panela wok

Acertar na cozinha exige mais que talento ou prática. É preciso contar com os equipamentos e acessórios certos — o que inclui as panelas. Elas são as principais peças que vão ao fogo, grandes responsáveis pelo sabor e pela finalização dos pratos. E entre os seus diversos estilos, temos a panela wok.

De origem chinesa, ela tem se popularizado bastante pelas bandas do Ocidente. Com boas características, é essencial para garantir praticidade e muito sabor. A seguir, conheça as principais qualidades da wok e entenda como e quando usá-la!

Afinal, o que é essa panela?

Como dissemos, foi na China que surgiu um acessório arredondado capaz de muita praticidade na cozinha. Ao longo dos séculos, ele se popularizou na região e acabou dando origem à famosa panela wok.

No começo ela tinha quase um metro de diâmetro, já que as famílias eram grandes, exigindo o preparo de elevadas quantidades de uma só vez. Com o tempo, a transformação da sociedade mudou esse acessório, mas ela ainda guarda características especiais. Basicamente, a wok é uma frigideira alta, diferente dos modelos tradicionais. Seu fundo é menor, enquanto as laterais são altas e reforçadas.

Quais são as suas características e funções?

Bem diferente das opções rasas muito comuns no mercado, o formato único da panela wok aumenta a sua capacidade de cozimento. Graças ao volume que ela comporta, é possível cozinhar uma quantidade maior de alimentos de uma só vez. Além disso, ela favorece a evaporação de líquidos, mas sem que a comida queime, ajuda a saltear ingredientes e a preparar porções típicas de outros países. Por tudo isso, é um acessório completo, para todas as necessidades.

Quando vale a pena usá-la?

Embora ela possa ser utilizada na maioria dos pratos, alguns ganham um sabor especial com a ajuda desse componente. As receitas que usam vários ingredientes costumam ser as melhores pedidas — a wok é uma boa alternativa para preparar um mix de legumes com facilidade, por exemplo. Aos vegetais, dá para misturar frango e camarão, pois as carnes magras ganham um sabor especial.

Também é possível fazer risotos e refogados. Como o líquido evapora do jeito certo, o cozimento é rápido e o paladar fica muito apurado. Ainda dá para apostar em picadinhos e pratos tradicionais tailandeses, chineses e até espanhóis. A paella, por exemplo, é uma ótima ideia para ser feita nessa panela.

Cogumelos salteados e até omeletes são outras possibilidades de preparação. Até porque, como a wok é antiaderente, não é preciso se preocupar em usar muito óleo, azeite ou manteiga.

Como escolher a panela wok ideal?

panela wok frigideira

Por causa da popularização desse recipiente, não faltam opções no mercado. Dependendo do seu estilo e gostos, alguns modelos se tornam mais interessantes que os outros, então, nada é melhor do que já saber como fazer uma boa escolha, certo?

A seguir, veja algumas dicas para acertar na compra e ter as melhores preparações nessa frigideira de estilo asiático!

Verifique o material

Atualmente, há panelas feitas com diversos materiais. As de aço carbono ou ferro fundido estão entre as mais famosas e tradicionais, garantindo um bom resultado e bastante sabor aos preparos. Também há panelas feitas de cobre, enquanto as de alumínio são as versões mais modernas. Só tome cuidado para escolher uma opção resistente, que suporte diversas fontes de calor.

Além disso, fique de olho no revestimento. As antiaderentes exigem menos óleo e deixam tudo mais saudável; ao mesmo tempo, precisam de um cuidado especial na hora de usar e de lavar. Pense nisso!

Considere o tamanho

Outro ponto importante é o tamanho da panela wok. Hoje, há opções para todas as necessidades. Se você não tem muito espaço no fogão ou cooktop, uma de 28 centímetros de diâmetro já dá conta do recado. Já para aumentar a capacidade em litros, vale escolher uma com altura um pouco maior.

As de 30 e 32 centímetros têm volume ampliado, ideais para quem deseja cozinhar uma quantidade elevada. O modelo de 36 centímetros, por sua vez, é o que mais se aproxima da versão “original”: ocupa bastante espaço, mas também comporta quase 5 litros de alimentos deliciosos, o que é perfeito para quem faz jantares com amigos regularmente.

Basicamente, veja o que faz sentido para a sua família, para a sua mesa e para o seu fogão. Assim, fica mais fácil tomar a melhor decisão!

Avalie o design

O que também influencia a escolha e cria outros modelos é o design. Em primeiro lugar, veja se a panela tem duas alças ou um cabo. A versão com a dupla é ideal para mexer todos os ingredientes de uma vez, bem como para preparações pesadas. Confira ainda se ela conta com tampa: esse elemento ajuda a cozinhar os produtos no vapor, o que torna tudo especialmente saudável. Um salmão com legumes a vapor, por exemplo, garante uma refeição saborosa e nutritiva!

Por fim, não se esqueça de pensar nas cores e até no formato. Compor uma mesa bonita deixa a refeição ainda mais agradável, não é mesmo? Então, pondere se ela combina com o seu estilo e se atende às suas necessidades.

Pense na praticidade

A wok é considerada a “mãe das panelas” asiáticas, sendo um verdadeiro símbolo de praticidade e eficiência. Por isso, na hora de comprar a sua, não deixe de pensar em como você vai usá-la e se ela ajudará mesmo o seu cotidiano.

O ideal é que ela seja fácil de limpar e que possa ir para a lava-louça. Confira, também, se é preciso ter algum cuidado especial com a temperatura ou com o uso, para não se atrapalhar mais tarde. Se quiser aproveitar todas as vantagens desse item, opte por um modelo bem prático e funcional!

Por que é importante conhecer vários tipos de panelas?

panela wok e outros tipos de panela

A panela wok é apenas uma possibilidade entre tantas outras que são encontradas hoje no mercado. Conhecê-la, assim como os demais tipos, é fundamental para ter sucesso na cozinha. Pense bem: ao selecionar os produtos certos, fica fácil preparar alimentos com segurança, eficiência e muito sabor! No final, essas escolhas são determinantes para que suas refeições sejam ainda melhores.

Enfim, a panela wok é indispensável em uma boa cozinha. Com ela, você vai criar pratos mais gostosos, saudáveis e práticos — isso sem contar que ela tem um visual charmoso e especial que ajuda a compor a mesa!

Então, quer adquirir uma com bastante qualidade? Veja as nossas opções de wok e escolha a sua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *