tendências para casamento: madrinhas com cor de vestido igual

Confira as melhores tendências de casamento para 2019

O casamento pode até ser tradicional, mas não é sempre igual: com o passar dos anos, os noivos começam a fazer outras escolhas e trazer inovações. As mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente em um mundo tão dinâmico e repleto de informação. Então, conhecer as tendências para casamento em 2019 é essencial se você vai trocar alianças nos próximos meses!

Mais do que “ficar na moda”, trata-se de explorar novas possibilidades. Isso reflete a ideia de ter cerimônias autênticas e que tragam a cara do casal apaixonado. Quem é que não quer transmitir todo o amor nesse momento, concorda?

A seguir, veja quais são as principais tendências para casamento em várias áreas e aprenda a aproveitar cada uma!

Vestidos

O vestido de noiva é uma das peças mais importantes para qualquer enlace, certo? É natural querer que ele seja perfeito e adequado para a ocasião. Ao mesmo tempo, dá vontade de se manter por dentro do que faz sucesso.

Uma forte tendência atual é a preferência por peças simples. A linha princesa, com várias camadas e muitos tecidos, dominou os altares durante muitos anos. Agora, a busca pela simplicidade tem a ver com a realização de casamentos menores e intimistas.

Além de tudo, as peças estão cada vez mais próximas do gosto das noivas. Hoje, você consegue encontrar modelos com detalhes únicos ou que podem ser customizados após a escolha. Isso garante um visual que transmite sua personalidade, mas sem destoar da celebração.

Não se engane, pois os vestidos das madrinhas também têm encarado algumas tendências. A principal delas é novidade no Brasil, mas tradição lá fora: todas vestirem a mesma cor. Nesse caso, você pode decidir qual será a tonalidade usada por suas madrinhas para criar harmonia no altar e fotos incríveis.

Além de ser uma chance de combinar com a decoração do casamento, trata-se de uma forma de expressar sua personalidade e seus gostos. Então, dá para conquistar autenticidade até nesse detalhe.

Decoração

As tendências para casamento também aparecem com bastante força na decoração. Os noivos têm dado preferência a formatos personalizados e que atendam a certas necessidades.

Isso tem a ver até mesmo com a escolha de locais diferentes, uma vez que casamentos em lugares fechados já não são a regra. Celebrações na praia ou no campo são cada vez mais comuns, como em clubes, haras e outras opções. Nessas alternativas, o estilo rústico predomina, inclusive com mesas de madeira, arranjos naturais e cordões de luzes.

A decoração botânica também está em alta. Além das flores, é comum vermos folhagens, suculentas e outras plantas. Esse toque verde aumenta o contato com a natureza de um modo bastante agradável.

Buquê

Por falar em elementos naturais, o buquê é outro item que merece atenção. Os tradicionais são aqueles feitos com rosas e, normalmente, redondos ou em formato de cascata, certo? Mas é possível buscar mais autenticidade na seleção do que será jogado às solteiras. As escolhas ousadas aparecem com força e incluem flores diferentes, cores vibrantes ou até suculentas.

As composições permitem aproveitar a criatividade de maneira única, ao mesmo tempo em que valorizam a natureza. Quanto ao formato, os assimétricos estão em alta. Favorecer o formato de flores e plantas exóticas é a principal regra para garantir que cada peça seja verdadeiramente única.

Cardápio

Ao pensar no menu, as possibilidades são diversas. O tradicional buffet completo, com almoço e jantar, está cada vez mais restrito aos casamentos de gala. Celebrações modernas e autênticas têm explorado outras opções.

As finger foods se destacam por serem fáceis de comer e capazes de agradar à maioria das pessoas. Miniporções, aperitivos e canapés também fazem sucesso pela grande diversidade.

Além disso, dá para ver uma mudança nos ingredientes: cardápios vegetarianos e até veganos aparecem com maior frequência. Se você acha que se trata de servir apenas saladas, saiba que há muitas receitas elaboradas que não usam carne ou elementos de origem animal.

