medidas na cozinha para condimentos das receitas

Quando se fala em medidas na cozinha, qualquer erro na hora de preparar um prato pode ser fatal. Isso porque toda receita deve ser feita seguindo um passo a passo com vários ingredientes e quantidades. Se você errar na proporção de um item sequer, o seu delicioso preparado pode não dar certo.

Já imaginou você na cozinha desenvolvendo uma receita deliciosa para os seus convidados e o prato preparado com tanto carinho não ir à mesa pelo simples fato de você ter deixado faltar umas graminhas a mais de determinado produto? Seria muito frustrante, não é mesmo?

Pensando nisso, desenvolvemos este post com várias dicas sobre medidas na cozinha para você acertar sempre nas suas receitas. Além disso, falamos um pouco sobre os principais utensílios para cozinha que ajudam na hora de cozinhar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o post até o fim!

Dicas para ajudá-la a acertar as medidas na cozinha

Pessoas amantes de uma boa culinária e que adoram cozinhar sabem muito bem porque uma receita desanda. Certamente, alguma medida faltou ou passou do ponto certo.

Por esse motivo, apresentamos a seguir algumas dicas que farão com que você não erre mais nas proporções dos ingredientes de seu prato.

Conheça os métodos e padrões de medidas usados na cozinha

A medida certa é um dos principais fatores que pode definir a qualidade do seu prato. Por isso, seguir essa dica é fundamental para que a sua receita saia sempre conforme o esperado. Para isso, se faz necessário conhecer bem as conversões de medidas na cozinha.

Farinha de trigo e fermento em pó

  • 1 colher de sopa = 25 g
  • 1 xícara de chá = 120 g
  • 1 colher de chá = 7,5 g

Líquidos

  • 1 colher de sopa = 15 ml
  • 1 xícara de chá = 240 ml
  • 1 colher de chá = 5 ml
  • 1 colher de café = 2,5 ml
  • 1 copo americano = 250ml

Açúcar

  • 1 colher de sopa = 12 g
  • 1 xícara de chá = 180 g

Sal

  • 1 colher de sopa = 20 g
  • 1 colher de café = 5 g

Chocolate em pó

  • 1 colher de sopa = 6 g
  • 1 xícara de chá = 100 g

Para que as medidas na cozinha fiquem sempre certas, é necessário respeitar exatamente essas proporções. Mas lembre-se de que as quantidades devem ser rasas, ou seja, quando for medir na xícara, copo ou colher, a recomendação é passar a faca (do lado contrário ao corte) rente à borda do medidor para retirar o excesso do ingrediente.

Tenha as ferramentas certas

Uma comida saborosa é essencial para o sucesso de uma refeição. Porém, para que ela atinja o ponto ideal é necessário utilizar as ferramentas certas. Assim, além de acertar na receita, você também poderá cozinhar com mais agilidade.

Para medir os ingredientes de uma receita de forma correta é necessário saber que existem dois métodos de quantificação dos produtos: a medição por capacidade e a medição por massa.

  • capacidade: é a medida em litros ou mililitros (mL);
  • massa: é a medida em gramas ou miligrama (mg).

Na grande maioria das receitas, a medida mais utilizada é em gramas. Para fazer essa medida certinha é essencial ter uma balança calibrada. As de bancadas são muito comuns e fáceis de serem encontradas, principalmente em e-commerces. No caso de não ter uma dessas em casa, você pode utilizar a tabela de conversão e fazer as medidas em xícaras ou em colheres.

Para as medidas em capacidade, em geral, as ferramentas mais utilizadas são colheres de chá, sopa e xícaras. Alguns profissionais, dependendo da região do Brasil, também utilizam muito como medida padrão de capacidade o copo de requeijão, o qual tem capacidade para medir 200 mL dos líquidos.

Ao referir a proporções por xícaras e colheres de sopa e de chá, não estamos falando desses utensílios comuns que temos em casa. São ferramentas específicas próprias para o uso na culinária. São medidas padronizadas, o que significa que se você trocar a ferramenta técnica pela comum, pode ser que a sua receita não dê certo.

Anote as medidas de cada prato em um caderno ou bloco de anotações

Nem sempre conseguimos acertar uma receita de cabeça, a não aquela que fazemos com muita frequência. Mesmo assim, na correria do dia a dia e com tantos acontecimentos inusitados que passamos, ainda corremos o risco de esquecer algum ingrediente ou medida.

Por isso, anotar as medidas dos pratos escolhidos em um caderno ou bloco de notas ajuda muito a acertar o ponto daquela refeição especial que você está pensando em fazer. Uma outra ideia é criar o seu próprio livro de receitas. Assim, cada vez que você se interessar por alguma, pode adicioná-la em seu exemplar.

Dessa forma, você não precisará recorrer o tempo todo à internet para fazer o seu jantar delicioso  nem precisará forçar sua mente para lembrar da receita completa e de suas medidas.

Principais utensílios de medida

Como dito, é muito importante ter utensílios certos para realizar as suas medidas corretamente. A seguir apresentamos os principais utensílios de medidas essenciais para uma cozinha, bem como suas funções.

  • Xícaras medidoras: ideais para medir alimentos secos. Podem ser encontradas em inox, plástico, nylon, porcelana etc. Também são disponibilizadas em diversos modelos para enfeitar sua cozinha.
  • Colheres medidoras: servem para pegar a quantidade correta recomendada pela receita, assim, a dúvida se é uma colher cheia ou rasa não existirá mais. Elas vêm em kits e contêm várias proporções de medida: ½ colher de chá e ½ colher de sopa, por exemplo.
  • Copo de medida: esse é o mais utilizado pelas cozinheiras e pode ser encontrado a preços bem acessíveis. Ele mede tanto massa quanto capacidade.
  • Balança digital: recomendada para medir maiores quantidades de massa a seco. É um item muito fácil de usar e tem a função tara, que auxilia a medir a balança utilizando um refratário.

É muito importante utilizar medidas na cozinha. Afinal, quantificar os ingredientes de forma correta é garantia de sucesso e qualidade na sua refeição. Um outro benefício é a economia dos alimentos, pois, sabendo a proporção certa a ser utilizada, você economiza tanto nas compras dos produtos quanto na sua utilização durante o preparo dos pratos.

E aí? Gostou do nosso post? Então, aproveite a sua visita à nossa página para conhecer mais sobre os utensílios para medir!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This