preparo em uma cozinha light

As pessoas, hoje, têm buscado, cada vez mais, uma vida mais saudável. Seja por meio de hábitos saudáveis, como parar de fumar, beber socialmente, diminuir o ritmo de trabalho, optar por viver em cidades menos poluídas e mais tranquilas; seja por meio de exercícios físicos e uma alimentação saudável, a verdade é que estamos nos conscientizando cada dia mais da importância de nos cuidarmos melhor.

Está interessada em uma vida mais saudável? Neste post, você conhecerá opções para adotar uma cozinha light na sua casa. Além disso, ao final, confira uma receita light que selecionamos para você.

Quais são os utensílios necessários para uma cozinha light?

Veja alguns utensílios que a auxiliarão no preparo de comidas mais saudáveis para seu dia dia. Continue a leitura e confira!

Tachos e panelas antiaderentes

As panelas e tachos teflon (ou antiaderentes) dispensam o uso de gorduras e óleo para preparar os alimentos. Eles ficam muito bem cozidos, conservados em seu sabor e muito mais saudáveis, com menos calorias.

Grelhas

Para fazer carnes e outros alimentos sem gorduras, nada melhor que grelhá-los. Dessa forma, consegue-se alimentos saborosos e com menos calorias. É bem simples: aqueça o alimento em fogo alto, coloque-o na grelha e deixe-o dourar dos dois lados.

Alumínio

A dica aqui é: abuse da folha de alumínio para levar alimentos ao forno! Faça carnes, vegetais e peixes e envolva-os em papel alumínio. Além de serem muito saudáveis, os sabores dos ingredientes da sua receita serão conservados sem necessidade de gorduras extras.

Como levar um dia a dia mais light?

Legumes cozidos no vapor

A melhor opção na hora de preparar legumes é o cozimento no vapor. Dessa maneira, eles não precisam ser imersos em água e não cozinham totalmente, perdendo seus nutrientes. Preparando-os no vapor, você terá um alimento saudável e menos calórico, mas sua textura poderá ser mais resistente. Se quiser mais macio, terá de esperar um tempo maior de cozimento. Acrescente azeite e sal para temperar.

Iogurte natural

Uma alternativa muito saudável é substituir maionese e molhos pré-preparados ou industrializados — para servir na salada ou como acompanhamento para peixes e carnes — por iogurte natural. Você pode acrescentar ervas e usar a imaginação. Essa substituição é sinônimo de muito sabor e zero culpa!

Temperos

Ter uma alimentação mais light não significa comer alimentos sem graça, sem gosto e ruins. Para isso, utilize ervas aromáticas, alho, gengibre, chili, vinagre, cebolas, mostarda e limão na sua cozinha light. Assim, você intensifica sabor nas suas receitas sem precisar adicionar calorias extras. Experimente! A comida ficará muito mais saborosa.

Sementes e nozes

Além de muito saudável, as nozes ou sementes têm o poder de transformar simples pratos de saladas, massas e outras receitas em verdadeiros pratos ao estilo de chefs de cozinha. Experimente torrar um pouco as sementes ou nozes antes de adicioná-las ao alimento. O resultado é um sabor inigualável!

Por onde começar?

Confira, a seguir, uma receita relativamente simples e muito saudável para começar a colocar as mãos na massa — literalmente!

Macarrão de abobrinha com pesto de espinafre

Ingredientes pra servir 2 pessoas:

  • 150 g de abobrinha;
  • 2 dentes de alho ou alho poró;
  • 2 xícaras de chá de espinafre;
  • 1 colher de sopa de requeijão de búfala;
  • ½ de xícara de amêndoas trituradas;
  • ¼ de xícara de azeite;
  • sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer:

Utilize a parte mais grossa do ralador para ralar a abobrinha. Cozinhe-a no vapor, tomando o cuidado de não deixá-la muito mole. Ela deverá ficar “al dente”. Reserve.

Cozinhe o espinafre e refogue-o no alho ou no alho poró, usando um fio de azeite.

Misture o espinafre refogado e os outros ingredientes e bata no liquidificador até formar um creme.

Em um prato, monte o espaguete em forma de ninho e despeje o molho de espinafre no meio.

Agora que você já sabe como deixar sua cozinha light com nossas dicas, assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo por e-mail. Vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This