festa ao ar livre com a família

Fazer uma festa ao ar livre pode ser a melhor maneira de comemorar um momento especial com quem você mais ama. E não são apenas aniversários que podem ser realizados nesses espaços, pois celebrações de noivados e até de casamento ficam ótimas nesse ambiente.

Para que tudo dê certo, o que é preciso elaborar um bom planejamento. No caso do enlace, montar a lista de presentes é só o primeiro passo, pois é necessário se preparar para diversas situações. Mas, com as dicas adequadas, dá para garantir que tudo saia corretamente.

Na sequência, veja 7 coisas que não podem faltar ao planejar uma festa ao livre e consiga os melhores resultados!

1. Tema bem definido

Você sabia que nem toda comemoração desse tipo tem o mesmo tema? Não é porque a celebração é feita ao ar livre que ela tem que trazer uma proposta rústica. Na verdade, há muitas escolhas para fazer e criar algo incrível para cada momento.

Vamos considerar o casamento. Quando essa festa é realizada na praia, pode ter um toque casual ou romântico, por exemplo. Já se for no campo, tem a chance de ser rústico, aconchegante ou até clássico. Uma comemoração de noivado, por outro lado, pode ser temática e até divertida.

O importante é começar com uma definição clara de qual vai ser a mensagem transmitida nessa realização. Pense nas sensações desejadas para cada celebração e, a partir disso, defina quais devem ser as escolhas!

2. Decoração completa

Com o tema decidido, é hora de partir para a decoração da festa ao ar livre. É preciso se preocupar com alguns elementos visuais, como os móveis que serão usados, as flores e até o uso de tecidos.

Para criar algo harmônico, pense nas cores que combinam com a proposta desejada e que ficam melhores nesse ambiente externo. Além disso, é fundamental escolher estampas e padrões que combinem com esses tons.

Não se esqueça de que também é indispensável avaliar todos os elementos de mesa, tanto a de doces e sobremesas, quanto a dos convidados, se for o caso. Considere, por exemplo, os candelabros e as velas, bem como os vasos, centros de mesa e itens que ajudam a compor o visual.

Ainda é necessário pensar na decoração específica das mesas, como com o uso de toalha, sousplat ou jogo americano. Desse jeito, você consegue criar o visual certo para garantir um toque muito mais bonito para a sua realização.

3. Utensílios práticos

Além de bonitas, as mesas e os demais espaços do ambiente devem ser práticos. Especialmente ao falar de comida, é preciso contar com utensílios e que facilitam e favorecem a experiência dos diversos convidados.

Entre os elementos necessários, estão:

A necessidade varia com o cardápio e com a forma de servir cada opção. Assim, pense nas características específicas da sua festa ao ar livre para decidir o que deve estar presente nessa celebração!

 

festa ao ar livre com os amigos de dia

 

4. Cardápio adequado

E, já que o assunto é comida, é essencial planejar o menu com bastante cuidado. O fato de ser ao ar livre, normalmente, direciona as escolhas para comidas práticas, como petiscos, canapés e outras finger foods. No entanto, se quiser algo clássico, também dá para apostar em um buffet completo.

Ao selecionar os sabores, cuide para contemplar todos os convidados. Ter pratos veganos ou vegetarianos é uma excelente alternativa. Se tiver convidados com alguma alergia ou exigência especial, não deixe de pensar neles ao montar o menu.

Em relação às bebidas, é possível investir em opções como vinho branco e/ou tinto, cerveja e chope, drinks alcoólicos e alternativas sem álcool. Água e sucos, por exemplo, são escolhas que atendem a todos os gostos.

Não se esqueça de que, por se tratar de um ambiente externo, é fundamental cuidar da proteção dos alimentos e das bebidas. Garanta que os pratos sensíveis fiquem resfriados e que os quentes tenham a fonte certa de calor. Quanto às bebidas, elas devem ser geladas para que ofereçam uma boa experiência.

5. Conforto para os convidados

O que também não pode faltar é o conforto e o bem-estar para todos os convidados. Por isso, você deve pensar em formas de garantir essas condições, em todos os espaços e momentos da celebração.

É importante ter mesas e cadeiras para todos os convidados, no caso de comemorações com algumas horas de duração ou com buffet completo. Se preferir, também é possível criar lounges e áreas para que todos possam se divertir.

Transforme o ambiente em algo muito acolhedor e que garanta a boa experiência das pessoas. Oferecer sapatos confortáveis, como chinelos, como lembrancinhas deixa todo mundo mais à vontade, por exemplo.

Considere, ainda, a climatização, para que ninguém passe frio ou calor enquanto aproveita esse momento especial da sua vida — mas sobre o clima falaremos adiante.

6. Iluminação e sonorização

Não é porque se trata de uma festa ao ar livre que é necessário se limitar à iluminação natural. Na verdade, é bastante positivo ter um projeto de iluminação para celebrações que entram pela tarde ou mesmo chegam à noite. Ainda que, em parte do período, você aproveite a luz do dia, no restante é indispensável ter o apoio de luzes.

As velas e tochas produzem chama natural e que deixam tudo mais acolhedor. Também dá para investir em cordões de luzes (o famoso pisca-pisca) e em lanternas do tipo oriental. Se quiser dar um toque diferente para a pista de dança, luzes coloridas são bem-vindas.

Por falar nessa animação, cuide da sonorização. Ter uma banda ou um DJ para tocar as melhores músicas é essencial para animar e entreter os convidados. Ainda que não queira ter uma pista de dança, o som ambiente deve ser pensado com bastante carinho.

 

festa ao ar livre com os amigos à noite

 

7. Plano contra imprevistos e clima

Um dos maiores desafios da festa ao ar livre é a natureza. Ao mesmo tempo em que ela dá um charme único à celebração, também é responsável por causar alguns imprevistos. Mesmo ao analisar o clima previamente, talvez você encare chuva, vento ou muito sol. É importante se preparar corretamente!

No caso do calor intenso, pense em espaços com uma boa sombra e até em tendas e guarda-sol para proteger os convidados. Se o problema for a chuva e o vento, aproveitar a área coberta é a melhor saída. Uma estrutura do tipo estufa, inclusive, permite explorar o visual, sem ter que encarar os problemas climáticos.

Monte um plano B para executar caso o tempo não colabore como o previsto e evite aborrecimentos!

Com esses itens que não devem faltar, fazer uma festa ao ar livre deixa de ser um desafio. Basta cuidar de cada um desses elementos para planejar um evento inesquecível!

E se quiser muitas outras dicas e inspirações para a sua organização, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *