estilos de móveis de couro

Estilo e beleza não podem faltar na decoração da sua casa, não é? Por isso, é fundamental escolher bem os móveis e elementos decorativos. O couro, por exemplo, é um material nobre que valoriza qualquer ambiente, mas nem todos conservam esses móveis como deveriam. E você, sabe como conservar móveis de couro?

Trouxemos algumas sugestões para você conservar os seus móveis de couro e garantir uma vida útil bem maior para eles. São pequenas ações que fazem uma grande diferença. Acompanhe!

Limpe os móveis de couro regularmente

O couro necessita de limpeza constante, principalmente no caso de sofás, visto que o suor humano pode danificá-lo e comprometer a aparência e a qualidade do material. A dica é limpar os móveis semanalmente, evitando manchas indesejáveis. A limpeza pode ser feita com um pano úmido quase seco para retirar pelos, suor e poeira.

Hidrate para evitar ressecamento e rachaduras

A hidratação é um cuidado com o couro que não deve ser esquecido. Trata-se de uma medida que impede o ressecamento e as consequentes rachaduras nesse material, evitando aquela aparência “craquelada”. Para isso, você deve comprar um hidratante desenvolvido para uso em couros.

Proteja o móvel de couro dos raios solares

Evite deixar seu sofá ou qualquer outro móvel de couro exposto aos raios solares. O sol resseca o material, provocando as conhecidas rachaduras. Uma boa cortina pode resolver o problema. O uso de ceras específicas para o couro também é recomendado por especialistas.

Siga as recomendações do fabricante

O couro legítimo é um material nobre, e os móveis fabricados com esse material são muito valorizados. Ao comprar um móvel de couro, solicite as devidas orientações do fabricante, que saberá informar sobre a forma ideal de fazer a manutenção e a limpeza do produto. Nas embalagens, você também pode encontrar algumas recomendações.

Saiba como retirar manchas corretamente

Apesar de ser um material resistente, o couro requer cuidados e está sujeito a determinadas manchas provocadas por substâncias como gordura e graxa. Por não ser muito permeável, dá tempo de limpá-lo na maioria das vezes. No entanto, a ação deve ser rápida: logo que você perceber o contato com a substância nociva, corra para fazer a limpeza.

Na hora de retirar a mancha, algumas orientações valem para qualquer tipo de couro. A primeira delas é evitar esfregar demais: essa ação pode danificar as fibras do material, alterando a sua cor e textura.

Outra sugestão importante é esfregar o couro sempre de fora para dentro da mancha. Por fim, antes de passar qualquer produto no couro, faça um teste para verificar a sua eficácia, certificando-se de que ele não causará danos ao material. Busque um local escondido para fazer o teste, como debaixo do sofá.

Conheça os tipos existentes de couro

Podemos encontrar no mercado dois tipos de couros: os anilinados (camurça, couro cru e nobuque) e os pigmentados (lisos). Couros anilinados são muito suscetíveis a manchas, já que no processo de tingimento são utilizados álcool e água. Após isso, misture 100 ml de álcool e 50 ml de vinagre em um balde de 3 litros para passar essa solução no móvel, com a ajuda de um pano de algodão limpo.

No caso do couro pigmentado, limpe-o todo com detergente neutro ou sabão neutro e um pano levemente umedecido. Em ambos os tipos de couro é válido o uso de uma escova de cerdas macias e um aspirador de pó para alcançar os cantos.

Portanto, para conservar os seus móveis de couro, siga as nossas dicas e mantenha os móveis sempre com aquela aparência de recém-saídos da loja. São dicas simples, fáceis e que certamente não lhe tomarão muito tempo!

Agora que você já sabe como conservar sua mobília, encontre peças com muito estilo e bom gosto para cozinha, mesa e bar para organizar a sua casa com muita inspiração: visite o nosso site. Esperamos por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This