para entender o que é sousplat, uma mesa posta com a elegância que deixa o sousplat

A apresentação desperta os sentidos! Para isso, criamos este artigo para explicar a você o que é sousplat e como usá-lo para tornar sua mesa encantadora.

Nas próximas linhas, vamos mostrar qual a função desse acessório na montagem da mesa e na decoração. Você conhecerá, também, a diversidade de sousplat e o momento adequado de fazer corretamente o uso em diferentes eventos, como jantares formais, mesas de café da manhã e outras ocasiões finas.

Continue lendo para obter informações que vão deixar a decoração de sua mesa mais funcional e elegante!

Saiba o que é sousplat

O sousplat é originário da França e sua pronúncia é “suplá”, que significa “abaixo do prato”. Ou seja, esse é o local em que ele deve ser colocado. Alguns decoradores consideram o sousplat o item ornamental mais importante de uma mesa.

Trata-se de uma peça muito útil e decorativa, que mede entre 33 a 35 centímetros, e pode ser utilizada em eventos requintados, como casamentos, jantares refinados, buffet etc. Mas, atenção! O sousplat é utilizado apenas em refeições completas, pois a etiqueta exige a presença desse elemento para que em comemorações mais sofisticadas a mesa não fique desguarnecida.

Conheça as funções do sousplat nas montagens das mesas

 

o que é sousplat: mesa posta para receber os amigos

 

Os eventos que têm um nível maior de formalidade exigem apresentações mais glamorosas, o que torna conveniente o uso do sousplat desses momentos. A posição de sua colocação requinta e embeleza todo o ambiente da mesa.

As funções do sousplat são muitas. Veja os benefícios de utilizá-lo:

  • proteger a mesa e a toalha de respingos e gastos de alimentos;
  • evitar o deslize do prato enquanto os alimentos são cortados;
  • ter um indicativo para marcar os lugares para os convidados;
  • guarnecer a mesa durante a troca de pratos;
  • dar glamour às decorações formais.

Veja a diversidade de modelos de sousplat

Existe uma infinidade de sousplat de diversas cores e modelos para diferentes ocasiões. Confira!

Sousplat para café da manhã

O café da manhã é a primeira refeição e inspira a ter um bom dia. Por mais requintada que seja a mesa do café da manhã, o uso do sousplat é proibido, pelo simples motivo de não ser uma “refeição completa”, ou seja, não tem prato de entrada, prato principal e sobremesa.

Cerâmica

O sousplat de cerâmica é charmoso e refinado. São confeccionados para a composição de mesas em eventos que exigem produtos de alto valor, pois a cerâmica proporciona um ambiente glamoroso na mesa. E conheça mais: atualmente os sousplat de cerâmicas estão sendo muito utilizados na ornamentação de paredes, em cima de móveis etc.

Inox

Os sousplat de inox refletem brilho e alguns parecem espelhados, aparência esta que proporciona charme. O uso desse acessório é mais indicado em ocasiões que podem ser utilizados talheres prateados. Fica perfeito para ser usado quando as comemorações ocorrem à noite ou durante o dia, caso o ambiente exija elegância.

Rattan

O Rattan é uma excelente sugestão caso você deseje a decoração de sua mesa com menos formalidade. Rattan é um trançado de fibra natural feito a partir de uma palmeira. É mais indicado para decorações referentes à natureza, tem o seu valor e deixa a decoração com um aspecto mais leve.

Renda

O sousplat rendado demonstra uma ornamentação mais suave. A renda é uma sugestão que pode decorar sua mesa em situações de alimentações completas, mas, apesar de parecer simples, não deve ser usada em refeições de apenas um prato. A renda pode ser de tecido ou plástico, pois esses elementos são de lavagem bem prática.

Crochê

O trabalho artesanal é muito valorizado nas decorações das casas e não tem menos importância nas ornamentações das mesas. O sousplat de crochê pode ser feito de linha ou barbante. Esses itens são utilizados em momentos mais simples, como no dia a dia em almoços informais com familiares e amigos.

O sousplat em sua mesa

 

o que é sousplat: uma mesa da tarde deixando o estilo para a delicadeza do sousplat

 

O sousplat tem uma funcionalidade muito importante na mesa, dessa forma é fundamental que você conheça as técnicas existentes para utilizá-lo. Veja:

Quando usar

Pode ser usado em pratos completos como, a entrada, o prato principal e a ­­­sobremesa, mas não esqueça que ao servir a sobremesa, o sousplat deve ser retirado.

Posicionamento correto

Observe que nesse suporte são colocados somente os pratos. Os talheres, copos ou taças são colocados sobre a mesa ou sobre o jogo americano. A posição que você deve colocar esse item na mesa é de aproximadamente 2,5 centímetros da borda.

Cuidados necessários

Quando os convidados chegarem, o sousplat já deve estar na mesa, mas caso você vá servir pratos montados, esse acessório pode ficar sozinho para marcar o local que cada pessoa vai se sentar. Se os pratos forem servidos de outra forma, eles devem estar sobre o sousplat.

Nas comemorações mais requintadas, a etiqueta ensina que o jogo americano é dispensado e que seja usado apenas o sousplat. Os alimentos, por sua vez, não devem ser colocados no sousplat, e sim nos pratos. Mas, tome cuidado! Caso você vá servir finger food ou petiscos, o sousplat deve ser retirado.

Ao decorar sua mesa escolha sousplats que tenham cores e estilos que combinem com o restante dos elementos que vão estar presentes na ornamentação.

Sousplat e os acessórios

Tendo como referencial o sousplat, para que sua mesa fique totalmente charmosa, é preciso colocar os talheres e os copos nas posições adequadas. O garfo deve ficar à esquerda do sousplat e virado para cima, do lado direito ficam a faca e a colher. A faca fica próxima ao sousplat com a parte cortante para dentro e a colher fica virada para cima à direita da faca. Você pode ter a guarnição como referencial para o posicionamento dos copos e taças, que devem ser colocados do lado direito superior.

Como pôde perceber, a compreensão do que é sousplat e todas as regras de etiqueta em relação ao seu uso é essencial para dar o refinamento desejado à sua mesa. A presença dessa singela peça, por si só, já dá certo glamour à decoração e ajuda a compor uma ornamentação fina. Sem dúvida, seus convidados ficarão admirados com o ambiente, o que melhorará ainda mais a recepção do evento.

Gostou das informações deste post? Então, fique mais um pouco conosco e confira nossas sugestões modernas de uma de sousplats. Passeie agora mesmo por nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This