moça realizando a organização doméstica

Manter a organização doméstica consiste em algo essencial para ter uma vida plena e feliz. Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade. Afinal de contas, uma casa desarrumada ou suja (ou a terrível combinação das duas opções) é o ambiente ideal para reduzir a qualidade de vida dos moradores.

Com o objetivo de evitar que isso aconteça no seu doce lar, preparamos este post que ajudará você a entender a importância de ter um espaço organizado. Além disso, separamos dicas de organização doméstica. Vamos lá? Faça boa leitura!

Entenda a relevância da organização doméstica

Muita gente acredita que camuflar a bagunça apenas na hora de receber visitas é uma atitude correta, ou que determinados cuidados são dispensáveis. Entretanto, o que as pessoas talvez não tenham percebido é que um imóvel desorganizado influencia negativamente na vida e na rotina dos moradores, causando desânimo e irritação.

Razões práticas para cuidar da casa são primordiais para compreender a real importância de deixar o espaço sempre limpo e em ordem. Por isso, veja alguns dos principais motivos abaixo.

Evita problemas respiratórios

O acúmulo de pó pelo imóvel pode aumentar a incidência de problemas respiratórios nos moradores. Afinal, aspirar poeira faz com que ela se instale nas mucosas respiratórias e chegue aos pulmões. Rinite, bronquite alérgica e asma são algumas das doenças mais comuns entre as provocadas pelo excesso de pó.

Reduz o estresse

Além de ser ruim para a saúde do corpo, estudos mostram que a bagunça também eleva o estresse e a ansiedade. Uma casa arrumada e limpa proporciona, pelo contrário, uma sensação de conforto e tranquilidade.

Otimiza o tempo

Se cada objeto estiver no seu devido lugar tudo fica bem mais fácil, não é mesmo? Tarefas como sair e entrar em um cômodo ou preparar uma refeição são feitas com praticidade quando a organização impera no ambiente.

Saiba como manter a casa em ordem

Agora que já falamos sobre a importância da organização doméstica e como ela afeta a rotina dos moradores, chegou a hora de saber como fazê-la. Para ajudar nessa missão, nós separamos dicas imperdíveis. Confira abaixo!

Invista em nichos e compartimentos

 

organização doméstica: compartimentos na casa

 

Ter muitos armários pode parecer uma solução para esconder a bagunça e dar uma aparência de ordem. Para quem busca uma organização eficiente, porém, isso não basta. Contar com nichos e compartimentos para facilitar o armazenamento dos objetivos figuram como excelente alternativa.

Invista na compra de organizadores, como gaveteiros, caixinhas com divisórias ou até mesmo prateleiras, que são ótimas opções para livros, itens de decoração e mantimentos.

Descarte o que não for mais útil

Já pensou na quantidade de coisas inúteis que você guarda em casa? Objetos quebrados, que não funcionam ou totalmente desaproveitados podem e devem sair de cena. Por isso, venda, doe ou jogue no lixo tudo aquilo que não apresenta mais utilidade.

Livre-se da poeira

Como vimos, a poeira pode comprometer a saúde de quem mora na casa. Para impedir que isso ocorra, aspire com frequência estofados, colchões, tapetes e inclusive o piso da residência. Não se esqueça de usar um pano para limpar móveis, computadores e objetos de decoração.

Mantenha a cama arrumada

Uma cama bagunçada deixa o quarto com ar de desordem e é um dos fatores para desestimular os moradores da casa. Por causa disso, depois de acordar, organize lençóis e travesseiros. Trata-se de uma atitude muito simples e prática que já aumenta a sensação de organização no ambiente.

Deixe cada objeto em seu lugar

Definir lugares para os objetos e mantê-los em seus devidos espaços é uma forma de garantir a ordem e ganhar tempo na hora em que você precisar deles. Sabendo disso, selecione locais específicos para seus itens, pensando nas funções que desempenham.

Ou seja, os utensílios de cozinha devem estar ao alcance das mãos no momento de preparar comida, por exemplo. Depois de delimitar os locais, o desafio é devolver cada coisa a seu lugar de origem sempre que utilizá-la.

Aposte nas divisórias para gavetas

As divisórias para gaveta ajudam a evitar que os compartimentos fiquem revirados. Elas ainda podem ser usadas para maquiagens, bijuterias e até mesmo peças de roupas pequenas, como lingeries e meias. Além disso, costumam desempenhar uma função relevante quando você está à procura de determinado objeto.

Etiquete seus alimentos

 

organização doméstica: alimentos etiquetados

 

Manter a cozinha organizada muitas vezes consiste em um grande desafio, principalmente para as pessoas que cozinham com frequência e mexem bastante nos ingredientes, retirando-os de seus respectivos lugares.

Uma maneira de eliminar esse tipo de problema é guardar os condimentos em potes padronizados, etiquetando cada um deles para identificar do que se trata e qual a validade. Se possível, coloque todos juntos em uma mesma prateleira, de preferência com fácil acesso para que você tire e devolva depois de cozinhar.

Para estender o tempo de conservação, outra dica é se valer de potes herméticos, de vidro ou plástico, que evitam a exposição à umidade.

Separe os produtos por categoria

Nós sabemos que guardar os produtos depois de chegar do supermercado é uma tarefa cansativa. Por esse motivo, há quem simplesmente armazene tudo de modo misturado e sem qualquer ordem lógica, o que resulta em altas doses de dificuldade na procura posterior.

Se pretende evitar não passar por esse tipo de situação, tenha paciência e promova uma separação por categorias. Reserve nichos do armário por função, como molhos, alimentos não perecíveis, biscoitos, material de limpeza etc.

Além dos armários da cozinha, tente manter a mesma lógica no guarda-roupa, em diferentes armários da casa, nos banheiros e no escritório, por exemplo. Assim, mantenha suas vestimentas categorizadas entre roupas de frio, calças, vestidos, camisetas, entre outras.

Crie o hábito de deixar a casa sempre arrumada

É essencial cultivar o hábito de deixar a casa arrumada. Afinal de contas, não basta apenas organizar, é preciso manter a organização todos os dias.

Faça o máximo esforço possível para deixar tudo sempre no seu devido lugar. Com o passar do tempo, isso se torna cada vez mais natural — e arrumar a casa tende a ganhar bastante rapidez!

Quem não quer ter mais qualidade de vida? Estar por dentro de dicas de organização doméstica é um dos fatores que influenciam nessa melhora. Por isso, comece agora mesmo a aplicar na sua casa as informações trazidas ao longo do conteúdo e torne o lar muito mais confortável e feliz!

E aí, gostou do post? Aproveite que está por aqui e confira dicas de como deixar a sua casa mais perfumada!

Comments (1)

  1. Ameei as dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *