mesa de natal com detalhes em vermelho

Inspire-se! O Natal tem um grande significado, por isso, as comemorações com os familiares e amigos merecem uma mesa bem decorada e organizada, para que o ambiente reflita alegria e seja memorável. Então, vamos apresentar aqui informações de como montar uma mesa de Natal perfeita.

Para que sua composição apresente um aspecto admirável é importante que você conheça alguns itens indispensáveis e como utilizá-los na arrumação, como sousplat, velas, taças para vinho e bebidas não alcoólicas, guardanapos, porta-guardanapos etc.

Quer dispor uma mesa encantadora aos seus familiares e amigos na Ceia de Natal? Continue conosco nesta leitura e saiba mais.

Saiba como se organizar para as comemorações

As festas de final de ano são aguardadas por muitas pessoas e, nesse dia, espera-se fazer o melhor e mais belo para comemorar juntos. Afinal, é uma festa de grande valor e acontece apenas uma vez ao ano, por isso todos desejam ter só felicidades nesse dia. E para que tudo dê certo, é melhor que as coisas sejam planejadas com bastante antecedência.

Você pode começar observando o que ainda pode ser aproveitado do ano anterior, já que alguns elementos não estragam nem amassam com facilidade, por isso, podem contribuir muito bem na decoração de sua mesa de Natal. Um bom motivo é que ao economizar em alguns itens ainda pode sobrar um dinheirinho para outras compras.

Confira alguns utensílios que não podem faltar em sua mesa de Natal

Os utensílios listados a seguir, com certeza, darão um charme todo especial à sua mesa natalina. Confira.

Sousplat

Esse elemento deve ser inserido em sua mesa para impactar seus convidados e familiares. O sousplat dá um requinte à sua mesa, mas precisa de algumas observações ao ser usado: nesse suporte não pode ser colocado nenhum tipo de alimento; a ordem dos pratos também é importante; em cima do sousplat coloca-se o prato principal; e em cima desse, o prato de entrada.

Outra recomendação é que ao servir a sobremesa é necessário que o sousplat seja retirado. Ele é utilizado, também, para proteger a toalha de mesa ou o jogo americano de respingos de alimentos. E por falar em jogo americano, caso sua recepção vá ser bem formal não é aconselhado o seu uso com o sousplat.

Outra dica: o sousplat só pode ser utilizado se você for servir pratos completos como, prato de entrada, prato principal e sobremesa. O mais indicado é que este acessório já esteja na mesa antes da chegada dos convidados, ou melhor, toda a mesa deve estar organizada antes da chegada de qualquer convidado.

Velas

As velas simbolizam que Jesus Cristo é luz e seu uso reflete uma luminosidade significativa à mesa e ao ambiente. Elas devem estar acesas durante todo o evento e existem diversas maneiras de decorar sua mesa utilizando-as. Não é obrigatório o uso de castiçal, você pode inovar criando diversos suportes.

Uma dica simples e prática é colocar taças de cabeça para baixo, colocar pequenos enfeites natalinos dentro da taça e em seus pés colocar pequenas velas perfumadas, utilize as vermelhas, brancas e verdes, que são as cores natalinas.

Outra sugestão muito interessante é acender velas que flutuem dentro de vasilhas transparentes com água colorida. Isso pode ser feito pingando algumas gotinhas de anilina na água. A anilina é encontrada em diversas cores e, dependendo da quantidade colocada, elas serão mais intensas ou suaves; essa iniciativa vai causar grande admiração em todos.

Conheça agora o significado das cores das velas que são acesas na noite de Natal:

  • a cor verde representa a esperança da chegada que o Menino Jesus vem trazer a todos;
  • a cor vermelha representa o sangue e o amor de Jesus por todos;
  • a cor branca simboliza a paz, o roxo simboliza a espera de Cristo.

 

mesa de natal clean e elegante

 

Taças

Ao utilizar taças é necessário estar bem informado sobre os diversos tipos de vinho e modelos das taças, para usá-las sem equívocos. Acompanhe as explicações:

  • os vinhos tintos são colocados em taças maiores, como a bordeauxe, merlot, cabernet sauvignon e tannat, seus designe conserva o aroma;
  • os brancos e rosés devem ser servidos em taças menores, pois devem ser consumidos em temperatura mais baixa que os tintos;
  • para os espumantes deve-se usar as taças flûte, porque seu formato conserva o perlage (as bolinhas que sobem ao virar na boca);
  • a taça Bohemia pode ser usada para água e tem o bojo maior para manter a temperatura da água. Esse utensílio deve estar sempre à direita e acima do prato e à esquerda da taça de vinho.

Guardanapos

Você pode “usar e abusar” dos guardanapos para ornamentação da mesa. Os modelos, cores, tamanhos devem estar combinando com as cores e tipos de louças e enfeites da mesa. O diferencial dos guardanapos vão estar em suas estampas, tecidos ou em suas dobraduras diferenciadas, desta forma causarão grande admiração.

Esses acessórios têm suas funcionalidades. Os guardanapos servem para: limpar os lábios e os dedos. Quando o alimento for servido é conveniente que ele seja colocado no colo. Durante a refeição, caso precise levantar, você pode deixar o guardanapo do lado direito do prato ou em cima da cadeira.

É importante, também, conhecer o momento certo em que o guardanapo deve ser abandonado, utilizá-lo bem faz parte da etiqueta. Ele deve ser tirado do colo após a sobremesa e colocado sob a mesa. Você deve ter cuidado ao devolvê-lo à mesa, deixe parecendo que foi usado, nada de dobrá-lo ou embolá-lo, apenas não deixe ficar visível a parte suja.

 

mesa de natal decorada com velas e guardanapos clean e vermelhas

 

Porta-guardanapos

Esse pequeno item é capaz de chamar a atenção dos convidados intensamente! Os porta-guardanapos de Natal podem ser criados por você utilizando fitas, barbantes, ramos de folhas ou flores, bolas de árvore de Natal etc., e as cores ficam a seu critério. Uma prática que será inesquecível é você personalizar os lugares por meio desse acessório. Lembrando que eles devem estar em harmonia com os guardanapos e toda a decoração da mesa.

Logo, conhecer todos os detalhes de como fazer uma decoração harmoniosa em sua mesa de Natal, identificar os itens necessários e saber utilizar todos os elementos, ajudará a fazer de sua ceia uma celebração marcante, que deixará na memória a lembrança do carinho em recepcionar os familiares e amigos.

Gostou das informações deste post? Você tem a oportunidade de receber nossas novas informações fazendo buscas em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This