Lista de presentes

Durante algum tempo, os noivos deixavam a lista de presentes do casamento em lojas físicas. Várias delas eram distribuídas entre diversos locais, o que sempre levou ao risco de receber itens repetidos.

O problema é que, nos dias atuais, os convidados geralmente estão espalhados por cidades, estados e até países diferentes. Mas as lojas virtuais surgiram para resolver o problema. Mais do que isso, é possível recorrer a empresas que oferecem uma grande variedade de produtos em um só lugar.

Na mesma lista, você pode incluir aparelhos de jantar ou eletrodomésticos de um lado e porta-retratos ou centros de mesa do outro. A tendência atual é garantir que os convidados possam presentear os noivos em um só lugar, o que também facilita para que nada seja esquecido.

O truque é selecionar itens de diversos valores e vários tipos. Depois, basta enviar o link para os convidados. Sem nenhuma dificuldade ou complicação, há praticidade para todo mundo — e não o medo de receber algo repetido!

A La Ville, inclusive, oferece um serviço de lista de presentes de casamento completo para atender aos noivos da melhor forma possível.

Bolo

O bolo é o ápice de qualquer enlace. O momento em que os noivos cortam a primeira fatia e fazem o brinde é aguardado por todos. Mas sabia que, entre as tendências de casamento, a iguaria também surge de um jeito diferente? As versões com vários andares dão lugar a alternativas simples e menores, por exemplo.

Em vez do glacê em excesso, o naked cake aparece com frequência (principalmente na decoração rústica). Ainda é possível apostar em opções com arranjos de flores para enfeitar e topos diferentes. Em vez dos tradicionais noivinhos, pequenas esculturas e palavras especiais dão o tom.

Lembrancinhas

Para agradecer a presença dos convidados, o bem-casado não é a única lembrancinha atual. Mesmo ele vem sendo substituído por outras opções, como doces no pote e os coloridos macarons.

Também há uma aposta crescente na sustentabilidade. Plantinhas e sementes podem ser entregues como lembranças, assim como itens autorais e confeccionados pelos próprios noivos. Dessa forma, vocês dão um toque extra à celebração!

Como vimos, as tendências para casamento demonstram um interesse cada vez maior por alternativas autênticas e personalizadas. Da decoração à lista de presentes, vale ficar de olho nas diferentes possibilidades para deixar esse momento especial com a sua cara.

Está pensando em se casar ao som das ondas? Então, veja tudo o que você precisa saber para preparar um casamento na praia!

tipos de lembrancinhas para casamento

Saiba como escolher as melhores lembrancinhas para casamento!

As lembrancinhas para casamento são mimos oferecidos pelos noivos aos convidados do evento. Elas são um gesto de gratidão pelo comparecimento e uma forma de fazer com que os participantes lembrem com carinho daquela data tão importante.

Por esse motivo, escolher a lembrancinha ideal exige um pouco mais de atenção do que muitas pessoas imaginam, à primeira vista. Afinal, todos querem algo criativo, que reflita a personalidade do casal e a elegância do casamento.

Se você também está cheio de dúvidas sobre o assunto, continue a leitura do post e entenda como selecionar as melhores opções para a sua festa!

Pesquise as tendências de lembrancinhas para casamento

As lembrancinhas para casamento são uma forma de levar um pedacinho da festa para casa, então elas precisam estar à altura do evento. Uma lembrancinha bem elaborada é capaz de transmitir aos convidados todo o cuidado que você teve com todos os detalhes. Assim, escolher algo criativo certamente vai render muitos comentários, mesmo após a festa.

Além disso, caso uma pessoa importante tenha ficado impossibilitada de comparecer, você ainda pode enviar uma presentinho para ela. Isso demonstra que sua ausência foi sentida e que ela é especial para o casal.

