mesa de chá com talheres retrô

Preparar um chá da tarde é uma ótima maneira de reunir amigos e familiares e sair da rotina. No mesmo estilo inglês, você pode criar um momento incrível e ter várias novas lembranças. Durante o planejamento, saber como montar uma bela mesa de chá é essencial.

Com as escolhas certas, dá para deixar o ambiente ainda mais bonito e agradável. O resultado é que a experiência fica melhor e mais interessante.

Quer descobrir como montar uma mesa de chá que combina estilo e harmonia? Veja 5 dicas imperdíveis!

1. Defina onde o chá vai acontecer

A primeira coisa a decidir é onde o chá vai ocorrer. Você precisará montar o local certo, então vale pensar qual é a área adequada para garantir a melhor experiência para os seus convidados.

Você pode optar pela sala de jantar ou até a de estar, se houver espaço suficiente para isso. Também dá para apostar na varanda ou área gourmet da casa, especialmente se ela tiver contato com o exterior.

Por falar nisso, dá para escolher o ambiente externo da casa, como o jardim, deck ou ponto da piscina. Essa é a melhor decisão para aproveitar a natureza e ainda curtir o tempo bom.

Para decidir, veja qual é a área com espaço suficiente para os convidados e onde há a estrutura necessária para montar uma mesa de chá elegante, combinado?

2. Pense nos itens de decoração da mesa

Já que o objetivo é tornar o ambiente bem bonito, é fundamental caprichar nos itens de decoração. A escolha dos elementos certos garante que a produção fique impecável e elegante, o que vai deixar tudo ainda mais bonito.

Para não ter dúvidas sobre o que selecionar, veja algumas sugestões para acertar na decoração desse espaço!

Toalha de mesa

Se quiser um visual clássico e completo, vale investir na toalha de mesa. Ela deve ser perfeita para o formato e para o tamanho de mesa e pode ser lisa ou estampada. Como nos rooftops e hotéis do Reino Unido, você vai criar uma aparência muito elegante.

Jogo americano

Se preferir algo mais refinado, mas com um toque de modernidade, invista nos jogos americanos. Eles deixam o móvel em exposição e, ao mesmo tempo, delimitam espaços para xícaras e pratinhos. Aposte em modelos com cores e detalhes que combinem com a mesa de chá.

Objetos decorativos

Para compor o restante da mesa, vale apostar em elementos de apoio, como velas e pequenos itens de decoração. Também é uma boa ideia apostar em suportes metálicos ou de cerâmica para as comidas, pois isso ajuda a dar profundidade ao visual montado.

Flores

Se quiser dar um toque natural, as flores são grandes aliadas. Invista em belos vasos e cachepots, bem como em arranjos variados. Siga a paleta de cores definida para as outras peças para que tudo seja elegante!

 

mesa de chá com doces, xícaras e talheres

 

3. Escolha uma boa louça

Uma mesa de chá incrível depende, também, da escolha da louça. Ter um bom aparelho de chá, com bule, xícaras, pratos e talheres, é essencial para acertar na composição e até para garantir o conforto.

Como há muitos tipos disponíveis no mercado, você vai precisar tomar várias decisões. Veja o que observar!

Material

Se o objetivo for montar um visual clássico e muito elegante, a porcelana é a escolha ideal. Você também pode investir em alguns itens de cerâmica trabalhada, mas o ideal é deixar o vidro para outra ocasião, por exemplo.

Desse modo, é possível dar a impressão certa para a composição e conquistar um ótimo resultado.

Design

Além disso, fique de olho no visual das peças. Pense nas cores e, também, nas estampas. Dá para combinar mais de um estilo, mas lembre-se de deixar tudo harmônico.

Aproveite e considere o design de cada elemento. Há louças com formas modernas, enquanto outras seguem estilos clássicos. Veja o que funciona melhor em cada ocasião.

Peças

Ao decidir a louça da mesa de chá, também é importante pensar em quais serão as peças usadas. Separe a quantidade adequada de xícaras e pires, bem como um bule ideal.

Dependendo do cardápio, será necessário ter talheres e pratos de sobremesa e de apoio. Lembre-se disso para escolher o jogo ideal.

4. Defina o cardápio

Após cuidar da decoração, é preciso definir o cardápio para que a sua mesa fique incrível. As decisões variam com cada situação, então é importante conhecer o que considerar. Vamos lá?

Pense nos tipos de chá

Para agradar a vários paladares, o melhor é disponibilizar diversos tipos de chás. Pense em sabores clássicos, como o preto e o de camomila, e também nos diferentes, como o de hibisco e o de frutas vermelhas.

Escolha os acompanhamentos

Para uma tarde agradável de chá, vale ter alguns acompanhamentos. Sanduíches e petiscos são bem-vindos, assim como algumas sobremesas e doces especiais. Varie nas opções e lembre-se de escolher alternativas que combinem com os chás.

 

mesa de chá com pães

 

5. Monte a mesa da melhor maneira

Depois de tomar as principais decisões, é hora de montar a mesa de chá. O processo tem que ser feito com cuidado para que a disposição das peças fique perfeita.

Quanto mais atenção você tiver nessa hora, melhor será o resultado. Então, veja algumas dicas importantes!

Preste atenção ao número de convidados

O modo certo de garantir o conforto dos convidados é dividir o espaço da mesa de acordo com o número de pessoas presentes. Separe uma área adequada para cada um, de modo que ninguém fique apertado ou muito distante. Assim, todos poderão alcançar facilmente as comidinhas e conversar ao longo da tarde.

Cuide da disposição da louça e dos utensílios

Também é essencial posicionar tudo corretamente no espaço. As louças devem ficar sobre o jogo americano e na direção de cada assento. Os talheres têm que ser posicionados de fora para dentro, de acordo com a ordem de utilização.

Além disso, tome cuidado para que itens de decoração e ornamentação não atrapalhem a visão. Lembre-se de que a experiência de todos é importante!

Analise se é preciso ter um item de apoio

Dependendo do tamanho do móvel, da quantidade de itens ou do número de convidados, apenas a mesa de chá pode não ser suficiente. Nesses casos, vale recorrer a elementos de suporte.

Uma mesa menor, um carrinho chá ou mesmo um buffet são opções para evitar que o espaço fique lotado. Assim, você garante o melhor visual, sem perder funcionalidade.

Montar uma tarde com uma incrível mesa de chá permite ter momentos inesquecíveis. Com o planejamento adequado, tudo acontece da maneira que você tanto deseja e espera!

Para conseguir o visual mais bonito, conheça todas as vantagens das louças de porcelana no cotidiano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This