acessórios de cozinha e formas de organizar

Se você se preocupa em cuidar do seu lar da melhor maneira possível, gosta de surpreender a família e os amigos em jantares e eventos que faz questão de promover na sua casa, mas não sabe quais e nem para que servem os principais acessórios de cozinha, este guia foi feito especialmente para ajudar você!

Nele vamos abordar, de maneira simples e direta, o que uma boa cozinha precisa ter de acessórios para ficar completa, as funções de cada um deles e a importância da organização e da qualidade para você proporcionar uma experiência inesquecível aos seus convidados. Confira!

O lugar especial da casa

A gastronomia está em alta, e cada dia mais pessoas têm se transformado em chefs amadores. Nesse contexto, convidar os amigos ou a família para um almoço ou jantar já é algo que faz parte da rotina de muita gente que não se sente na obrigação de preparar os alimentos, mas que é apaixonada pelo ato de cozinhar.

Diante disso, tanto os amantes da culinária quanto todos os outros usuários da cozinha merecem um ambiente bem organizado e com tudo o que um verdadeiro chef tem direito, sem faltar qualidade, é claro!

Afinal, a cozinha é um dos lugares mais especiais de um lar, e o espaço ideal deve ser prático e agradável até para as visitas. Isso porque ela é o coração da casa e é nela que conseguimos reunir as pessoas e garantir momentos memoráveis.

Quanto mais funcional melhor

Todos acessam a cozinha o todo tempo, por isso trata-se de um lugar que demanda estudos de organização, higiene, funcionalidade e praticidade.

O ideal é poder contar com um projeto eficiente em termos de distribuição correta dos eletrodomésticos e de circulação, de uma maneira que os trabalhos sejam facilitados. Assim como é preciso pensar no piso correto, na iluminação adequada, pontos de eletricidade estratégicos, e claro, em tornar o espaço lindo e charmoso para receber os amigos, prática hoje cada vez mais comum entre os muitos adeptos da culinária.

Vamos imaginar que a sua cozinha seja pequena. Você não vai querer que os seus eletrodomésticos fiquem atravancando o seu pouco espaço, não é mesmo? Tampouco que você tenha que fazer malabarismos a todo instante para conseguir pegar os utensílios de que precisa na hora de cozinhar.

Daí a necessidade de ter em mente que praticidade é fundamental, ou seja, uma boa distribuição dos móveis e eletrodomésticos, com o máximo de aproveitamento de cada espaço. Mais adiante, vamos compartilhar dicas especialmente sobre isso!

Além disso, é preciso primar pela escolha dos acessórios de cozinha e materiais. Assim você terá um espaço sempre funcional, atual e eficiente para cozinhar e confraternizar com sucesso.

Os acessórios indispensáveis

Assim como em um quarto não podem faltar travesseiros e lençóis; na sala, almofadas, e no banheiro, toalhas e lixeira, alguns acessórios e utensílios são indispensáveis na cozinha.

Se você é aquele tipo de pessoa que gosta de praticidade na hora de preparar os alimentos e de fazer as refeições, é preciso elaborar uma listinha básica (com o objetivo de não esquecer nada) antes de ir às compras dos seus acessórios de cozinha.

No entanto, não se preocupe, a gente pensou nisso para você. Confira a seguir o que é indispensável em seu templo sagrado da gastronomia!

Panelas

Seja antiaderente, de alumínio ou de inox, o importante é ter, no mínimo, um conjunto básico, com pelo menos:

  • duas panelas com cabo e tampa de tamanhos pequeno e médio;
  • uma panela com tampa grande;
  • uma leiteira;
  • duas frigideiras, sendo uma pequena e outra média ou grande.

Para aquelas pessoas que moram no Nordeste, ou que têm o hábito de preparar um cuscuz, não pode faltar também a cuscuzeira.

Conjunto de medidores

Além de muito práticos, e algumas vezes cheios de estilo, os medidores padronizados são os acessórios de cozinha mais indicados para medir ingredientes com exatidão.

Disponíveis em materiais e formatos variados, eles garantem um padrão e total exatidão ao mensurar os ingredientes de receitas nacionais e internacionais.

Conjunto de facas

acessórios de cozinha da La Ville casa faqueiros, batedeiras, colheres, panelas

Um bom conjunto de facas resolve todos os desafios de alimentos que precisam ser descascados, cortados ou picados. Um kit mais básico deve conter:

  • faca do chef (também conhecida como “facão de cozinha”, trata-se daquela maior);
  • faca para pão (a lâmina de corte é grande e em formato de serra);
  • faca de legumes (com a ponta bem afiada, ela é um pouco menor e tem o formato semelhante ao de um canivete).

Faqueiro

Os estojos de faqueiros mais básicos devem conter garfos, facas e colheres de mesa, além de garfos para sobremesa e colheres de chá. Por sua vez, os mais completos podem conter também:

  • concha para feijão;
  • espátula para bolo;
  • pegador de massa;
  • garfo trinchante (aquele maior, com apenas dois “dentes”);
  • colher de arroz (aquela grande);
  • escumadeira.

Caso o seu faqueiro não venha com as últimas peças aqui citadas, compre-as separadamente, porque todas elas são muito úteis na hora de servir os alimentos.

Pratos

Saber a quantidade de pratos que você precisa ter vai depender do número de moradores e de pessoas que costuma receber em sua casa. De maneira geral, um conjunto básico contém 20 peças:

  • quatro pratos fundos (de sopa);
  • quatro pratos rasos;
  • quatro pratos menores para sobremesa;
  • quatro xícaras e quatro pires.

Copos

acessórios de cozinha da La Ville casa tom azul: pratos, copos, talheres, guardanapos, panelas

Os copos para água são os mais básicos. É bom ter copos diferenciados para servir sucos. Além dos copos de vidro, o ideal é ter alguns de acrílico ou plástico, especialmente se tiver filhos pequenos em casa ou se for receber a visita de amigos com crianças. Atualmente é possível encontrar modelos de copos belíssimos com esse tipo de material.

Taças de vários tipos

Para brindar com elegância e estilo, existem taças decorativas para todas os momentos e ocasiões. Elas estão entre os itens essenciais para servir as bebidas e seus drinks da forma como se deve, como cervejas, espumantes, vinhos, entre outras.

Escolha o tamanho e o tipo correto, sirva petiscos, aperitivos e acepipes, apresente seus drinks e coquetéis especiais e aproveite os momentos únicos com seus convidados.

Abridor de vinhos

acessórios de cozinha: taças e abridores de vinho

Para aqueles amantes de vinhos, poucos prazeres se comparam ao ritual que consiste em abrir uma garrafa da bebida. Escolher o rótulo ideal para cada tipo de refeição e ocasião, limpar a garrafa, pegar o abridor e ouvir o estampido da rolha saindo do gargalo: tudo isso é sinfonia para os ouvidos dos apreciadores apaixonados de plantão.

Porém, para que a experiência seja realmente completa e perfeita, vale lembrar que é preciso ter atenção a todos os detalhes. Assim como é relevante levar em conta a harmonização mais adequada e as taças em que o vinho será servido, vale a pena investir em acessórios de qualidade, que sejam capazes de traduzir a sua personalidade.

E este é o caso do abridor de vinhos. No mercado há uma variedade enorme de modelos de abridores, dos mais simples aos mais sofisticados, para todos os bolsos e preferências.

Jarras para sucos

De plástico, acrílico, vidro ou cristal, é sempre bom ter duas jarras para servir sucos em casa. Uma em tamanho médio ou grande, para visitas ou para a família toda; e outra menor, com o objetivo de servir somente duas pessoas ou guardar na geladeira o suco que restou do evento.

Fouet

Também conhecido como “batedor de claras”, o fouet simplifica bastante o preparo de receitas tradicionais como molhos, omelete e chantilly. Isso porque ele é feito com arames e ajuda a misturar os ingredientes com eficiência, para que a receita fique lisa e homogênea.

Tábua

A tábua de corte é um acessório muito antigo. Ela é bastante utilizada no dia a dia e serve para facilitar o corte de alimentos como:

  • carnes;
  • aves;
  • peixes;
  • legumes;
  • folhas;
  • frutas e muito mais.

No mercado é possível obter tábuas de diferentes formatos, tamanhos e materiais como, plástico, madeira e vidro.

Entretanto, é recomendado não fazer uso da tábua de madeira, visto que ela tem mais probabilidade de causar contaminação em função da dificuldade de higienizá-la por completo. Por sua vez, na de vidro, as facas perdem o corte com mais facilidade. Dessa forma, a melhor escolha é a tábua de plástico.

Descascador de legumes

Este é também um utensílio indispensável, porque o descascador garante maior agilidade e precisão na hora de pelar legumes como cenoura, batata, beterraba, pepino, entre outros.

A principal vantagem desse acessório é que ele diminui o desperdício dos alimentos, visto que o corte nos legumes é superficial, removendo apenas a casca.

Potes

Os potes servem para armazenar temperos, grãos, folhas e frutas secas etc. A função principal desses acessórios é evitar que a umidade passe para os alimentos, e assim, eles deteriorem e percam a validade mais rapidamente. Além de proteger contra a entrada de organismos indesejados.

Para os temperos e condimentos, existem conjuntos de acrílico ou vidro herméticos, com excelente sistema de vedação. Além de tudo isso, eles decoram e mantém sua cozinha organizada.

Tigelas e refratários

acessórios de cozinha: tigelas

Estes acessórios de cozinha podem ser de inox, madeira, vidro ou cerâmica. Tanto as tigelas quanto os refratários são essenciais na hora de levar e servir os alimentos na mesa.

Quanto aos formatos, as tigelas são mais fundas e redondas, enquanto as travessas e refratários podem ser retangulares, quadradas, redondas ou ovais.

Assadeiras

O ideal é ter pelo menos duas assadeiras retangulares, nos tamanhos médio e grande, para tortas e lasanhas; uma redonda para bolos de tamanho médio com um furo no meio — porque também serve para pudim —, e outra rasa para assar pizzas.

Espátulas

Sabe aquele restinho de massa para tortas que sobrou no pote da batedeira? As espátulas de silicone conseguem raspá-lo com muita facilidade, evitando o desperdício. Além disso, ela é um excelente acessório no momento do preparo, porque não arranha nem risca suas panelas.

Outra vantagem é ter as travessas e panelas sem resquícios de alimentos antes mesmo de lavá-las — as espátulas deixam tudo praticamente limpo!

Colheres

acessórios de cozinha: colheres

As colheres para mexer as receitas durante o cozimento devem ser de pau, bambu, plástico ou silicone, para que não danifiquem as panelas, principalmente se forem antiaderentes, e nem soltem resquícios de alumínio nas refeições.

Da mesma forma como a tábua de madeira, não é aconselhável o uso de colher de madeira (de pau), por conta dos riscos de contaminação. No intuito de substituí-la, faça opção pela de bambu (que tem propriedades autodesinfetantes), ou pela de plástico, que é bem mais fácil de higienizar.

Escorredores

Para preparar vegetais cozidos, macarrão, arroz, entre outros ingredientes, este utensílio é útil para várias receitas. Isso porque o escorredor ajuda você a eliminar a água do que quer que seja e deixa seus alimentos bem limpos, sem que se corra o risco de deixá-los cair na pia ao se livrar da água do cozimento.

Peneiras

Os coadores ou peneiras servem para refinar os alimentos sólidos ao passar por elas, por exemplo, goma ou farinha. Outra utilidade desses acessórios é a remoção de pedaços de alimentos ou grãos de frutas dos líquidos, como os gominhos de laranja ou pedaços de maracujá que ficam no suco após serem processados.

Espremedor de batatas

Este é um dos acessórios de cozinha que facilitam o preparo daquele maravilhoso nhoque ou purê de batatas. Além disso, ele possibilita espremer outros legumes, como a cenoura e a mandioquinha (cenoura amarela), para ajudar no preparo de sopas para o inverno, purês e papinhas para bebês.

Abridor de lata

Parece simples, mas o abridor de latas é um item indispensável. Afinal, ele oferece segurança e praticidade quando for preciso tirar as tampas cortantes das latas.

Ralador

Normalmente, o ralador apresenta quatro lados, com lâminas de diferentes formatos. Esse acessório serve para ralar legumes, verduras e queijos, e também para cortar batatas e abobrinhas em fatias bem finas.

Moedores

Os moedores de pimenta e sal são ferramentas fundamentais para equipar e também decorar a cozinha de qualquer pessoa que tenha paixão pelo preparo de refeições.

As vantagens deles vão desde a conserva do frescor, aroma e sabor de óleos essenciais da pimenta até a extração do último grão do sal marinho, muito usado na elaboração de pratos da cozinha macrobiótica. Sem contar que dão um charme no ambiente, não é?

Pilão

De origem africana, o pilão é utilizado há muitos séculos para moer, triturar, amassar, e resumindo, pilar os alimentos e transformá-los em algo novo.

Na nossa rotina, o pilão pode ser um grande aliado da criatividade. Além de ser um objeto decorativo na cozinha, talvez seja o instrumento que falta para que seus temperos se tornem mais saborosos e elaborados.

Lixeira

Outro aspecto muito importante da cozinha é a limpeza. Por isso, ter por perto uma lixeira é fundamental, visto que a todo instante é preciso eliminar resíduos como sobras, cascas etc. Os melhores modelos de lixeiras são aquelas com pedal, pois são mais higiênicas e feitas com aço inox.

A importância da organização

Agora que você já conhece os principais acessórios de cozinha que deve ter, também deve saber como a organização do ambiente faz toda a diferença, certo? Contudo, manter a cozinha bem organizada é um desafio para você?

A verdade é que quando temos mais espaço é bem mais fácil manter tudo no seu devido lugar e deixar os ambientes em ordem. Porém, com alguns cuidados pensados justamente para a organização da cozinha — que valem tanto para ambientes grandes quanto para cozinhas pequenas —, é possível conservar um ambiente mais organizado.

No entanto, se a organização for mesmo um problema para você, com as dicas que daremos de como arrumar a cozinha a seguir, tenha certeza que você a tornará muito mais prática e funcional quando precisar utilizá-la.

Guarde as louças nas prateleiras ou gavetas com escorredores

acessórios de cozinha e organização utilizando prateleiras

Uma dica simples para organizar a louça nas prateleiras e gavetas é usar bandejas, cestos organizadores, caixas e até mesmo escorredores próprios para louças. Isso é uma solução excelente para otimizar os espaços dentro do armário.

Por exemplo, os escorredores de louça são uma opção maravilhosa para manter organizadas as tampas de potes plásticos que normalmente ficam bagunçadas e empilhadas de qualquer jeito dentro do armário, ocupando muito mais espaço do que deveriam.

Faça uso de nichos

Muitos armários não são equipados com divisórias nas gavetas, mas, se você quer saber como mantê-los em ordem e como organizar uma cozinha pequena, basta utilizar nichos.

Com eles você consegue otimizar os espaços dos armários e gavetas de talheres, por exemplo, além de deixar os acessórios de cozinha mais visíveis. Se você tiver espaço nas paredes do seu ambiente, também pode pendurá-los e ganhar ainda mais espaço para guardar os objetos, além de contribuir com a decoração do ambiente. 

Acostume-se com etiquetagens

Outro jeito simples e bonito de organizar a sua cozinha é colocando etiquetas nos potes de mantimentos, cestos e caixas organizadoras. Sem falar que, com tudo devidamente identificado, fica bem mais fácil de encontrar o que você precisa quando for cozinhar!

Por fim, as etiquetas ficam lindas na decoração da cozinha e existem diversos modelos disponíveis para download gratuito na internet, ou seja, você não precisa nem gastar com isso. Porém, caso queira algo mais personalizado, não se preocupe: há também diversas lojas que fazem etiquetas únicas de acordo com o seu desejo.

Pendure os objetos mais usados

Os itens mais usados na cozinha como panelas, frigideiras, conchas, escumadeiras, avental, entre outros devem ficar pendurados em armações instaladas na parte de fora dos armários ou em alguma parede. O importante é que fiquem seguro e ao alcance das mãos.

Outra boa ideia para otimizar o espaço na cozinha é fixar ganchos nas prateleiras do armário para pendurar suas xícaras e canecas. Dessa forma, você decora e organiza o ambiente ao mesmo tempo! Também é possível usar ganchos menores para apoiar medidores, peneiras etc.

Organize temperos e cereais em potes dentro do armário

acessórios de cozinha: potes organizados dentro do armário

Faça uso dos conjuntos de potes de vidro ou acrílico mencionados para organizar temperos, mantimentos e cereais dentro do armário da cozinha. Com eles, você consegue deixar a organização bem padronizada, e tudo fica bonito, com a aparência de arrumação mesmo.

Caso você tenha prateleiras para expor tudo isso, melhor ainda! O ponto mais importante dessa ideia é que facilita muito a rotina: passa a ser bem mais fácil encontrar o que você procura.

Qualidade é tudo

Nas lojas de utilidades domésticas, as prateleiras estão cheias de acessórios de cozinha com os mais inusitados e práticos designs. Com tantas opções no mercado, é difícil não cair na tentação e comprar as peças mais baratas para talvez poder comprar mais. No entanto, o mais barato pode sair muito caro.

Portanto, é preciso verificar alguns aspectos como: as facas ficam cegas com rapidez ou mantêm o fio por muito tempo? E as panelas? São aquelas fininhas e mais baratas, que amassam facilmente? Comprar produtos de qualidade é um dos princípios fundamentais para quem tem amor por cozinhar.

Por isso, quando você for investir, recomendamos a aquisição de produtos duráveis, que sejam de muita qualidade. Afinal, se forem bem conservados, acompanharão você por um bom tempo. Por exemplo, frigideira e panelas de ferro fundido ou inox são um pouco mais caras, mas duram muito mais.

Por fim, não importa se você vai preparar um ovo frito ou a receita de um clássico foie gras. Ninguém faz nada sem os acessórios de cozinha certos. Alguns dos itens básicos são uma frigideira, uma boa panela e uma faca afiada. Contudo, é preciso contar com outros equipamentos para ter uma cozinha completa.

Então, é muito comum que apareçam dúvidas no momento de organizar um espaço para cozinhar. Afinal, a cozinha, como comentamos, além de funcional, se tornou um espaço moderno, onde os amigos e a família se reúnem para bater um papo e preparar uma refeição.

Atualmente, o espaço culinário precisa ser prático e também ter um charme. Diante disso, grandes grifes apresentam peças belíssimas de acessórios de cozinha com designs arrojados para embelezar sua casa e ficarem expostas, e não guardadas no fundo do armário.

Se este guia ajudou você a ficar por dentro dos acessórios de cozinha que não podem faltar na sua casa, visite agora mesmo o site da La Ville. Nossos produtos são desenvolvidos com charme, qualidade e cuidado de sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *