preparando a lista de presentes para casamento

Conforme o grande dia se aproxima, é preciso pensar em uma vasta quantidade de detalhes. A decoração do casamento tem que ser definida de acordo com o estilo da cerimônia e há uma série de decisões que deverão ser tomadas: sobre o buffet e até a lua de mel. No meio disso tudo, não dá para se esquecer da lista de presentes para casamento.

Ela é uma grande aliada para quem vai começar a vida a dois do zero, além de servir para envolver as pessoas queridas. Montada do jeito certo, ela oferece praticidade, integração e satisfação para quem presenteia e para quem é presenteado.

Ao mesmo tempo, é normal que esse assunto gere algumas dúvidas. Para aproveitar esse elemento ao máximo, veja tudo o que é preciso saber sobre o tema e descubra como criar uma lista perfeita!

1. Qual é a importância da lista de casamento?

Montar uma listagem de presentes é algo que já faz parte da maioria dos enlaces. Funcionando como uma tradição ligada aos momentos antes do evento, é uma forma de permitir que os noivos apresentem tudo o que desejam ou de que precisam.

Porém, ela serve mais do que para garantir dezenas de caixas para abrir após a lua de mel. Na verdade, a lista de presentes para casamento é importante para o casal e para os convidados. Entre os benefícios de realizá-la, estão:

1.1 Ajuda na organização da vida de casado

Depois da festa do matrimônio, é o momento de começar uma nova etapa. Junto da mudança de estado civil, vem a chegada a um novo lar, o qual deve estar preparado para a vida a dois.

Os presentes da lista têm exatamente essa função: fazer com que a casa seja útil e organizada. Da cozinha à sala, o lar terá os itens necessários para que o cotidiano aconteça da melhor maneira.

1.2 Permite que as pessoas especiais participem do processo

Unir-se ao amor da sua vida é um momento e tanto. A festa de casamento serve para comemorar esse marco na vida e, também, para que os entes queridos façam parte de um dia tão importante.

Já a lista de presentes é uma maneira para ter a certeza de que todos possam contribuir para a vida de casados. Além disso, ela funciona como uma forma de retribuição e de agradecimento por parte de quem foi convidado para um momento tão especial.

Acima de tudo, portanto, trata-se de uma oportunidade de incluir as pessoas queridas nessa nova fase.

1.3 Orienta sobre quais são as melhores escolhas

Ainda que as intenções sejam boas, acertar nos presentes nem sempre é fácil. Principalmente quem não conhece muito bem os noivos ou a rotina do casal pode fazer escolhas erradas.

A lista serve, justamente, para diminuir esses riscos. Sendo montada totalmente pelos noivos, ela dá uma orientação importante para os convidados. Assim, todos sabem o que escolher, sem erros.

1.4 Aumenta as chances de sucesso e de satisfação

Outra grande relevância dessa relação é que ela ajuda a aumentar as possibilidades de que todos fiquem satisfeitos. Em primeiro lugar, os convidados não terão dificuldades para saber o que comprar e poderão adquirir o que fizer sentido para a sua realidade.

Além disso, há riscos menores de haver presentes repetidos, o que é sempre desagradável. Para completar, vocês terão tudo o que é necessário para começar a vida a dois, garantindo o sucesso de todo o processo de presentear.

2. Como planejar a lista de presentes?

Assim como várias outras partes do enlace, a lista de presentes para casamento precisa ser muito bem planejada. Não basta apenas escolher dezenas de itens e achar que isso será o bastante, pois há o risco de ela não cumprir sua função.

Portanto, o correto é pensar nela com calma, fazendo com que ela seja mais um ponto perfeito do enlace.

Quer saber como acertar? Então, continue lendo e veja dicas imperdíveis para colocar em prática.

2.1 Entenda quais são as necessidades

Como essa listagem tem que ter um caráter útil, reconheça quais são as necessidades de vocês dois, após o casamento. Para quem vai começar a morar junto depois da lua de mel, será preciso partir do zero, indo do aparelho de jantar aos eletrodomésticos.

Faça uma seleção de quais são elementos práticos que fazem falta no cotidiano e o que é realmente relevante. Não se esqueça de pensar em questões como modelos, cores e até na voltagem.

2.2 Escolha uma loja com qualidade e variedade

É muito comum que a lista de presentes seja feita em uma loja, até mesmo para facilitar que os convidados saibam qual é o modelo ou onde encontrar o item. Além disso, se tudo for comprado na própria loja, é possível melhorar o controle sobre presentes repetidos.

Por isso, escolha uma boa loja. Se ela tiver qualidade e preço justo, os itens serão adequados para as necessidades. Já a variedade aumenta as chances de que tudo esteja centralizado no estabelecimento, trazendo maior praticidade.

2.3 Ofereça uma grande variedade de preços

Cada convidado tem uma realidade e uma disponibilidade, inclusive sobre o orçamento. Há aqueles que podem gastar um dinheiro extra, enquanto outros oferecem algo útil, mas de menor valor.

Para que todos sintam que são capazes de presentear, traga uma grande variedade de preços. Escolha desde aquisições baratas até as de maior valor, como eletrodomésticos.

Ao final, isso é importante para que todos participem desta etapa, sem dificuldades ou constrangimentos.

2.4 Escolha um bom número de itens

Ao fazer uma lista de presentes para casamento com poucas opções, quem chegar por último terá que comprar o que tiver sobrado. Em geral, é uma situação desagradável e que nem sempre é viável.

Para evitar esse quadro, prefira escolher uma quantidade maior de objetos, inclusive superando o número de convidados. Mesmo que vocês não ganhem todos, é uma forma de que cada um possa decidir, de fato, como presentear os noivos.

3. O que pedir na lista de casamento?

Depois de reconhecer a importância da listagem e de saber como montá-la, é hora de partir para a prática. Chegou o momento de selecionar os itens corretos, fazendo com que tudo saia como o esperado.

Nesse sentido, a lista de presentes para casamento pode ser dividida em grandes grupos e, dentro deles, você escolherá o que é necessário. Para não errar, acompanhe as dicas a seguir e veja como decidir entre os elementos.

3.1 Eletrodomésticos

Na hora de montar uma cozinha, os eletrodomésticos são itens necessários para que cozinhar seja um processo longe de dificuldades. Incluí-los na lista de presentes, portanto, é importante para começar a vida a dois do jeito certo.

Os que são mais caros, como o fogão e a geladeira, podem ser reservados para pais e padrinhos. Os outros, por outro lado, funcionam muito bem para os convidados, em geral. Entre eles, estão:

3.1.1 Máquina de café

Um bom café pode ser servido tanto pela manhã quanto após aquela refeição com amigos. Para facilitar o processo, ter uma máquina de café ajuda a garantir uma bebida sempre quentinha e deliciosa.

3.1.2 Sanduicheira e torradeira

Para acompanhar uma boa xícara dessa bebida, nada melhor do que um pão quentinho, ainda mais logo cedo. Para tanto, ter uma torradeira é muito prático, enquanto a sanduicheira favorece a preparação de opções saudáveis e deliciosas.

3.1.3 Liquidificador e processador

No cotidiano na cozinha, tanto os liquidificadores quanto os processadores são fundamentais. O liquidificador é útil para preparar uma boa vitamina ou shake, por exemplo, e pode até ser individual.

Já os processadores permitem criar drinques, molhos e até diminuem o tempo necessário para cortar frutas ou legumes.

3.1.4 Batedeira

A batedeira auxilia na preparação de bolos e massas variadas, inclusive para receber pessoas queridas em datas especiais. Com uma opção profissional, fica fácil sovar, misturar e criar receitas cheias de sabor.

3.1.5 Utensílios elétricos

Além desses eletrodomésticos, há versões elétricas que facilitam o cotidiano. A chaleira elétrica, por exemplo, garante água aquecida sem ser preciso ligar o fogão.

Enquanto isso, a panela de arroz permite que o grão seja preparado sempre de um jeito saboroso. O forno elétrico, por sua vez, é ótimo para preparações rápidas e longe de quaisquer dificuldades.

3.2 Cozinha

Além dos eletrodomésticos, os utensílios para a cozinha, em geral, fazem parte do cotidiano. Para gerar a preparação de bons alimentos e, principalmente, para receber pessoas especiais, os armários, as gavetas e as bancadas devem ter os elementos certos.

Entre tantas opções, pode ficar difícil saber o que escolher. Para não ter dúvidas, veja o que colocar na lista:

3.2.1 Panelas e frigideiras

Nesse cômodo, é fundamental ter o equipamento certo para cozinhar, o que inclui contar com as panelas certas. É preciso, por exemplo, ter caçarola, frigideira e panela de pressão, para começar. Dependendo dos seus hábitos, é preciso incluir wok, grelha e até equipamentos de fondue. Para não faltar nada, vale apostar nos conjuntos de panelas.

3.2.2 Formas e assadeiras

Já para ir ao forno, a cozinha deve contar com formas e assadeiras variadas. Também vale incluir na lista de presentes para casamento itens como refratários, acessórios para assar e até cortador para uma pizza quentinha.

