truques de cozinha: usar garrafa para amassar a masa

Para dominar a arte de cozinhar, nada melhor que conhecer os truques de cozinha, que nada mais são do que dicas fáceis e rápidas, que funcionam para simplificar a execução de tarefas. Além de economizar tempo, você tem a certeza de que vai conquistar bons resultados. Dessa forma, nenhuma receita termina em desastre e você ainda ganha ares de chef!

Para completar, é muito importante saber como deixar toda a casa organizada — e não apenas o local onde as refeições são preparadas. Com o devido cuidado, seu lar estará sempre pronto para receber amigos e familiares. Além de tudo, é um jeito de obter conforto e bem-estar no seu dia a dia.

Quer saber quais são os truques e hacks que podem mudar a sua rotina? Continue a leitura deste post e consiga os melhores resultados!

Quais são os principais truques de cozinha?

Entre uma receita e outra, algumas dicas fazem toda a diferença. Sabe aquele segredinho que alguém tem para conseguir o tempero certo ou um sabor especial? Pois então, você também pode descobrir e adaptar seus próprios truques de cozinha.

Eles trazem novos usos para os utensílios para a cozinha e até formas inovadoras de chegar a um prato saboroso, por exemplo. Também têm tudo a ver com praticidade, economia e a garantia de que a receita vai sair como o esperado.

Não perca mais tempo! Conheça os truques de cozinha que não devem ficar de fora da sua vida.

Adicione gotas de limão na água do preparo do arroz para que ele fique soltinho

Sabe aquele arroz branquinho e solto que complementa tantos pratos brasileiros? Se parece impossível conseguir esse resultado, saiba que um truque simples já ajuda.

Após refogar o grão, adicione um pouco de água fria com gotas de limão quando já estiver quase seco. A medida é simples: 10 gotas do suco de limão para cada 2 xícaras do alimento. Esse “choque” vai auxiliar a soltar o arroz e dar um sabor especial.

Passe bicarbonato de sódio na carne para que ela fique macia

Amaciar a carne não é importante apenas para um churrasco. Na hora de preparar um medalhão ou um assado especial, também é indispensável contar com fibras macias. Um dos jeitos de conseguir isso é ao adicionar bicarbonato de sódio.

Polvilhe o produto em toda a peça e deixe que descanse por cerca de 2 horas. Isso é importante para que o item penetre no sulco da carne e amoleça as fibras. Depois, basta lavar em água corrente, temperar e cozinhar normalmente.

Bata a gema e a clara da omelete separadas para que ela fique fofa

A omelete é um prato muito saboroso e fácil de preparar, mas já pensou em deixá-la ainda mais fofa, aerada e gostosa? Um dos truques de cozinha consiste em separar a gema da clara para obter esse resultado.

Em um prato, bata as claras com ajuda de um fuê ou mesmo de um garfo. Assim que a clara ficar bem branquinha e aumentar o tamanho, bata as gemas separadamente e acrescente às claras. Após homogeneizar, adicione temperos e complementos, como tomates, ervas frescas e proteínas. Depois, é só despejar em uma frigideira com um fio de azeite para finalizar!

Use uma garrafa de vinho vazia no lugar do rolo de cozinha

Entre os utensílios, um item essencial é o rolo de massas. Ele serve para afinar as preparações e garante que as massas sejam trabalhadas corretamente. Assim, você obtém tortas, biscoitos e tantos outros pratos. Mas e se não tiver um rolo por perto?

Na falta, vale usar uma garrafa de vinho vazia. Lave bem o recipiente e seque por completo. Depois, é só usá-lo como rolo para mexer com a massa. Faça movimentos delicados para não quebrar a massa e use um pouco de farinha para deslizar melhor. Em alguns minutos, você terá o resultado desejado.

Corte tomates-cereja entre os fundos de dois pratos

O tomate-cereja é um excelente ingrediente para acrescentar em saladas, em uma omelete e até em petiscos e aperitivos. No entanto, eles trazem uma dificuldade: a necessidade de corte.

Como são pequenos, é preciso usar uma quantidade maior em receitas nas quais são o ingrediente principal. O problema é que cortar um por um demanda muito tempo — às vezes ele é deixado de lado por causa disso.

Não se preocupe, pois um truque pode ajudar! Basta colocar todos os tomates em um prato e cobrir com outra louça por cima. Segure o prato no topo e passe uma faca afiada de forma horizontal. Em questão de segundos, você terá os tomates cortados ao meio e prontos para serem usados.

Coloque plástico filme na ponta da banana para que ela dure mais tempo

Ter uma alimentação balanceada é importante, e isso inclui frutas. A banana é uma paixão nacional, mas muita gente reclama da falta de durabilidade. Para evitar o problema, um dos truques de cozinha consiste em usar o plástico filme.

Basta passar o filme em volta do talo do cacho de bananas. Isso desacelera o amadurecimento e impede que ela fique preta ou com sabor ruim. Também é um jeito de não ter que colocá-la na geladeira, o que pode alterar o sabor da fruta. Com o truque, você tem uma banana fresca e de boa qualidade por mais tempo.

Faça o bacon no micro-ondas para que ele fique crocante

Comer fatias crocantes de bacon faz toda a diferença para o sabor e para a experiência. Na hora de montar um hambúrguer artesanal, por exemplo, isso dá um toque especial. No entanto, é difícil conseguir um resultado profissional ao utilizar apenas o fogão. Para não levar mais que alguns minutos, basta usar o micro-ondas!

Forre um prato com papel-toalha, onde ficarão as fatias de bacon. Cubra tudo com outro papel e leve à potência máxima por 2 minutos. Retire e veja se já está crocante. Se precisar de mais tempo, adicione 20 segundos.

Use a boca de uma taça para cortar massas

Sabe quando você faz a massa de um ravióli e quer cortá-la, mas não sabe com o que? Ou quando decide fazer biscoitos e quer que eles fiquem redondos e certinhos? Muita gente acaba desistindo da tarefa por não ter cortadores especiais e profissionais, mas um item básico ajuda a garantir o efeito desejado: a taça.

A dica é simples: basta abrir sua massa e usar a boca da taça sobre ela para fazer o corte. Pressione levemente e gire algumas vezes para cortar. Se precisar, use uma faca fina para acertar as rebarbas e obter um resultado mais homogêneo.

Use bexigas de aniversário como moldes para chocolate

Na hora de tomar sorvete de um jeito diferente ou mesmo de fazer tacinhas especiais para aquele jantar em família, o chocolate é uma excelente alternativa, mas você sabe como criar potinhos de chocolate de um modo fácil? A resposta é simples: com bexigas de aniversário.

Esse é um dos truques mais legais da cozinha e começa com encher um balão. Não faça com que ele fique muito cheio para não atrapalhar. Em seguida, prepare uma bandeja com papel-manteiga para colocar as tacinhas.

Mergulhe a bexiga no chocolate derretido e passe um pouco do chocolate no papel para fazer um “piso”. Posicione a bexiga nessa parte e ela ficará em pé. Leve ao freezer por 15 minutos e repita o banho. Depois de mais 15 minutos no congelador, é só estourar e retirar as bexigas.

Congele legumes e frutas em sacos plásticos

Consumir produtos frescos é parte importante de uma boa alimentação. O problema é que, com a correria do dia a dia, alguns itens acabam estragando. Para evitar o desperdício, você pode congelar legumes e frutas — desde que seja do jeito certo.

Para preservar as propriedades, cozinhe os legumes no vapor e, depois, adicione-os em água fria. Quando estiverem resfriados, use sacos plásticos e tire tanto ar quanto possível.

Para as frutas, basta retirar a casca e os caroços e cortá-las da forma que serão usadas. Tire o ar dos saquinhos e guarde para quando for consumir!

Quais são os principais hacks para cozinhar?

Os hacks são formas de conseguir resultados melhores de um jeito inovador e criativo. Um hack na cozinha, portanto, tem o objetivo de tornar mais fácil a tarefa de cozinhar e de conseguir a satisfação com o que for obtido.

Até aqui você já conheceu os truques de cozinha e de preparação. Agora, é a hora de explorar os hacks de organização, disposição e utilização dos produtos nesse cômodo. Quer descobrir o que adotar no seu cotidiano? Continue a leitura e veja quais são as possibilidades mais interessantes!

Faça um organizador magnético para as facas

Ter um bom conjunto de facas ajuda a garantir o preparo dos ingredientes da maneira ideal. No entanto, há o risco de elas ficarem jogadas em uma gaveta e não serem totalmente aproveitadas.

Um jeito de resolver isso é ao adquirir um cepo, que permite que elas fiquem dispostas de forma fácil. No entanto, há uma alternativa ainda melhor: o organizador magnético. Basicamente, ele conta com uma barra com ímã que pode ser pregada na parede. As facas, então, são posicionadas no item, de modo que estejam sempre à mão. Assim, você não perde tempo procurando a lâmina certa para cada tarefa da cozinha.

Reutilize embalagens

Você já deve ter notado que o mundo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade. Diminuir o impacto no planeta é uma missão de todos, pois somente assim é possível garantir o futuro das próximas gerações. Você sabia que isso tem tudo a ver com truques de cozinha?

Ao reutilizar embalagens, você reduz a quantidade de lixo e a necessidade de comprar novos itens. Esse também é um ótimo jeito de evitar desperdícios. Uma dica consiste em cortar alguns produtos com embalagem em tudo, como o queijo. Assim, você utiliza o próprio invólucro para proteger o que restou, em vez de deixar o ingrediente exposto.

Ainda é possível reaproveitar latinhas, embalagens de vidro e caixas. Que tal usar aqueles potinhos de vidro para fazer a sua horta em casa?

Invista em prateleiras

Outro entre os truques de cozinha tem a ver com o aproveitamento e uso adequado do local. É preciso ter cuidado para que a área seja explorada ao máximo, de modo que a falta de espaço não seja um problema. Entre os hacks e truques de cozinha, uma sugestão é apostar na verticalização.

Invista em prateleiras, pois elas ajudam a organizar o espaço e podem até auxiliar a decoração, pois os itens ficam sempre à mostra e você pode usar eletroportáteis e outros objetos para criar uma composição visual única.

Para obter os melhores resultados, garanta que elas fiquem a uma altura adequada e próximas de áreas úteis, como a bancada. Assim, é possível ter total funcionalidade no ambiente.

Coloque os temperos na porta da geladeira

Armazenar os temperos corretamente é indispensável para garantir que eles estejam sempre prontos para aquela carne ou salada especial. Um dos hacks criativos consiste em posicionar os temperos na porta da geladeira — só que do lado de fora.

Basicamente, você vai precisar de um conjunto de potinhos para tempero e com tamanhos semelhantes. Depois, é só colar um ímã na tampa e colocar os potinhos na porta da geladeira.

Eles passam a funcionar como “ímãs decorativos”, além de ajudar na organização e de dar um toque de personalidade.

Use a pia como apoio para tábua de corte

Se já tiver passado pela situação, você sabe como é incômodo estar preparando um alimento e ele terminar sujando a bancada ou o chão. Muitas vezes isso significa ter que parar tudo para realizar a limpeza e evitar que as manchas se tornem permanentes. Com truques de cozinha, entretanto, é possível impedir que o problema aconteça.

Uma sugestão consiste em utilizar a pia como apoio para a tábua de corte. Basta medir essa região e adquirir um apoio que se encaixe corretamente. Com a tábua sobre a pia, qualquer ingrediente cai diretamente nesse espaço e você não corre o risco de ficar com a cozinha suja. Além do mais, a peça é móvel, então não vai atrapalhar na hora de usar a torneira, por exemplo.

Adote o sistema de etiquetas para ajudar na organização

Para manter tudo organizado, é importante contar com os potes certos para armazenar produtos. No entanto, é preciso ter um cuidado extra com a identificação de cada ingrediente. Afinal, sal, açúcar e farinha podem ser confundidos facilmente em um pote transparente. Para garantir simplicidade, o melhor é investir em etiquetas.

Há modelos prontos para comprar em lojas de materiais gráficos e também é possível fazer as suas. Se preferir, há máquinas etiquetadoras que permitem criar as classificações que você quiser.

Utilize as etiquetas em todos os mantimentos armazenados em potes e, é claro, nos temperos. Assim, dá para reconhecer os itens antes mesmo de começar a usá-los.

Como manter a cozinha limpa e organizada?

Após descobrir os hacks e os truques de cozinha, você já sabe como montar os melhores pratos e usar o espaço do jeito certo. Depois de fazer tudo isso, é comum ter que lidar com a bagunça — e não é nada agradável.

Mais do que entender como organizar a casa, é importante dar atenção especial a esse cômodo. Com tudo arrumado, é possível aproveitar ao máximo o local e suas funcionalidades. Veja algumas dicas para estabelecer (e manter) a ordem!

Lave a louça conforme os itens forem usados

Ao contrário do que parece, a organização começa com coisas simples. Não é preciso já pensar em uma faxina completa na cozinha. Na verdade, pequenos hábitos têm impactos mais positivos, e um deles tem a ver com a louça.

Em vez de esperar terminar a receita para limpar aquela pilha de tigelas, utensílios e panelas, por que não começar desde já? Assim que colocar um ingrediente para refogar, lave a faca que você usou para cortá-lo e que não será útil novamente. Tirou uma preparação do fogo? Limpe a panela!

Ao não deixar que tudo se acumule, a etapa já não é um problema tão grande e a arrumação é favorecida.

Crie espaços específicos para cada item

Para que o lar funcione da melhor maneira possível, costumamos contar com vários utensílios para a casa — e com a cozinha não é diferente. Há eletrodomésticos, eletroportáteis, itens de organização, objetos decorativos e tantas outras peças. Será que cada elemento tem um espaço certo no cômodo?

Para facilitar, o truque é determinar onde cada item deve ficar. Defina uma gaveta específica para os talheres e um armário somente para as panelas. Deixe que os aparelhos de jantar fiquem juntos, pois isso permite encontrar, com mais facilidade, o que você precisa.

No dia a dia, crie o hábito de colocar as peças de volta no local logo depois de retirá-las — assim você já mantém tudo sempre arrumado.

Deixe à mão o que for mais usado

Dividir a cozinha em setores e fazer com que cada objeto ganhe uma posição é essencial para criar o fluxo de tarefas e de organização. No entanto, o tiro pode sair pela culatra se você deixar aquela panela importante lá no fundo do armário, pois terá que tirar todas as da frente para alcançar o item desejado.

Para não cair nessa armadilha, considere a utilidade e as suas necessidades. Mantenha os temperos à vista, já que eles são usados o tempo todo. O mesmo vale para luvas térmicas, acessórios e aqueles utensílios favoritos. Se tudo estiver ao seu alcance, fica mais fácil resistir à tentação da bagunça.

Monte uma lista de tarefas para a semana

Muita gente tem dificuldade para manter a cozinha em dia porque não sabe quais atividades realizar. Para que isso não ocorra com você, monte uma lista com todas as tarefas que devem ser feitas ao longo da semana. A partir daí, priorize e defina o que tem que ser feito com mais frequência.

Depois de usar os truques de cozinha, por exemplo, é importante lavar a louça e manter tudo organizado. Essa é uma missão que tem que estar no topo da sua lista, como você viu lá no começo. Já dar aquela geral na bancada ou lavar o chão são ações que podem ser feitas uma vez por semana, assim como a limpeza da geladeira.

Avalie com cuidado quais são as necessidades e, a partir disso, elabore uma listagem com o que deve ser executado. Nada deve ser deixado de fora, e com a lista fica mais fácil não se esquecer das coisas.

Use os produtos adequados

Na parte da limpeza, é interessante contar com os produtos específicos para cada fim. Um dos truques de cozinha para limpar a geladeira e o micro-ondas é usar água com vinagre, por exemplo. No fogão, um bom desengordurante é a melhor alternativa.

Usar os produtos certos não apenas evita consequências indesejadas — como manchas —, como garante a eficiência. Diante dos ativos adequados, é fácil obter excelentes resultados.

Torne a organização elemento de decoração

Quem disse que essa etapa não tem nada a ver com estética? Um dos truques de cozinha para deixar o cômodo sempre em dia é utilizar a organização como uma das chaves para ter uma decoração bonita. Quer ver como isso é possível?

Em vez de manter a panela wok jogada em um armário, ela pode ser “exposta” ou até pendurada na parede. O mesmo vale para as facas, utensílios coloridos e até eletroportáteis. Para que o visual fique realmente agradável, a organização e a limpeza são essenciais.

Se estiver faltando espaço de armazenamento ou se você quiser dar mais personalidade para a sua cozinha, utilize os objetos para decorar o local e, ao mesmo tempo, reforce a arrumação!

Livre-se dos excessos

Outra dica para conseguir uma cozinha arrumada consiste em tomar cuidado com os excessos. Ter uma grande quantidade de itens aumenta os riscos de sofrer com a desorganização.

Para que isso não aconteça, o melhor é fazer uma limpa de tempos em tempos. Veja quais são os acessórios que você pode doar ou quais eletroportáteis podem ser vendidos ou substituídos.

Se quiser, use métodos famosos, como o da guru da organização Marie Kondo. Além de oferecer uma cara nova para a sua cozinha de forma constante, você vai diminuir o seu trabalho com a arrumação do dia a dia.

Os truques de cozinha garantem que você possa explorar o melhor desse espaço e ter muita comodidade. Ao usar esses hacks e incluir as sugestões para a organização do lar, a sua casa será ainda mais funcional e confortável.

Para preparar as refeições da maneira ideal, conheça quais são os eletrodomésticos essenciais para a cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This