organizar brunch em casa

Quer uma boa dica de como reunir seus amigos e familiares? Que tal organizar um brunch? O brunch é uma reunião informal realizada em um horário diferente do usual — ele acontece pela manhã, no período entre o café da manhã e o almoço. Pode ser preparado para diversos fins, como reunião no trabalho e comemoração de datas especiais.

O termo é inglês e surgiu da junção das duas palavras: “breakfast” e “lunch”. Ele é, na verdade, um pequeno almoço em que as pessoas podem se servir de delícias gastronômicas durante todo o evento.

O ideal é combinar com os convidados um horário próximo das 11 horas, e o melhor de tudo é que o brunch pode se prolongar pela tarde, visto que não tem hora certa de acabar, principalmente se for bem preparado.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como organizar um brunch e fazer com que ele se prolongue pela tarde. Continue a leitura e confira!

1. Horário do brunch

Como mencionamos, o brunch é uma reunião feita em um horário alternativo que começa entre 10 e 11 horas. No entanto, apesar de ter hora para começar, pode se estender pela tarde, até que o papo e as delícias servidas acabem.

2. Melhor local para o evento

Os locais que combinam com esse evento são os externos ou que tenham uma boa iluminação. Preferencialmente varandas, salões e, dependendo da ocasião, pode ser feito em restaurantes que tenham uma boa área externa, que deixam o momento mais especial.

Lembre-se de que o ambiente deve ser descontraído, sem que as pessoas fiquem o tempo todo sentadas. Crie um espaço em que todos os presentes possam conversar e circular livremente.

3. Decoração do local

Uma dica importante para que o espaço seja bem aconchegante é decorá-lo bem. Para isso, capriche na escolha das toalhas, dos pratos, copos e demais itens, deixando, dessa forma, a mesa impecável. Além disso, enfeite o ambiente com plantas para torná-lo ainda mais agradável.

4. Pratos para o brunch

O bunch tem como regra a fartura de comes e bebes. Afinal, estamos falando em um evento que ocorre pela manhã perto do almoço, ou seja, uma refeição em que as pessoas costumam ter fome e, por isso, requer um preparo especial.

Além disso, trata-se de uma reunião que requer uma boa combinação de café da manhã e almoço. Sendo assim, escolher bem os pratos é essencial para que o evento se torne ainda mais atrativo. Nossa sugestão é organizar o evento de forma que ele tenha várias etapas. Confira, então, o que não pode faltar.

Para começar, prepare a mesa de entradas, com lanches apetitosos:

  • variedades de pães;
  • torradas;
  • frios e queijos;
  • pastas e geleias;
  • bolos de vários sabores;
  • canapés.

Essa entrada é muito apreciada quando servida acompanhada de um café quentinho e feito na hora. No entanto, outras opções são bem-vindas, como sucos, chás e bebidas lácteas.

Após essa primeira parte do evento, você pode servir seus convidados com lanches mais elaborados, confira nossas sugestões:

  • panquecas;
  • waffles;
  • croissants recheados;
  • tapioca;
  • omeletes;
  • ovos benedict;
  • ovos com bacon.

Nessa etapa da reunião, os pratos podem ser servidos com bebidas alcoólicas, como espumantes, vinho branco e até cerveja pilsen. É claro que sucos frescos e água não podem faltar, para agradar a todos os gostos.

Agora é hora de servir o que chamamos de prato principal no brunch, ou seja, opções de refeições mais elaboradas, mas sem a formalidade que ocorre em um almoço. Confira:

  • saladas variadas com diversidade de folhas;
  • empadões;
  • quiches;
  • frittatas;
  • tortas salgadas, entre outros.

As bebidas alcoólicas, os sucos naturais e a água são sugestões para servir nessa etapa. Além disso, o toque doce das sobremesas não pode faltar nessa reunião. Confira algumas sugestões:

  • bolo de cenoura;
  • torta de chocolate;
  • cheesecake;
  • brigadeiros;
  • tortinha de limão;
  • quindins;
  • mousses, entre outros.

5. Roteiro para organizar brunch

Muito bem, agora você já sabe o que servir em um brunch, não é mesmo? Confira a seguir um roteiro para não errar na organização. Ele servirá como um check list. Veja!

Defina o número de convidados

Para a realização do brunch, a primeira coisa a pensar é no número de convidados, para que os comes e bebes sejam na quantidade suficiente. Pense no tipo de evento e em quem deverá ser convidado, para que não falte ninguém na lista.

Escolha o local ideal

O espaço onde ocorrerá o evento é de suma importância, não deve ser muito pequeno, mas de acordo com o número de convidados e deve permitir que todos circulem livremente.

Elabore o cardápio

Pense em pratos, de acordo com as nossas sugestões, que agradem a todos e não se esqueça das opções veganas, já que muitas pessoas optam por esse tipo de alimentação. A sobremesa é um dos pontos fortes da reunião, capriche nelas com uma boa variedade de doces.

Pense nas bebidas

Nem todos apreciam bebidas alcoólicas, por isso ofereça outras opções, como sucos, chás, águas saborizadas etc. Além disso, por começar cedo, o evento pede opções mais leves.

Escolha um bom fundo musical

Essa parte da festa é especial. Colocar um fundo musical caprichado torna o clima da reunião ainda mais especial. De acordo com o perfil dos convidados, escolha uma playlist com uma variedade de músicas que possa agradar a todos, como jazz, reggae, MPB, entre outros.

Lembre-se dos convites

Prepare os convites e peça para que os convidados confirmem presença, para que seja ainda mais fácil a organização do brunch. Com o número de convidados confirmado é possível preparar o evento sem erros de cálculo.

Como você pôde notar, organizar brunch não é algo tão complicado como parece. Basta que você siga nossas orientações, ofereça aos convidados nossas sugestões de pratos e organize o espaço da melhor forma possível para fazer com que todos se sintam confortáveis e bem recebidos.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida e gostaria de auxílio sobre como escolher e organizar da melhor forma todos os itens para os seus eventos? Então, entre em contato conosco! Teremos prazer em te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *