A Copa do Mundo é o evento esportivo mais esperado pelos brasileiros, que encontram com os amigos e a família para assistir aos jogos sempre em clima de diversão. Uma ótima pedida para curtir as competições é fazer reuniões em casa, onde é possível aproveitar a ocasião para inventar na cozinha.
O encontro mundial do futebol também serve para nos apresentar as culturas de cada país, e podemos conhecer um pouquinho mais de sua língua, costumes e comidas típicas. Afinal, quem não gosta de sair um pouco da rotina, não é mesmo? Para curtir ainda mais os jogos esse ano, complemente a festa fazendo drinks deliciosos que são a cara das seleções.
Confira neste post ideias de drinks que vão fazer sucesso fora dos gramados. Convoque a turma para a degustação e dê um gostinho a mais aos jogos da Copa do Mundo!
1. JägerBomb (Alemanha)
Começando com a atual campeã do mundo, este drink vai deixar todo mundo feliz independentemente do resultado. Para a receita, é preciso uma garrafa de Jägermeister, destilado muito consumido entre os alemães e feito com 56 ervas, frutas e raízes.
Esse licor pode ser encontrado em casas especializadas de bebida e seu gosto exótico e versátil dá um toque diferente para a bebida. E o melhor de tudo: o drink é superfácil de fazer! Confira a receita:
Ingredientes
- 1 lata de energético;
- 1 dose de Jägermeister.
Preparo
Resfrie o Jägermeister no mínimo meia hora antes de preparar o drink. Retire da geladeira e sirva o destilado em um copo de dose de 45 ml. Em um copo longo, sirva 250 ml de energético. Agora é que vem a parte mais legal do drink: coloque o copo de dose inteiro dentro do copo longo e sirva dessa forma para os convidados.
Para fazer o ritual completo, todos devem deixar cair o copo de shot ao mesmo tempo no fundo do copo maior (como uma bomba), dando um primeiro gole na bebida logo em seguida.
E uma dica para o dono da casa: assim que terminarem o drink, enxugue os copos. A combinação das bebidas deixa a mistura muito grudenta, dificultando a limpeza quando seca.
2. Panaché (França)
Muito apreciado no verão europeu, o Panaché é ideal para o torcedor brasileiro que adora cerveja do tipo Pilsen. A receita desse drink, também conhecido como Shandy, é bastante simples.
Para caprichar, use cervejas artesanais, que dão aquele toque mais sofisticado à bebida.
Ingredientes
- 1 lata de cerveja do tipo Pilsen;
- 1 lata de refrigerante de limão;
- fatias de limão (a gosto).
Preparo
Resfrie o copo ou caneca deixando as peças 15 minutos antes no congelador. Despeje a cerveja no copo ou na caneca, derramando 50 ml de soda limonada em seguida. Para incrementar, adicione fatias de limão para dar mais frescor ao drink e também um toque de cor à apresentação.
3. Aperol Spritz (Itália)
Apesar de ter ficado fora da Copa 2018, a gente não precisa esquecer a Itália na hora de celebrar. O Aperol Spritz já conquistou apreciadores em todo o mundo, sendo um drink facilmente encontrado nas baladas e bares do Brasil. Com gosto marcante, é ideal para as turmas que curtem uma sofisticação gastronômica.
Sua origem está ligada aos soldados do império austro-húngaro, que adicionavam água ao prosecco para diminuir sua gradação alcoólica. Por não ser tão fácil de ser achado, o Aperol pode ser substituído pelo seu “parente”, o Campari (mas com cuidado, pois o Campari não só é mais amargo, mas também mais forte).
Ingredientes
- 1 garrafa de prosecco;
- 1 garrafa de água com gás;
- 1 garrafa de Aperol (ou Campari);
- gelo;
- fatias de laranja (a gosto).
Preparo
Coloque primeiro o prosecco em um copo largo, em seguida, derrame uma dose de 20 ml de Aperol e mais 50 ml de água com gás. Coloque algumas pedras de gelo e, em seguida, as fatias de laranja. Sirva imediatamente.
4. Fernet com Coca-Cola (Argentina)
Um clássico dos boliches e bares argentinos, a Fernet com Coca-Cola (sim, é no feminino) já faz parte do patrimônio desse nosso vizinho. Seu gosto amargo é diferente do que estamos acostumados e bom para quem quer ousar no paladar.
Apesar de ser muito popular na Argentina, a base do drink tem origem italiana: a Fernet foi criada em Milão e é formada por uma combinação de ervas e raízes. Ganhou sua fama graças a uma epidemia de cólera, pois a bebida combatia os sintomas da doença.
Para quem nunca provou, pode ser estranho na primeira dose. Mas vale a pena insistir! Com o tempo, o drink vai ficando ainda mais gostoso.
Ingredientes
- 1 lata de Coca-Cola;
- 1 garrafa de Fernet.
Preparo
Coloque uma parte de Fernet, cerca de 50 ml, em um copo alto. Em seguida, despeje 100 ml de Coca-Cola ou outro refrigerante de cola e complete com bastante gelo.
Uma ideia legal é deixar disponível o refrigerante para aqueles que quiserem ajustar a doçura e a intensidade do drink.
5. Mojito (México)
Este drink, já muito conhecido no Brasil, é o clichê que deixa todo mundo feliz. Inventado por um inglês em alto-mar, apaixonado pelo sabor da hortelã, o Mojito é uma mistura muito boa e harmoniza com petiscos variados.
Confira a nossa receita com um toque especial — para quem quer sair do convencional:
Ingredientes
- 1 garrafa de rum;
- 1 garrafa de água com gás;
- suco de limão;
- folhas de hortelã;
- gelo;
- açúcar;
- polpa de maracujá.
Preparo
Preencha metade de um copo longo com água gasosa, adicione cubos de gelo e algumas folhas de hortelã, que podem ser levemente amassadas com um pilão (mas sem esmagá-las). Por último, jogue uma dose de 30 ml de rum, açúcar a gosto e complete com suco de limão.
Para quem quer dar uma cara nova à receita, misture também um pouco de polpa de maracujá doce. Fica uma delícia e supertropical!
Não deixe de deixar tudo preparado com antecedência (as frutas picadas, as bebidas geladas e os copos limpos) para se divertir com a turma, ou com a família, sem imprevistos. Confira todos os ingredientes, utensílios e veja se há quantidade suficiente para todos. É sempre bom manter um “estoque” de água gasosa e limão, já que algumas pessoas podem usá-los para adequar o sabor dos seus drinks.
Gostou dessas ideias de drinks para a Copa do Mundo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e já comecem a escolher os favoritos para o próximo evento!
Com todo o respeito aos alemães, álcool e energético nem pensar, pois pode causar sérios riscos cardiológicos, no mais todos aprovados.
Sou bartender e não trabalho com energético por respeito a saúde de meus clientes.
Olá! Adoro demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
PARABÉNS