3.2.3 Conjunto de facas

Cada ingrediente tem características especiais, então é importante ter facas diferentes para as várias preparações. Facas para carnes, para legumes e até uma faca de chef são necessárias. Para facilitar, aproveite e inclua na lista de presentes conjuntos e cepos com várias possibilidades.

3.2.4 Utensílios gerais

Há, ainda, vários outros utensílios que podem ser incluídos. Como muitos têm um preço menor, são ótimas opções para diversificar a lista. Entre as possibilidades, há tesoura, ralador, peneira, balança, utensílios de medição, porta-tempero, aventais e mais. Para que nada fique de fora, aposte em um jogo de utensílios.

3.2.5 Itens de organização e limpeza

Não basta que a cozinha esteja bem equipada. Ela também precisa ficar limpa e organizada, então vale a pena incluir esses objetos na lista. Acrescente opções como lixeira, acessórios de limpeza e organizadores, em geral.

3.3 Mesa

Para que o jantar de sábado ou para que o almoço de domingo sejam ainda mais especiais, nada melhor do que ter uma mesa bonita e bem organizada. Sendo assim, sua lista de presentes para casamento não pode deixar de incluir os elementos dessa área.

Para não errar na tarefa, veja quais produtos adicionar:

3.3.1 Aparelho de jantar

Ter pratos bonitos e, principalmente, que combinam entre si é fundamental para montar uma boa mesa. Por isso, não se esqueça de incluir um bom aparelho de jantar. Se for o caso, também dá para pedir pratos avulsos.

3.3.2 Aparelho de chá e café

Para servir café ou chá, ter o bule, os pires e as xícaras corretos faz a diferença. De modo que o armário tenha os equipamentos certos, inclua um aparelho de chá e café na lista, o que gera uma excelente recepção em seu lar.

3.3.3 Faqueiro

Não dá para se esquecer de que os talheres corretos devem ser disponibilizados. Para garantir boas opções para quem vai presentear, inclua faqueiros de inox, de prata e até conjuntos diversos e compactos.

3.3.4 Descanso de mesa e jogo americano

Já que a organização da mesa é outro elemento importante, acrescente dois itens: os descansos de mesa e os jogos americanos. Os primeiros servem para que panelas e outros objetos fiquem bem posicionados. Enquanto isso, os jogos complementam o aparelho de jantar, criando uma ótima decoração.

3.3.5 Acessórios para servir

Pensando na praticidade, é fundamental ter os acessórios certos para servir. Uma petisqueira, por exemplo, é ótima para aquele momento informal com os amigos.

Itens como jarra, saladeira, rechauds, pratos para bolo, açucareiro e molheira complementam o restante da mesa, além de serem muito úteis. Para depois da refeição, as taças de sobremesa trazem as outras delícias.

3.4 Decoração

Cuidar da aparência do lar é outra questão que faz muita diferença para a vida a dois. Uma casa bonita e bem decorada traz a sensação de conforto e bem-estar — e os convidados do casamento podem ajudar nisso.

Os objetos de decoração devem estar presentes na lista, aparecendo nas seguintes formas:

3.4.1 Móveis

Para quem vai começar do zero, é preciso pensar em mobiliar o lar. Com isso, é perfeitamente possível incluir móveis entre as sugestões de presentes, indo desde poltronas e sofás até mesas, bancos e cadeiras.

3.4.2 Centros de mesa

Para trazer opulência à mesa e dar um toque diferenciado à decoração, um belo centro de mesa se destaca. Com várias opções de preços e estilos, é uma ótima escolha para que seus convidados ajudem a decorar a sua casa.

3.4.3 Adornos e itens variados

Como são vários os ambientes da casa, nada melhor do que selecionar possibilidades convenientes para todos. É possível optar por porta-retratos e álbuns para a sala e para o quarto, espelhos, acessórios de escritório e adornos, em geral, como estatuetas.

3.4.4 Vasos e cachepots

Trazer um toque natural para o lar tem tudo a ver com as tendências modernas de decoração. Por isso, aproveite para incluir vasos e cachepots, que podem ser preenchidos com plantas ou flores, sejam artificiais ou naturais.

3.4.5 Velas e essências

Para criar um clima ainda mais aconchegante no ambiente, nada melhor do que mexer com os sentidos.

Para tornar a iluminação acolhedora, apostar em velas é uma excelente opção e dá até para contar com castiçais. Já as essências deixam o lar perfumado e trazem uma sensação ainda melhor.

3.5 Bar

Ter a possibilidade de servir um licor ou um vinho depois de uma refeição ou preparar drinques em uma festa torna a casa especialmente incrível. Cuidar da área do bar, portanto, é necessário.

Para saber o que incluir em sua lista de presentes, veja quais são os itens que farão a diferença:

3.5.1 Adega

Para que os vinhos mantenham suas propriedades, eles precisam ser armazenados em condições específicas de temperatura e luminosidade. Para que isso seja possível, ter uma adega é fundamental. Assim, quem aprecia a bebida pode incluir esse item entre os pedidos.

3.5.2 Balde de gelo

Quem opta pelo champagne ou por outras bebidas geladas, nada melhor do que permitir que elas estejam sempre à mão e na temperatura ideal. Para isso, é recomendado ter um balde de gelo para colocar as garrafas ou para usar o pegador e acrescentar as pedras geladas em bebidas e drinques variados.

3.5.3 Suqueira e garrafas

Para outros tipos de bebidas, é fundamental contar com os recipientes certos. Uma suqueira é perfeita para ter opções naturais ou água saborizada. Já uma garrafa especial ou licoreira garante que essa bebida seja armazenada do jeito certo, além de servir para decorar o espaço.

3.5.4 Acessórios de bar

Com a intenção de trazer praticidade, há acessórios de bar que não devem ser deixados de lado. Um saca-rolha, por exemplo, é indispensável, da mesma forma que tampas de vinho. Também é importante pensar em coqueteleira, mexedor e até em um cooler especial.

3.5.5 Conjunto de taças

Tendo todos os elementos, só falta dispor dos itens corretos para servir as bebidas. Portanto, não dá para se esquecer de incluir taças e copos. Há opções para cerveja, champagne, vinho, whisky e coquetéis. Também há as de usos diversos, assim como conjuntos de taças e copos que trazem máxima praticidade.

4. Que tal montar site de casamento?

Um site de casamento é um jeito prático de organizar sua lista e ter a certeza de que tudo saia exatamente como o planejado. Essa ferramenta traz informações relevantes, como local da cerimônia, a data do evento e, é claro, os gostos e as necessidades dos noivos.

É possível, inclusive, escolher uma loja que traga essa possibilidade. Assim, dá para aproveitar as seguintes vantagens:

4.1 Facilidade para escolher

Com um site de casamento, as escolhas da lista de presentes estão a apenas alguns cliques ou toques. É muito fácil navegar entre todas as opções e selecionar o que é mais adequado para receber dos convidados.

Já quem presenteia pode utilizar filtros variados, como setor do presente, ordem alfabética e até por valores. Especialmente em listas maiores, é simples encontrar o item perfeito.

Tudo isso economiza tempo e permite que ninguém deixe de comprar por não ter conseguido executar o processo, por exemplo.

4.2 Praticidade na hora da compra

Um site de casamento que envolve uma lista virtual, normalmente, está associado a um e-commerce. Desse jeito, é possível fazer a escolha dos itens totalmente online, assim como dá para comprar sem sair de casa.

Esse é um ponto positivo muito importante, já que tem a ver com a praticidade para quem presenteia. Com maior facilidade, ninguém precisa se preocupar em arranjar um tempo para se dirigir a uma loja física específica, por exemplo.

4.3 Possibilidade de incluir quem está distante

A internet rompe barreiras, inclusive em relação às distâncias. Com um site de casamento, até quem está longe pode participar do enlace, conhecendo detalhes, acompanhando de perto e podendo presentear.

Ao ter um endereço do tipo, vocês têm a certeza de que todo mundo estará envolvido no processo, independentemente de onde cada um estiver. Desse jeito, ninguém especial ficará de fora.

Quem não estiver por perto e quiser presentear, inclusive, poderá fazer a compra pela internet e mandar entregar para os noivos. Com isso, o momento ficará ainda mais incrível.

4.4 Centralização de informações

Ter um site do tipo também é importante do ponto de vista da organização. Graças a ele, é possível reunir os dados mais relevantes sobre o enlace. Inclusive, é uma forma prática de informar a todos os convidados, já que enviar um link passa a ser suficiente.

Do ponto de vista da organização do casamento, isso é fundamental para diminuir o trabalho. Centralizando os dados, você terá uma preocupação a menos para garantir que tudo saia perfeito!

Depois de tirar todas essas dúvidas, montar a lista de presentes para casamento deixará de ser um desafio. Ao final, a casa de vocês estará pronta para receber pessoas queridas e, principalmente, para trazer conforto e bem-estar!

Para escolher os melhores itens com grande variedade, entre em contato com a La Ville pelo site e veja como elaborar a sua lista!

Nosso telefone é o 31 3235 8200 e nosso e-mail é vendas@lavillecasa.com.br. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This