Para escolher um mimo realmente encantador, uma boa dica é pesquisar as últimas tendências do mercado de casamento. Dessa forma, você consegue sair do tradicional e surpreender seus convidados com algo que eles não estão acostumados a ver nesses eventos. Essa é mais uma maneira de fazer que seu casamento seja realmente marcante. Blogs especializados e aplicativos como o Pinterest são ótimos para isso.

Considere o estilo dos noivos

Na hora de escolher as lembrancinhas para casamento, o estilo dos noivos é um dos principais fatores a considerar. Afinal, elas serão presentes ofertados pelo casal e devem refletir sua personalidade e gostos pessoais.

Atualmente, há muitas possibilidades para distribuir aos convidados, desde chaveiros até sabonetes. O ideal é que o convidado olhe para o brinde e pense: “Mas isso é a cara deles!”

Se o casal é ligado à natureza e tem um estilo de vida leve, um vasinho de cacto pode ser um souvenir incrível, por exemplo. Da mesma forma que os noivos podem oferecer um CD com a trilha sonora do casamento, se forem mais ligados à música.

Escolha algo que tenha utilidade

Você pode ficar tentada a escolher enfeites, ímãs, caixinhas e outros objetos decorativos como lembrancinhas. Ocorre que esse tipo de mimo não costuma ser muito prático para os convidados. Eles vão achar bonitos e levar para casa, mas depois de algum tempo ficarão esquecidos em alguma gaveta.

Para evitar que isso aconteça, é interessante escolher como lembrancinhas para casamento certos itens que tragam utilidade prática. É o caso de sabonetes, porta-trecos, doces, bebidas, velas e plantas, entre tantos outros artigos.

Dessa forma, seus amigos vão ficar felizes em usar o objeto e sempre vão se lembrar da data festiva com carinho.

Estabeleça valores para os mimos

O valor dos artigos que pretendem entregar na festa vai depender da quantidade de lembrancinhas e do seu orçamento. Se você quiser mimar todos os convidados, deve encomendar um número em torno de 10% a mais que a quantidade de pessoas confirmadas no evento. Dependendo do tamanho do casamento, isso pode sair bem caro.

Por isso, uma boa dica é presentear apenas as mulheres. Dessa forma, você consegue dar um mimo mais caprichado para cada uma. Nesse caso, como a quantidade é limitada, você pode fazer cartõezinhos personalizados com o nome das convidadas ou entregar as lembrancinhas em mãos na saída do evento. Isso evita que um único convidado leve vários itens e acabe faltando para os outros.

Outra dica é escolher lembrancinhas de valor compatível com a estrutura da festa. Se o casamento for muito sofisticado, oferecer presentes de baixo custo ou simples demais não vai causar uma boa impressão.

Não se engane: o inverso também é verdadeiro. Se as lembranças forem elaboradas demais em relação ao estilo da sua festa, as pessoas também podem estranhar.

Aposte nas lembrancinhas comestíveis

Não é à toa que o bem-casado é a lembrancinha para casamentos mais tradicional. Além de ser uma maneira simbólica de consolidar a união dos noivos, são deliciosos — e, convenhamos, todo mundo adora receber um doce clássico e tão delicioso como esse.

Se você quer apostar nos bem-casados, mas não quer parecer clichê ou sem graça, uma sugestão é apostar nas versões gourmet. Há muitas empresas especializadas em criar verdadeiras obras de arte em forma de bem-casados. Tanto ao que se refere ao doce quanto à apresentação.

Entretanto, há inúmeras outras formas de oferecer lembrancinhas comestíveis aos seus convidados. Se o seu casamento for realizado no campo, você pode entregar uma cestinha com frutas e pães, por exemplo.

Garrafinhas de espumante, pimentas, macarrons e até mesmo um vidrinho com ervas para chá são ótimas lembrancinhas. Tudo vai depender da proposta do seu casamento, é claro!

Transmita mensagens de valor em presentes simples

Se os recursos estão escassos, mas, ainda assim, você deseja presentear seus convidados, uma boa forma de fazer isso é acrescentar um toque pessoal a itens mais simples.

Pregadores de roupa, mensagens na garrafa e até mesmo dobraduras podem ser usados como lembrancinhas, se você tiver algum talento. Nesse caso, a dica é personalizar ao máximo para que os convidados percebam que você participou de cada etapa da elaboração dos mimos.

Escreva mensagens carinhosas para cada convidado, falando brevemente sobre sua importância para o casal, enrole e coloque em uma garrafinha com o nome do convidado.

Rolhas podem virar chaveiros divertidos. Compre a argola para colocar as chaves e a correntinha. Na ponta da correntinha, coloque um alfinete ou base própria para chaveiros. Passe cola e finque na rolha. Para incrementar, vale colocar uma mensagem divertida nela.

Peça ajuda de lojas especializadas

Se ainda assim você não consegue se decidir, certamente uma loja especializada, como a La Ville, vai saber como orientar você na escolha das lembrancinhas de casamento.

Esse tipo de empresa realmente entende a importância de tomar a decisão correta e traz experiência para compreender seus desejos e adequá-los às suas reais possibilidades. Com certeza, você vai ficar com a cabeça cheia de ideias e encontrará a lembrancinha perfeita para o seu evento!

Para escolher as melhores lembrancinhas para casamento, você deve considerar o estilo dos noivos, o tamanho da festa, a quantidade de convidados e o seu orçamento. A partir disso, é só pesquisar e selecionar os itens que mais lhe agradam. Rasteirinhas, sabonetes, canecas e garrafas de água personalizadas são apenas algumas possibilidades. A empresa certa é capaz de transformar o objeto mais inusitado em uma lembrancinha incrível! Seja criativo e arrase na sua escolha.

E então, qual a sua dica preferida? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a também escolherem suas lembrancinhas.

 

manter a pia sempre limpa é uma forma de manter a limpeza de casa

Saiba 6 dicas para fazer a limpeza de casa e utensílios frágeis!

Para manter o lar organizado, a limpeza de casa deve ser uma prioridade. Manter o ambiente livre de sujeiras é fundamental para a saúde e para o visual, de modo a valorizar a decoração.

Na presença de objetos frágeis, como pequenos itens, peças de cristal e vasos, o cuidado deve ser redobrado. O processo tem que ser feito com atenção para oferecer o resultado esperado e garantir que nada seja quebrado.

Quer saber o que e como fazer? Veja 6 dicas para realizar a limpeza de casa e dos utensílios frágeis!

1. Deixe o material organizado

Se você tiver que parar o processo para buscar os materiais adequados, levará mais tempo do que o necessário para concluir a tarefa. Pior ainda: no caminho, você transportará sujeira de um cômodo para o outro e comprometerá todo o trabalho.

Então, o melhor é deixar o material já separado. Vale a pena manter os principais produtos em cada cômodo ou até ter um pequeno carrinho para transportá-los.

2. Divida a limpeza em partes

Outra dica para fazer a limpeza de casa é dividir o lar em várias partes. Iniciar o processo com o objetivo de limpar tudo ao mesmo tempo não é uma boa ideia e aumenta as chances de algo ficar para trás.

Em vez disso, prefira setorizar as etapas. Defina um dia para limpar a área externa e outro para a parte interna, por exemplo. Também é interessante planejar as ações de acordo com os cômodos e/ou com o andar do lar, de modo a garantir que tudo fique limpo com menos esforço.

3. Tenha um plano de por onde começar

O ponto de partida da limpeza também determina o sucesso da tarefa. O motivo é simples: dependendo do ponto que você começa, outros espaços podem ficar sujos novamente. É o caso de limpar o quarto todo e só depois partir para o closet. Entre tirar a poeira e rearranjar as peças, é provável que o quarto tenha que ser limpo novamente.

Então, planeje sempre a execução de dentro para fora. O corredor, por exemplo, só deve ser limpo depois que todos os cômodos de sua extensão forem visitados. Assim, você evita os retrabalhos.

