casa sofistica e elegante com o uso das peças de cristal

Poucos materiais são tão elegantes e sofisticados como o cristal. Por isso, uma boa ideia para criar no lar um ambiente refinado e iluminado é apostar em peças feitas com ele.

O cristal, atualmente, pode ser incluído na decoração de diversas maneiras. Não são apenas taças e copos produzidos com ele: há uma grande variedade de peças de cristal, em diferentes formatos, cores e funções.

Neste post, explicamos um pouco mais sobre como incluir peças de cristal na decoração e apresentamos algumas dicas de como cuidar delas. Acompanhe!

Lustres e luminárias

Nenhuma decoração de casa ou apartamento fica completa sem o cuidado com os lustres. Afinal, eles têm o poder de captar a atenção de quem transita pelo ambiente, principalmente quando se trata de um espaço com o pé direto alto.

E se forem lustres de cristal, o destaque é ainda maior. Não é necessário nem escolher uma peça grande e muito sofisticada: pode-se optar pelo modelo que mais combina com o restante do ambiente — com toque clássico, vintage ou moderno. Também é possível usar esse ponto focal para criar contraste com os demais itens da decoração.

Uma dica valiosa em relação aos lustres é ter atenção ao local em que serão pendurados para que não haja o risco de alguém esbarrar neles. Portanto, vale se certificar de que ele não vai ficar em um lugar de passagem. Além disso, é importante considerar a influência do vento, já que as peças de cristal são muito delicadas.

Ainda na iluminação — aspecto tão essencial de qualquer ambiente decorado — é fundamental mencionar as luminárias, importantes para criar pontos de destaque. Usar cristais é uma maneira de dar um toque de bom gosto em um cantinho da casa que talvez ainda não tenha recebido toda a atenção que merece.

Recipientes

Uma boa decoração se faz nos detalhes. Por isso, se a ideia é incluir mais peças de cristal nos ambientes, uma opção é apostar em pequenos potes para armazenar objetos. Esses delicados itens conferem um charme especial às mesas de canto ou de centro, aos criados-mudos e às estantes, e ainda cumprem uma função utilitária.

Outra possibilidade é incluir minivasos com flores frescas e delicadas no ambiente. Bombonieres e recipientes com formato interessante ou uma cor que se destaque do restante da decoração também são bem-vindos.

Para incrementar o visual dos quartos, pode-se experimentar apostar em pratos e discos de cristal para organizar joias e outros adereços usados no dia a dia. A peça pode ficar sobre a penteadeira ou mesmo na suíte. Assim, os itens do dia a dia não ficam espalhados e a decoração ganha mais esse charme.

Vasos

Os vasos de cristal são clássicos em todo ambiente com decoração sofisticada. Eles são perfeitos para receber um arranjo de flores encomendado para uma ocasião especial ou buquês que chegam em forma de presente.

E uma grande vantagem é que eles ficam bem em diferentes pontos da casa. Ao receber para um jantar, por exemplo, pode-se preparar um belo centro de mesa, com um vaso de bom tamanho. Isso deixa a recepção cheia de personalidade — e não há quem não goste de apreciar uma bela decoração com flores.

Esse tipo de peça vai bem, ainda, no hall de entrada, em mesas laterais, em aparadores e onde mais a imaginação mandar. Muito cuidado com o tamanho do vaso escolhido: é fundamental que ele fique proporcional ao local em que será colocado.

Em jantares, por exemplo, é desagradável quando as peças de decoração atrapalham o contato visual entre os convidados. Por essa mesma lógica, ao colocar um vaso em um local com poucos móveis, é importante que a peça tem tamanho suficiente, para que não fique deslocada e haja a impressão de que foi esquecida naquele lugar.

Taças

As clássicas e elegantes taças de cristal não podem faltar em um lar que preza pelo requinte. Afinal, isso faz toda a diferença ao oferecer um jantar especial e receber os amigos. Os convidados sempre notam o cuidado dos anfitriões com esse tipo de detalhe.

Por serem muito delicadas, é recomendável deixar para usar essas peças em momentos especiais e que merecem uma comemoração diferenciada. Hoje em dia, já existem taças de cristal em diferentes cores, formatos e utilidades. Então, avalie a proposta do ambiente como um todo e adquira peças que mais combinam com sua personalidade.

Ao servir bebidas em taças de cristal, vale caprichar para valorizar ainda mais o objeto. Uma opção é apostar em bandejas de prata ou organizá-las no aparador para que recebam o destaque merecido.

Cuidados com as peças de cristal

Apostar no uso de cristal ajuda a dar um toque de sofisticação à decoração, mas, para manusear peças tão delicadas, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente, separe um lugar seguro e fora do alcance de crianças para guardar as peças.

As taças e os copos podem ficar mais à mão — por exemplo, dentro do buffet. Já os jarros e outros itens devem ter um cantinho especial para serem acomodados quando não estiverem em uso.

Outro ponto importante é manter as peças sempre bem limpas. Afinal, de nada adianta investir em boas taças se elas não estiverem completamente brilhantes. Então, procure limpá-las com água morna e detergente neutro. E é necessário secá-las totalmente antes de guardar, para que não fique nenhuma mancha.

Se a ideia é investir em diferentes peças de cristal, preze sempre pelo equilíbrio. Procure distribuir os objetos em pontos estratégicos de acordo com o tamanho dos ambientes. Afinal, ao incluir peças em excesso em um único lugar, nada ganha destaque e relevância na decoração.

De modo geral, é possível usar peças de cristal na decoração de diversas maneiras, independentemente do estilo predominante. Então, para surpreender a todos na próxima recepção, escolha uma loja que ofereça peças de qualidade e prepare-se para deixar a casa ainda mais charmosa.

Quer aprender mais sobre decoração e as melhores formas de receber convidados? Leia o post sobre os tipos de taças para cada bebida e não erre mais nesse detalhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This