exemplos de como conservar móveis de madeira

Os móveis de madeiras estão sempre em alta na decoração, e não há quem não tenha pelo menos uma peça na mobília de casa. Mas e você, sabe como conservar móveis de madeira?

De fato, mobílias com esse material requerem alguns cuidados especiais para se manterem bonitas e com aspecto de novas. A limpeza regular, além de proteger os móveis contra pragas, como o cupim, garante uma vida útil mais longa para esse mobiliário tão charmoso.

Neste post, vamos dar algumas sugestões de como manter seus móveis de madeira com uma boa aparência e bem conservados, agregando estilo e personalidade à decoração de sua casa. Continue a leitura e confira!

Fique atento à limpeza

Quem possui móveis de madeira deve ter muita atenção na escolha dos produtos para limpá-los. Produtos abrasivos podem manchar e arranhá-los, por isso não são indicados. O ideal para a limpeza da madeira é utilizar um pano limpo, pouco umedecido em uma mistura de água e detergente ou sabão neutros, depois cuide para que a mobília fique bem seca.

Limpe com regularidade, pois a tendência é que, com o tempo, acumule poeira na madeira e em seus encaixes, ficando muito difícil removê-la depois. Esse descuido deixará o móvel fosco e com aspecto escuro.

Evite utilizar os seguintes produtos: limpadores instantâneos, produtos de limpeza a base de amônia, detergentes não neutros, saponáceo, entre outros produtos abrasivos.

Evite água e umidade

A água e a umidade em excesso são vilãs no tratamento da madeira. A umidade provoca manchas e dilata o material. Por isso, na hora da limpeza evite usar água em excesso, o máximo permitido é um pano umedecido.

Outra dica para manter seus móveis de madeira livres da umidade é deixá-los, pelo menos, a três centímetros de distância da parede. Dessa forma, ocorre uma maior circulação de ar.

Use cera de abelha para conservar móveis de madeira

Os especialistas recomendam o uso da cera de abelha para proteger a madeira. A cera possibilita o preenchimento de pequenas ranhuras que surgem com o tempo nesse material e que o deixa com uma aparência envelhecida. Evite produtos de limpeza que contenham solvente na fórmula.

Evite expor seus móveis de madeira ao sol

O sol e a luminosidade em excesso incidindo sobre os móveis de madeira acabam estragando-os, deixando-os descoloridos e com aspecto de envelhecidos. Se o móvel ficar próximo à janela, cuide para instalar uma cortina que corte um pouco a claridade.

Faça manutenções frequentes

Se você tem apreço por seus móveis, e não deseja vê-los acabar rapidamente, faça manutenções regulares. Parafusos, dobradiças, entre outros itens podem ser substituídos para dar uma cara nova ao móvel e conservá-lo por mais tempo.

Evite manchas em mesas de madeira

É bem comum que mesas de madeira adquiram manchas com o tempo de uso. Isso ocorre devido ao hábito, que algumas pessoas têm, de colocarem pratos quentes sobre a mesa sem nenhuma proteção. Essas variáveis térmicas agem sobre o material provocando manchas. Tome cuidado!

Alguns móveis de madeira que temos em casa contam com um grande valor sentimental e, por isso, queremos mantê-los por mais tempo. Por outro lado, adquirir móveis novos contribui — e muito — com o estilo e a decoração dos ambientes. Daí a importância de saber conservar móveis de madeira e preservar os cuidados, como os que citamos neste artigo. Se você quiser tê-los por mais tempo é só seguir nossas sugestões.

Gostou deste post sobre conservação de móveis de madeira? Então, agora que já sabe como mantê-los bonitos, que tal conhecer alguns lindos produtos de madeira? Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This