4. Utilize pincéis macios

Quanto aos utensílios frágeis, é importante ter um cuidado ainda maior. Na hora de tirar a poeira, nem sempre o uso de um pano ou de um espanador é a opção ideal. Esses materiais podem gerar danos a elementos delicados, então é melhor evitar.

Em vez disso, opte por usar pincéis de cerdas macias. Eles são ótimas escolhas para tirar a poeira com bastante precisão e sem causar danos. Faça movimentos circulares leves, apenas para espanar a poeira e garantir uma boa limpeza. Ao final, dá para usar uma flanela bem macia e com cuidado.

5. Use água morna em certas peças

Na cozinha, as peças de porcelana chamam a atenção pela beleza, mas também pela fragilidade. Se o material sofrer um choque térmico, corre o risco de rachar ou de perder as características da pintura.

Para evitar a situação, o melhor é usar água morna, em temperatura agradável para o corpo. Ao lavar as peças, mergulhe primeiro a parte de cima e, devagar, coloque o restante do item. Isso evita a grande diferença de temperatura e ajuda a tirar a sujeira com maior facilidade.

6. Adote esponjas delicadas

Para realizar a limpeza de casa é comum utilizar a esponja como uma ferramenta de apoio. Contudo, algumas delas são ásperas e podem causar prejuízos a objetos frágeis. Então, o melhor é adotar as versões delicadas.

Para lavar vasos de cristal, por exemplo, as esponjas especiais, macias ao toque, oferecem um excelente resultado. O mesmo vale para as panelas de revestimento especial, bem como para pequenos objetos. Ao utilizar esse elemento, é mais fácil proteger as peças.

Fazer a limpeza de casa e até de itens frágeis não precisa ser um desafio. Com essas orientações, você terá um lar organizado e poderá manter a beleza dos elementos!

Quer deixar o lar muito útil? Então, conheça os utensílios para casa que devem estar presentes em cada cômodo.

Uma das nossas receitas de outono

Descubra 6 receitas de outono imperdíveis

O outono chega com temperaturas mais amenas. Esse período, além de tornar nossos dias mais agradáveis, nos privilegia também por oferecer uma boa quantidade de frutas e legumes para que façamos deliciosas receitas nessa nova estação do ano.

Sendo assim, você deve aproveitar a disponibilidade de alguns alimentos, como moranga, abóbora, melão, goiaba, abacate, batata-doce e muitos outros, que geralmente chegam ao mercado com preços tentadores e convidativos.

Neste post, reunimos algumas receitas de outono que podem ser feitas aproveitando a variedade de alimentos que essa estação do ano oferece. Continue a leitura e confira as delícias!

1. Camarão na moranga

Trata-se de um prato tradicional de Ubatuba, litoral paulista. É uma das receitas de outono mais simples de serem preparadas, mas muito saborosa. Acompanhe!

Ingredientes:

  • 1 moranga;
  • 1 kg de camarão médio;
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 4 colheres (sopa) de azeite;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 5 tomates sem sementes;
  • 300 g de requeijão cremoso;
  • 3 colheres (sopa) de ketchup;
  • 1 lata de creme de leite sem soro;
  • cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo

Com uma faca, retire a tampa e as sementes da moranga. Lave-a bem, enrole em papel de alumínio e leve-a ao forno médio (180 ºC) por 45 minutos. Após isso, em uma panela média, refogue o azeite com a cebola e o alho, junte os camarões, deixando-os no fogo por apenas cinco minutos.

A seguir, adicione os tomates picados, o sal, a pimenta e o ketchup. Desligue o fogo e acrescente o cheiro-verde e o creme de leite. Por último, misture o requeijão. Para finalizar, recheie o interior da moranga com uma camada de requeijão e, depois, despeje o creme de camarão. Sirva quente!

Para variar, você pode optar por outros recheios, como frango e carne seca.

2. Creme de batata fácil

O creme de batata é um prato muito fácil de ser preparado. No entanto, você pode usar sua criatividade para incrementá-lo, pois, além dos ingredientes básicos, é possível adicionar muitos outros para tornar a receita ainda mais saborosa.

Ingredientes:

  • 500 g de batata;
  • 100 ml de creme de leite light;
  • 1 colheres (sopa) de manteiga;
  • ½ litro de água;
  • 1 cebola;
  • manjericão a gosto;
  • salsa;
  • sal a gosto;
  • pimenta do reino a gosto;
  • tablete de caldo de legumes.

Modo de preparo

Comece cozinhando a batata em água e sal até que esteja macia. Reserve a água. Depois, frite a cebola na manteiga, junte as batatas e desligue o fogo. Após isso, dissolva, em uma tigela, o caldo de legumes e junte o creme de batata, o manjericão e um pouco da água reservada, batendo tudo no liquidificador. Por fim, despeje em uma panela e adicione o creme de leite e a pimenta do reino e dê uma leve aquecida. Sirva quentinho!

3. Quibebe

O quibebe é uma receita de origem africana que se tornou típica da culinária brasileira. É um purê com o preparo muito parecido com o de batata, mas que conta com o paladar característico da abóbora. Vale a pena conferir!

Ingredientes:

  • 1 abóbora tipo moranga da casca verde ou jerimum caboclo;
  • 1/2 lata de creme de leite ou a mesma medida de nata;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 1/2 cebola branca grande;
  • 2 pimentas-de-cheiro;
  • 1 colher de chá de cominho;
  • 2 cubos de caldo de galinha;
  • 1 colher de chá de pimenta do reino;
  • 1 colher de chá de colorau;
  • coentro ou cheiro-verde a gosto;
  • cebolinha a gosto.

Modo de preparo

Descasque a abóbora e corte-a em cubos. Depois, leve-a ao fogo com água suficiente para cobri-la e junte os cubos de caldo de galinha e os outros temperos, com exceção do coentro, da cebolinha e do creme de leite. Deixe no fogo por cerca de 20 minutos ou até que esteja bem-macia. Por fim, acrescente o creme de leite, o coentro e a cebolinha e sirva quente.

4. Bolo de rolo

receita de bolo de rolo é de origem nordestina. Ganhou popularidade na chegada da corte portuguesa ao Brasil. Apesar do tradicional recheio de goiabada, o bolo de rolo já pode ser encontrado com outros sabores.

Ingredientes

A massa dessa receita difere dos bolos convencionais, já que é bem fina, e você precisa de um pouco de cuidado na hora de enrolar com o recheio.

  • 5 ovos;
  • 250 g de farinha de trigo;
  • 250 g de manteiga;
  • 250 g de açúcar.

O recheio pode variar e depender do seu gosto. A receita tradicional leva goiabada derretida em banho-maria. No entanto, você pode utilizar outros recheios a seu gosto, como doce de leite.

Modo de preparo

Utilize a batedeira para bater o açúcar e a manteiga até que atinjam uma consistência cremosa e amarelada. Após isso, vá acrescentando as gemas, vagarosamente, uma a uma. Em outra vasilha, coloque as claras e as bata em neve até ficar no ponto de suspiro. Em seguida, mistura as claras em outro recipiente e bata bem. Depois, peneire a farinha de trigo aos poucos e bata bastante. Despeje a massa em uma assadeira retangular untada com farinha de trigo e manteiga. A receita rende sete camadas.

Como enrolar o bolo

Antes de desenformar, espere esfriar. Depois, desenforme todas as camadas em papel-manteiga. Aplique o doce sobre cada camada e enrole cuidando para não quebrar. À medida que for terminando de enrolar, já emende com a próxima, até que todas sejam utilizadas.

5. Salada de macarrão, melão e presunto cru

Uma saladinha nunca e demais, não é mesmo? Ainda mais quando se aproveita ingredientes da estação — que é o caso do melão.

