um dos tipos de panelas

Você conhece os principais tipos de panelas e sabe quais delas são indicadas para cozinhar em cada momento? Pois é, utilizar a panela mais apropriada pode, sim, fazer toda a diferença.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os materiais em que as panelas são produzidas, como inox, alumínio, cerâmica, teflon, entre outras. Você saberá também os prós e os contras de cada uma delas, e como elas podem interferir no cozimento dos alimentos.

Continue a leitura e confira as variedades e características desses acessórios que são fundamentais para manter a sua casa bem equipada!

Panela de inox

É um tipo de panela muito resistente e tem um atrativo todo especial: ela não oxida, além de ser linda e sempre se manter com aquele brilho característico. A distribuição do calor no cozimento dos alimentos é uniforme e excelente para preparar cozidos, refogados e caldos.

No entanto, com o tempo ela pode escurecer um pouco, além de soltar níquel, uma substância muito tóxica. Outro contra é que ela não é indicada para fritura, visto que aquece muito rápido — o que pode comprometer o cozimento do alimento.

Panela de cerâmica

As panelas de cerâmica são excelentes, fáceis de limpar e ainda são antiaderentes. São atóxicas e conservam o calor, indicadas para alimentos que necessitam de cozimentos longos. Você pode encontrá-las no comércio fabricadas em 100% cerâmica e revestimento antiaderente ou outras com apenas um revestimento em cerâmica.

No entanto, é sempre bom observar na hora da compra se o item tem certificado de atoxidade, assegurando que o produto não liberará substância tóxica.

Panela de alumínio

É um dos modelos mais antigos e difundidos de panela. Seu preço é bastante em conta quando comparado aos outros tipos. É indicado para qualquer forma de cozimento, seja para dourar carnes, frituras, cozidos, refogados, entre outros. As vantagens de adquirir panelas de alumínio têm a ver com sua praticidade, leveza e facilidade na hora de lavar.

A maior desvantagem em relação à panela de alumínio é a sua toxidade. Já é comprovado que os alimentos cozidos com esse tipo de material absorvem metais durante o cozimento.

Se você gosta de cozinhar em panelas de alumínio evite alimentos muito ácidos e o sal, já que eles colaboram para a liberação dos resíduos tóxicos. Outra dica é retirar o alimento da panela assim que ele ficar pronto.

Panela de cobre

É conhecida por ser ótima condutora de calor. Esquenta uniformemente e esfria bem rápido. É um utensílio  pesado, mas bastante durável. Excelente para o preparo de doces. É possível encontrar modelos revestidos com aço inoxidável, no entanto, são peças ainda mais caras — muito utilizadas por chefs de cozinha.

Sua maior desvantagem, além do preço, é o cobre, material que pode desprender da panela e contaminar os alimentos. Desse modo, assim como a panela de alumínio, é bom evitar fazer alimentos ácidos e usar sal, já que eles contribuem para a liberação da toxidade.

Panela de vidro temperado

São panelas bonitas, práticas, bem fáceis de limpar, não soltam gosto nem cheiro e o melhor: não liberam nenhum material tóxico. São excelentes para o preparo de refogados e arroz.

Contudo, elas contam com um contra que é a fragilidade, podendo quebrar facilmente. Por isso, a dica é ter o máximo de cuidado ao manuseá-la.

Panela de teflon ou antiaderente

Bastante popular, a panela de teflon tem preços acessíveis ao consumidor. Suas maiores vantagens são a facilidade no preparo dos alimentos e a utilização de pouca ou nenhuma gordura, já que conta com o antiaderente.

Para mantê-la sempre em bom estado, alguns cuidados devem ser tomados, como usar utensílios de silicone que evitam arranhá-la, cozinhar os alimentos em fogo baixo e na hora da limpeza utilizar sempre uma esponja bem macia.

Sua maior desvantagem é quando ela começa a descascar, sendo aconselhável, nesse caso, substituí-la logo para que não solte resíduos tóxicos nos alimentos.

Panela de ferro

É um dos tipos de panelas mais duráveis e não deforma com o tempo de uso. Uma das vantagens da panela de ferro é que ela aquece de forma uniforme os alimentos durante o preparo. Um outro benefício é que, diferentemente de alguns modelos, ela libera resíduos de ferro nos alimentos durante o cozimento — sendo muito bom para a saúde, principalmente no combate à anemia.

Excelente para o preparo de sopas, molhos e caldos. Quanto ao preço, perderam a fama de serem baratas, hoje encontramos valores não tão em conta, como era no passado.

As desvantagens desse tipo de panela é o peso, dificultando o manuseio, além da possibilidade de enferrujar se não forem tomadas algumas medidas de precaução. Por isso, lave sempre sua panela de ferro com água morna e sabão e seque-a no fogo. Por fim, é aconselhável passar uma camada de óleo na sua superfície.

Panela esmaltada

As panelas esmaltadas são fabricadas com ferro fundido ou alumínio e revestidas com tinta esmalte. Apesar de há algum tempo elas terem seu uso desaconselhado, hoje são produzidas de forma segura e não oferecem riscos de toxidade. As maiores vantagens é que são leves, fáceis de lavar e excelentes no preparo de carnes e cozidos.

Os contras são que aquecem muito rápido, exigindo mais atenção na hora de cozinhar. A outra desvantagem é a facilidade de riscá-las, por isso é aconselhável utilizar apenas utensílios de silicone em seu uso.

Dicas para escolher os tipos de panelas ideais para você

Pense no tamanho da panela

Para quem mora sozinho comprar panelas muito grandes não é uma boa ideia, podendo ser um desperdício de espaço. Por isso, compre panelas observando o número de pessoas que tem na sua casa.

Considere a praticidade

Atualmente, as pessoas buscam pela praticidade nos utensílios de casa, não é mesmo? Principalmente se você passa o tempo todo correndo contra o tempo. Dessa forma, na hora de escolher, opte por modelos fáceis de limpar e que não exijam muitos cuidados.

Verifique o custo-benefício

Na hora de comprar suas panelas, considere o custo-benefício que elas podem oferecer. O barato muitas vezes pode sair caro. Escolha utensílios que tenham uma boa qualidade e durabilidade maior. Assim, certamente, você sairá ganhando!

Como você pôde conferir neste artigo, os tipos de panelas são muitos. Para saber as ideais para o seu caso é necessário que você avalie suas reais necessidades. Leve nossas dicas em consideração e boa sorte na escolha!

Então, o que achou deste artigo? Foi útil para você? Que tal agora conhecer alguns utensílios de cozinha no nosso site? Temos diversas opções incríveis!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This