organização de cozinha

Garantir uma boa organização de cozinha é essencial para manter o “monstrinho da desordem” bem longe de nossa casa. É fato que espaços organizados trazem muitas vantagens, como otimização de tempo, produtividade, conforto e muito mais.

Diante disso, é fundamental que os móveis e eletrodomésticos sejam adequados para esse cômodo da residência, com tamanhos e espaços compatíveis e proporcionais. Da mesma forma, deve haver utensílios suficientes e que estejam organizados e disponíveis sempre que houver necessidade de uso.

Como a cozinha é o local onde, geralmente, a família se reúne para lanches e um delicioso cafezinho, é bom que se mantenha arrumada e aconchegante para esses momentos que não têm preço.

Neste artigo, vamos relacionar algumas sugestões de como manter sua cozinha organizada para tornar as tarefas mais simples e rápidas. Confira!

1. Descarte o que não esteja em uso

Acumular objetos é o maior inimigo da organização de cozinha, concorda? Então, o primeiro passo rumo à ordem é descartar tudo que não está sendo usado. Você verá que surgirá muito espaço para guardar outros itens nesse ambiente.

Comece pelos utensílios que não estejam mais em uso, visto que ao longo do tempo vamos adquirindo outros e, quando nos damos conta, temos muitas panelas e acessórios que só acumulam espaço. Avalie bem o que não utiliza mais e se desfaça do restante.

São panelas, potes de plástico, talheres que já foram substituídos, e você fica com receio de se desfazer. Desapegue e doe tudo.

2. Aproveite bem suas gavetas

organização de cozinha: gavetas arrumadas

Como os armários têm uma média de 3 a 5 gavetas, devemos organizar os utensílios e objetos menores para que fiquem à mão e em ordem. O ideal é que na primeira gaveta fiquem os itens de servir, como garfos, facas e todas as colheres. Adquira aqueles organizadores de talheres — são ótimos e mantêm a gaveta sempre muito bem organizada.

Na segunda gaveta, você pode organizar aqueles utensílios que utilizamos para cozinhar, como colheres, facas, mexedores, escumadeiras, raladores, peneiras, conchas e pegadores.

Reserve a terceira gaveta para panos de prato e, se houver outra gaveta, guarde suas toalhas e outros artigos, como jogos americanos e guardanapos de pano. Uma dica é utilizar organizadores ou divisores para ficar tudo bem organizado.

3. Utilize prateleiras

organização de cozinha: prateleiras

Se há pouco espaço em seus armários de cozinha, uma alternativa para guardar determinados itens são as prateleiras — elas ajudam muito na organização. Além de serem práticas, são de fácil instalação e bem baratas. Você pode escolher entre prateleira de madeira ou vidro, ambas ficam excelentes na cozinha.

Essa alternativa deve ser utilizada de forma comedida para não poluir o ambiente e evitar aquela impressão de cozinha desorganizada. Para isso, escolha locais estratégicos e exponha apenas aqueles itens que contribuam com o décor do espaço.

4. Mantenha na bancada apenas o necessário

Não esqueça que na bancada da pia o menos é mais! Apesar de ser destinada a tarefas culinárias, é comum vermos muitas pessoas utilizarem esse local para armazenar objetos e utensílios. No entanto, essa não é uma boa prática e, na verdade, atrapalha muito na hora de preparar os alimentos.

De fato, bancadas cheias de itens poluem visualmente o ambiente e acabam com o nosso espaço. O ideal é que coloquemos sobre elas o mínimo de itens, como a cafeteira e a torradeira, apenas. Outros objetos devem ser guardados em armários ou prateleiras.

5. Organize a geladeira

 geladeira organizada

Na organização da cozinha, não podemos nos esquecer da geladeira. Ela é indispensável e devemos mantê-la sempre limpa e em ordem. Confira nosso checklist de limpeza e arrumação:

  • esvazie a geladeira;
  • desfaça-se dos alimentos vencidos;
  • misture um pouco de bicarbonato com água em um pano e passe em suas prateleiras, depois passe outro pano com água e sabão neutro;
  • separe todas as verduras e frutas e as coloque na caixa localizada na parte inferior da geladeira;
  • aumente o espaço, mantendo nesse local apenas os alimentos que necessitam de refrigeração. Os demais, acondicione na despensa;
  • utilize potes transparentes para facilitar a visualização do que está sendo guardado, o que vai deixá-la mais organizada.

6. Invista em organizadores e cestos

cestos e organizadores

Seus armários ficam muito mais arrumados com organizadores e cestos. Eles contribuem para um visual mais limpo no interior dos armários e facilitam que você encontre tudo que procurar na maior tranquilidade. Aquele aspecto de tudo empilhado dentro do móvel acaba quando você opta por esses itens práticos.

Podemos encontrar diversos tipos de organizadores no mercado, como os de metal, aramados e de plástico. Podemos também improvisar arrumações dentro do armário, fazendo uso, por exemplo, de escorredores de pratos.

7. Organize seus potes

Não há nada mais complicado que manter nossos adoráveis potes bem organizados na cozinha, não é? Vira e mexe, ficamos atônitos em busca da tampa de algum deles. Mas existe, sim, uma forma de organizá-los.

Para isso, você deve manter apenas os que contam com suas respectivas tampas e descartar o resto. Para guardá-los, organize-os, encaixando-os por tamanho e coloque todas as tampas em um porta-tampas apropriado.

8. Mantenha à mão os itens mais usados na cozinha

organização de cozinha: cozinha clean

Por fim, para tornar sua cozinha ainda mais prática, mantenha os itens utilizados com frequência por perto. Itens pesados, como batedeira, liquidificador e torradeira, devem ficar em um armário inferior, para evitar quedas.

Mantenha a cafeteira sobre a bancada ou em um carrinho próximo a ela — já que um cafezinho é sempre bem-vindo em qualquer hora do dia.

Como você conferiu neste conteúdo, é possível — com algumas boas medidas — manter a organização de cozinha. Para isso, envolva todos em sua casa para esse desafio, afinal para bons resultados são necessárias a participação e colaboração da família inteira.

Gostou deste post? O que acha, então, de começar hoje mesmo a implementar essas dicas de arrumação nesse cômodo de sua casa? Não se esqueça, porém, de fazer uma visita ao nosso site e conferir os itens que disponibilizamos para nossos clientes que ajudarão bastante a tornar sua cozinha mais prática e bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *