ações de uma governanta mostrando o que faz uma governanta

Você sabe o que faz uma governanta? Não se deixe enganar pela imagem do cinema! Se foi o tempo em que essa profissional era requisitada apenas em mansões e palácios, já que sua contratação também acontece em lares da vida real e em muitos hotéis, spas e retiros.

Confira abaixo os principais pontos que você precisa conhecer para entender como funciona o trabalho de uma governanta!

O que faz uma governanta no dia a dia de uma residência?

A governanta, ou gerente de governança, administra todos os serviços de limpeza e organização de uma casa ou estabelecimento de hospedagem. Ela também coordena as atividades de outros funcionários — camareiras, motoristas, jardineiros, faxineiros, zeladores e até cozinheiros — quando seu trabalho é exercido em residências.

A profissional cuida do planejamento e da supervisão das tarefas da equipe de colaboradores do local, incluindo partes burocráticas, como compras para abastecer dispensas e estoques. Além disso, auxilia na preparação da casa para a realização de jantares e encontros de amigos.

Quais os benefícios de contratar essa profissional?

Ao contratar uma governanta você delega a função de administrar a limpeza e a organização da casa. Não será necessário se preocupar com a supervisão dos colaboradores e com todos os detalhes. Assim, sobrará mais tempo para outras atividades e até para o lazer.

Além disso, as tarefas serão geridas de maneira profissional por alguém que tem experiência no ramo. Isso garante que sua residência seja bem-cuidada.

Em caso de hotéis, spas e etc. os benefícios são ainda maiores, pois, com tantos quartos e hóspedes, é preciso ter uma pessoa para gerir cada setor. A governanta vai coordenar a limpeza e a organização, conferindo o que falta em cada ambiente e o que é preciso ser feito.

Qual é a diferença entre governanta e empregada doméstica?

Você deve estar se perguntando se não dá no mesmo contratar uma empregada ou uma governanta, certo? Acontece que as responsabilidades são bem diferentes.

Quando a casa é pequena e tem apenas um funcionário, ele costuma gerenciar e fazer as atividades de limpeza e organização, acumulando ambas as funções. Mas em casas grandes e com diversos colaboradores ou em espaços de hospedagem, é a governanta que cumpre o papel de liderar e coordenar essas tarefas.

Como é a carreira de uma governanta?

A formação desejada geralmente é o ensino médio completo. Com exceção, alguns hotéis exigem curso superior de hotelaria. Há também cursos técnicos de governança hoteleira.

Muitas governantas iniciam a carreira em outras funções, como camareira, faxineira ou empregada doméstica. Dessa forma, ganham experiência em limpeza e organização de uma casa ou hotel, criando uma base para assumir mais responsabilidades.

Algumas qualidades são bastante apreciadas nessa profissão: organização é fundamental, assim como muita atenção aos detalhes, proatividade, disciplina e dedicação.

Como é o processo seletivo para contratar uma governanta?

As exigências para preencher uma vaga de governanta devem depender do nível de responsabilidade e dificuldade em exercer o cargo naquele local. Por exemplo: o tamanho da casa ou estabelecimento e a quantidade de funcionários que farão parte da equipe que a profissional vai coordenar determinam a necessidade de mais ou menos experiência no ramo.

Primeiro, é necessário verificar, por meio do currículo, se a candidata tem conhecimento sobre o trabalho de limpeza e organização para poder gerenciar todas as atividades. Depois, é bom checar na entrevista se ela tem as qualidades descritas no tópico acima e, no caso de uma equipe grande para administrar, é fundamental que a pessoa consiga exercer liderança.

Agora que você já entende o que faz uma governanta e conhece melhor essa profissão pode avaliar se ela se encaixa no planejamento da sua casa ou negócio. Você já utilizou os serviços dessa profissional ou pensou em contratar? Divida conosco nos comentários como foi a sua experiência!

Comments (1)

  1. Como conseguir uma profissional com esses requisitos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This