Ingredientes:

  • 250 g de macarrão parafuso cozido e frio;
  • 150 g de presunto cru picado;
  • 1 xícara (de chá) de melão maduro e picado;
  • 1/2 xícara (de chá) de cebolinha picada;
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão;
  • sal e pimenta do reino moída na hora à gosto;
  • 3 colheres (de sopa) de creme de leite;
  • 3 colheres (de sopa) de maionese.

Modo de Preparo

Cozinhe o macarrão, que pode ser penne, gravata ou fusilli, com antecedência e deixe esfriar. Depois, misture todos os ingredientes em uma saladeira e sirva.

6. Chocolate quente cremoso

Não podíamos deixar a sobremesa de fora, não é? Por isso, vamos finalizar este post com essa receita que inclui o nosso amado chocolate. Confira!

Ingredientes:

  • 1 caixinha de creme de leite.
  • 2 xícaras (chá) de leite;
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • canela a gosto;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de Preparo

Liquidifique o chocolate, o amido e o açúcar. Depois, despeje em uma caçarola, acrescentando a canela e leve ao fogo em temperatura baixa, mexendo até que levante fervura. Desligue e adicione o creme de leite, mexendo até ficar homogêneo. Sirva quente.

Viu como é possível aproveitar os alimentos da estação e fazer receitas de outono deliciosas? Anime-se e coloque as mãos na massa. Afinal, são receitas simples e fáceis de se fazer. Todos na sua casa amarão!

Você gostou dessas sugestões de receitas? Continue, então, com a visita em nosso blog e leia também um artigo com as melhores receitas para o seu fim de semana.

 

lindos utensílios de cerâmica como xícaras

Afinal, como escolher bons utensílios de cerâmica para a sua casa?

A cerâmica é um dos materiais mais nobres para incluir em sua casa. Delicada e com um aspecto quase artesanal, dá um toque refinado a qualquer ambiente. Para conseguir o impacto certo, nada melhor que escolher bons utensílios de cerâmica.

Uma das vantagens é que há dezenas de objetos feitos com esse material. Na cozinha, há panelas, travessas e aparelhos de jantar completos. Na sala e nos quartos, há vasos e outros elementos decorativos que dão um charme extra à composição.

Entre diversas alternativas, como escolher os melhores? A seguir, veja como selecionar os utensílios de cerâmica ideais para o seu lar!

Defina qual será o uso

Com tantas opções disponíveis, é preciso começar com um passo essencial: a definição de qual será a utilização dada ao objeto de cerâmica. Afinal, somente assim é possível direcionar as suas escolhas para garantir a melhor compra.

Você deseja comprar um jogo de jantar novo? Então, é preciso pensar em adquirir um kit completo ou as peças separadas. Xícaras, pratos, sousplats e até porta-guardanapos são essenciais para o espaço.

A intenção é garantir uma bela decoração? Vasos, castiçais e enfeites diferenciados cumprem o papel. Veja o que combina com cada local da casa, conheça o estilo de decoração e, aí sim, parta para as avaliações na hora de comprar.

Fique de olho na composição

Para fazer um bom pedido, é preciso começar pela avaliação da composição dos utensílios de cerâmica. A princípio, parece que é tudo igual, mas essa não é a verdade. Afinal, cada fabricante tem o seu jeito de criar com esse material.

Se quiser algo realmente refinado e com um toque especial, opte por elementos feitos 100% com cerâmica. Significa que não existe nenhum substituto ou componente além do próprio material delicado.

Dependendo do caso, você pode escolher peças que são apenas revestidas com cerâmica. A aparência também é interessante e é ideal para itens sazonais, como para a decoração de festas especiais.

Verifique a espessura do componente

A peça de cerâmica pode ser leve — como um pires ou xícara — ou pesada — como um objeto mais robusto. Isso depende, entre outras coisas, da espessura de fabricação de cada uma.

Como se trata de algo que influencia o peso e o uso, não deixe de ver o quão grossa é a camada de material. Um jogo de jantar com uma grande espessura, por exemplo, deve ser destinado a ocasiões especiais, como uma reunião de amigos ou familiares. Já peças mais leves funcionam muito bem no cotidiano.

Avalie as dimensões do produto

Por falar nisso, não se esqueça de verificar as outras medidas do produto. É importante identificar elementos dos utensílios de cerâmica como largura ou diâmetro, comprimento e altura.

Essa análise permite, em primeiro lugar, descobrir se o item é adequado para o seu espaço. Antes de adquirir um objeto decorativo para o centro de mesa, saber o seu tamanho ajuda a definir como ficarão as proporções. O mesmo vale para a mesa de jantar, para a cristaleira e para tantos outros ambientes.

Além de tudo, é importante analisar o peso. Uma prateleira pode não suportar o peso de uma peça e o melhor é que você saiba disso antecipadamente. No geral, dimensões maiores levam a itens mais pesados.

Normalmente, isso é apresentado nas especificações do fabricante ou loja. Então, não deixe de medir e de verificar esses valores para fazer uma compra que ajude a manter tudo em equilíbrio!

Tenha atenção à cor e à pintura

Boa parte dos produtos cerâmicos é feita artesanalmente ou de maneira semiautomatizada. Por si só, já é algo que garante bastante personalidade às peças. Muitas delas são únicas, o que traz um senso de exclusividade para dentro do seu lar.

Nesse aspecto, vale a pena ficar de olho em elementos como a cor e a pintura. Feitas corretamente, elas destacam ainda mais o produto e podem dar origem a peças verdadeiramente únicas.

Cerâmicas pintadas à mão, por exemplo, trazem um charme artesanal, rústico e quase de obra de arte. Já para os elementos que vão ser usados com maior frequência, como um sousplat ou uma caçarola, é preciso apostar em processos modernos. A intenção é que a pintura não descasque facilmente, pois isso ajuda a manter o visual bonito por mais tempo.

Pense, ainda, em quais cores combinam com a sua proposta de decoração. Assim, fica fácil escolher um elemento que vai se destacar no ambiente e gerar o melhor impacto visual.

Valorize a qualidade do produto

Independentemente do tipo ou de qualquer outra característica, é indispensável contar com utensílios de cerâmica de alta qualidade. Não pense que será impossível notar que uma peça não oferece o padrão desejado, pois é muito fácil de reconhecer.

Uma cerâmica de pouca qualidade tem uma pintura craquelada ou mesmo uma aparência manchada. Ela também quebra facilmente e não tem o peso certo para impor todo aquele elemento refinado.

Portanto, encare a compra como um investimento. Caprichar na escolha permite que o produto dure por muito mais tempo e faz transparecer a mensagem certa. Desse jeito, fica fácil acertar em cheio na decoração.

Tenha atenção à marca

Para ter certeza da qualidade, conferir a procedência é sempre importante. Então, não deixe de ficar de olho em qual é a marca que oferece o utensílio. Dê preferência para aquelas que são reconhecidas no mercado e que são especialistas nos produtos que colocam à venda.

Adquirir itens cerâmicos para a cozinha de uma marca que já faz travessas e panelas de qualidade, por exemplo, é uma ótima pedida. Da mesma forma, vale investir em peças de fabricantes de outros elementos decorativos de qualidade.

Não se esqueça, também, do local da compra. Por exemplo, ao fazer o pedido pela internet, é muito importante garantir que seja um site confiável e com grande variedade para a sua escolha.

Os utensílios de cerâmica são ótimos complementos para decorar o seu lar e até para ajudar a realizar certas etapas. Com a decisão correta e a compra em um local de confiança é possível aproveitar todos os benefícios dessa peça.

Para fazer as melhores escolhas, conheça o site da La Ville e encante-se com um leque de opções de qualidade para sua casa!