manter a pia sempre limpa é uma forma de manter a limpeza de casa

Para manter o lar organizado, a limpeza de casa deve ser uma prioridade. Manter o ambiente livre de sujeiras é fundamental para a saúde e para o visual, de modo a valorizar a decoração.

Na presença de objetos frágeis, como pequenos itens, peças de cristal e vasos, o cuidado deve ser redobrado. O processo tem que ser feito com atenção para oferecer o resultado esperado e garantir que nada seja quebrado.

Quer saber o que e como fazer? Veja 6 dicas para realizar a limpeza de casa e dos utensílios frágeis!

1. Deixe o material organizado

Se você tiver que parar o processo para buscar os materiais adequados, levará mais tempo do que o necessário para concluir a tarefa. Pior ainda: no caminho, você transportará sujeira de um cômodo para o outro e comprometerá todo o trabalho.

Então, o melhor é deixar o material já separado. Vale a pena manter os principais produtos em cada cômodo ou até ter um pequeno carrinho para transportá-los.

2. Divida a limpeza em partes

Outra dica para fazer a limpeza de casa é dividir o lar em várias partes. Iniciar o processo com o objetivo de limpar tudo ao mesmo tempo não é uma boa ideia e aumenta as chances de algo ficar para trás.

Em vez disso, prefira setorizar as etapas. Defina um dia para limpar a área externa e outro para a parte interna, por exemplo. Também é interessante planejar as ações de acordo com os cômodos e/ou com o andar do lar, de modo a garantir que tudo fique limpo com menos esforço.

3. Tenha um plano de por onde começar

O ponto de partida da limpeza também determina o sucesso da tarefa. O motivo é simples: dependendo do ponto que você começa, outros espaços podem ficar sujos novamente. É o caso de limpar o quarto todo e só depois partir para o closet. Entre tirar a poeira e rearranjar as peças, é provável que o quarto tenha que ser limpo novamente.

Então, planeje sempre a execução de dentro para fora. O corredor, por exemplo, só deve ser limpo depois que todos os cômodos de sua extensão forem visitados. Assim, você evita os retrabalhos.

4. Utilize pincéis macios

Quanto aos utensílios frágeis, é importante ter um cuidado ainda maior. Na hora de tirar a poeira, nem sempre o uso de um pano ou de um espanador é a opção ideal. Esses materiais podem gerar danos a elementos delicados, então é melhor evitar.

Em vez disso, opte por usar pincéis de cerdas macias. Eles são ótimas escolhas para tirar a poeira com bastante precisão e sem causar danos. Faça movimentos circulares leves, apenas para espanar a poeira e garantir uma boa limpeza. Ao final, dá para usar uma flanela bem macia e com cuidado.

5. Use água morna em certas peças

Na cozinha, as peças de porcelana chamam a atenção pela beleza, mas também pela fragilidade. Se o material sofrer um choque térmico, corre o risco de rachar ou de perder as características da pintura.

Para evitar a situação, o melhor é usar água morna, em temperatura agradável para o corpo. Ao lavar as peças, mergulhe primeiro a parte de cima e, devagar, coloque o restante do item. Isso evita a grande diferença de temperatura e ajuda a tirar a sujeira com maior facilidade.

6. Adote esponjas delicadas

Para realizar a limpeza de casa é comum utilizar a esponja como uma ferramenta de apoio. Contudo, algumas delas são ásperas e podem causar prejuízos a objetos frágeis. Então, o melhor é adotar as versões delicadas.

Para lavar vasos de cristal, por exemplo, as esponjas especiais, macias ao toque, oferecem um excelente resultado. O mesmo vale para as panelas de revestimento especial, bem como para pequenos objetos. Ao utilizar esse elemento, é mais fácil proteger as peças.

Fazer a limpeza de casa e até de itens frágeis não precisa ser um desafio. Com essas orientações, você terá um lar organizado e poderá manter a beleza dos elementos!

Quer deixar o lar muito útil? Então, conheça os utensílios para casa que devem estar presentes em cada cômodo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This