientes utilizados no prato. Colocar tudo no seu devido lugar assim que terminar de usar evita que desorganização da mesa ou bancada e você otimiza seu tempo na hora de limpar!

2. Tenha uma cozinha organizada

Uma cozinha bem arrumada é um grande passo para que sua desenvoltura durante o momento de cozinhar aconteça com mais espontaneidade, mas, para que seja assim, você deve manter cada utensílio que será usado diariamente guardado no devido local.

Os objetos que costumam dar mais problemas são as tampas de panelas e de potes. A dica é ter uma vasilha só para as de potes, enquanto as tampas de panela podem ficar todas juntas em um espaço do armário. Esta dica pode ser estendida a todos os elementos de sua cozinha. Tudo deve estar em seu lugar.

Outra sugestão é organizar os acessórios e vasilhas conforme sua utilização. Utensílios usados com maior frequência devem ficar em uma parte do armário para facilitar o fluxo de uso. Já os de uso mais esporádico devem ser guardados separadamente.

 

praticidade na cozinha: porta utensílios

3. Tenha potes variados

Os potes têm grande utilidade na cozinha, e quase tudo pode ser guardado neles. Existe pote para diversos alimentos: crus, cozidos, para congelar, biscoitos etc. O pote transparente tem a praticidade de o alimento estar visível quando ocorrer a escolha. Aos que vão para o congelador é importante que sejam etiquetados por terem seu tempo de congelamento.

Congelar ou guardar os alimentos separados também ajuda muito. Ao congelar carne, frango, peixe, camarão, feijão cozido para ser temperado e outros, é interessante que sejam guardados na porção em que vão ser cozidos, pois não é saudável que os alimentos sejam descongelados e voltem ao freezer.

Para que todo o processo dê certo é importante adquirir bons equipamentos. Ter uma cozinha com diversidade de utensílios e eletrodomésticos dá uma imensa contribuição nas práticas de quem cozinha com frequência e não pode ficar desperdiçando tempo. Por isso, obter produtos de qualidade também favorece seu trabalho, vamos indicar alguns. Veja!

4. Utilize um mixer para misturas rápidas

O mixer é aquele utensílio, também, para os momentos de emergência, por exemplo, fazer lanches rápidos por causa da chegada de uma visita inesperada e nas atividades simples com sua família. A vantagem desse produto é a praticidade, pois pode ser utilizado na produção de pequenas porções e serve para liquidificar e misturar. É muito utilizado no preparo de sucos, vitaminas, cremes e outros.

5. Adote um processador

Quem deseja praticidade não quer ficar cortando cada legume separadamente, certo? Para proporcionar um alimento cru e saudável, você pode triturar vários legumes juntos, isso não é ótimo? A agilidade que o processador permite é espetacular e facilita seu dia. Ele corta, tritura, emulsifica, mistura bate etc. Enfim, podemos fazer uma diversidade de alimentos com ele: vinagrete, mousses e tantos outros.

6. Utilize panela de pressão

Esse utensílio é um dos maiores facilitadores na cozinha. Qualquer tipo de alimento pode ser feito nessa panela. Desde alimentos mais duros, como carnes, feijão e o que houver necessidade, como também, alimentos de cozimento mais rápido, como, arroz, macarrão e outras gostosuras.

Outra dica é ter dois tamanhos de panela de pressão para essas diferenciações. Um arroz que seria cozido em 15 minutos passa a ser cozido em 5 minutos. Faça assim: após a panela começar a chiar, abaixe o fogo e após 5 minutinhos desligue e espere que a pressão saia naturalmente. Ah! E pode aproveitar para fazer arroz com legumes, fica no ponto e muito nutritivo.

7. Escolha panelas de qualidade

 

praticidade na cozinha: panelas de boa qualidade

 

Você acha que as panelas têm diferença umas das outras no que se refere à qualidade? Têm sim! Umas das melhores são as panelas de aço inoxidável, porque sua confecção é feita de aço inox e alumínio. Para quem prefere dar segurança à família, essas panelas não soltam resíduos nos alimentos.

As melhores marcas têm fundo de tripla camada para acelerar o cozimento e preservar os nutrientes. Após desligar o fogo, elas conservam a temperatura dos alimentos por mais tempo e as tampas têm saída de vapor, por isso, não precisam ser retiradas enquanto estão no fogo.

Logo, para que você tenha um dia mais rentável e sobre um tempinho para se divertir com a família e amigos é necessário colocar em prática tudo o que foi planejado, bem como manter a organização de sua cozinha em dia. Esse contexto dará a você o prazer em estar na sua cozinha para produzir alimentos gostosos e saudáveis e, o melhor de tudo, sem estresse!

Gostou dessas dicas e das sugestões de produtos que podem dar maior praticidade na cozinha? Então, agora é hora de conhecê-los em detalhes e escolher os melhores para você! Acesse aqui nossa loja virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *