casal decidindo lista de convidados de casamento

“Quem devo convidar para o grande dia? Essa é uma questão que atormenta, e muito, as noivas. Ao mesmo tempo que não dá para deixar ninguém de fora, também não é possível sair convidando todo mundo. Afinal, quanto mais convidados, maiores são os gastos.

Com o intuito de resolver esse dilema que faz qualquer noiva perder noites de sono, reunimos algumas dicas essenciais para quem vai organizar a lista de convidados de casamento. Continue a leitura e tire de vez esse peso das costas!

Defina o orçamento

O primeiro passo para superar esse desafio é estabelecer um orçamento. Defina quanto vocês podem gastar com o buffet e tenha em mente que o número de convidados é diretamente proporcional ao valor total que a empresa cobrará pelas bebidas, petiscos, doces e afins.

Como o cálculo é feito por pessoa, é preciso ter na ponta do lápis o número de convidados. Por isso, pare de postegar essa etapa para que você possa avançar para as próximas tarefas da sua lista.

Convide apenas pessoas queridas

Não caia no erro de chamar ninguém por obrigação. O casamento é um momento especial para o casal e devem participar da cerimônia e da festa apenas aqueles que, de fato, fazem parte da vida de vocês.

Sabe aquele conhecido que cobrou um convite, mas nunca esteve em uma festa de aniversário e nem participou da história de vocês? Pois então, não faz o menor sentido convidá-lo, mesmo que seja da família.

Além do mais, tente separar a vida profissional da pessoal. Na prática, isso quer dizer que se o único laço que você mantém com o potencial convidado é o trabalho, essa pessoa também pode ser descartada da lista. Chame apenas aqueles que vocês gostam de verdade para participar dessa noite mágica.

Estabeleça um limite de pessoas

Outra forma eficiente de organizar a lista de convidados de casamento é definir um número máximo de pessoas. Para isso, é preciso saber a capacidade máxima do local escolhido — até por que você não quer que o ambiente fique sobrecarregado, certo?

Ao definir um limite, fica mais fácil determinar quem é ou não essencial no evento. Já trabalhe o seu psicológico, compreendendo que realmente será necessário excluir alguns convidados.

Elimine os acompanhantes

Se for o caso, vale a pena pensar na possibilidade de excluir os acompanhantes dos convidados. No convite, em vez de escrever para fulano e família, por exemplo, coloque apenas o nome do casal. Assim, ficará evidente que o convite foi direcionado apenas para aquelas pessoas.

Uma boa ideia é conversar com os amigos e parentes, deixando claro a sua intenção. Como são pessoas próximas, certamente eles vão entender a situação. Essa simples ação vai ajudar você a manter um controle maior sobre o numero de convidados.

Não há dúvidas de que essa é uma tarefa complicada, mas com jogo de cintura e um pouquinho de objetividade é possível contornar a situação. A opinião alheia não importa nesse momento. Você e seu amor devem chegar em um consenso e convidar apenas as pessoas realmente próximas.

Agora que você já sabe como organizar a lista de convidados do casamento, que tal conferir algumas dicas para a lua de mel? Gostou da ideia? Então, veja nosso post para planejar uma viagem dos sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This