cores certas para não cometer erros de decoração

Pessoas que sempre recebem amigos e parentes para confraternizações em casa costumam ser mais preocupadas com o clima e a decoração do espaço e gostam de ter tudo sempre impecável, não é mesmo? Por isso, cometer erros de decoração está fora de questão!

Quem gosta de cuidar da casa da melhor maneira possível costuma estar sempre buscando informações sobre as últimas tendências nesses assuntos. Mas, para não cometer erros é fundamental estar atento a alguns aspectos bem importantes na hora de decorar a casa.

Pensando nisso, listamos os erros mais comuns que você não pode cometer ao decorar a sua casa, já que simples detalhes podem comprometer todo o visual da residência. Continue a leitura e confira!

1. Ignorar proporções

Quando o assunto é decoração, considerar as proporções é um requisito indispensável para alcançar os resultados idealizados. Compreenda que ao comprar móveis e adquirir objetos decorativos é fundamental saber com antecedência se eles possuem uma dimensão proporcional ao espaço que vão ocupar. Essa cautela prévia evitará trocas e maiores aborrecimentos na hora de organizar o espaço como um todo.

Saiba que o mesmo cuidado deve ser tomado na escolha das cortinas, que precisam estar em equilíbrio com o ambiente e, por esse motivo, não devem ser nem muito longas, nem muito curtas.

Outro item que requer zelo na hora de ser escolhido são os tapetes — que precisam ter medidas proporcionais aos móveis e não podem terminar antes do sofá, por exemplo. Entenda que eles são utilizados na decoração para delimitar os espaços e, por esse motivo, precisam ter suas proporções alinhadas ao tamanho dos móveis utilizados em cada setor da casa.

2. Esquecer de considerar a circulação

Por falar em proporções e espaços, é imprescindível considerar o espaço de circulação de pessoas nos ambientes que serão decorados. Por mais bonitos e sofisticados que sejam os móveis e objetos de ornamentação escolhidos, se não existir espaço suficiente para as pessoas transitarem sem esbarrar em nenhum desses elementos, toda a decoração estará comprometida.

Pior que isso, o efeito obtido será totalmente contrário ao desejado — já que a sensação transmitida será de excesso e exagero. Por essa razão, meça o tamanho do ambiente e o tamanho dos móveis que deseja comprar antes de tomar qualquer decisão.

3. Encher os ambientes de objetos

Uma vez que estamos abordando os pecados cometidos na hora de decorar a casa, é muito importante observar a questão dos excessos, já mencionada anteriormente.

Para que os ambientes possam ter uma certa leveza e um clima aconchegante, é muito importante não encher os espaços com muitos objetos e enfeites. Por mais que você ame fotografias ou um determinado item, não convém exceder os limites do bom senso e transformar a casa em um verdadeiro brechó desses itens.

Muitos porta-retratos ou muitos enfeites do mesmo objeto, por exemplo, com certeza cansarão o olhar e comprometerão a beleza da decoração do ambiente por inteiro.

4. Temer o uso das cores e exagerar na neutralidade

Muitas pessoas temem tanto os excessos que acreditam que devem ser minimalistas ao extremo — até mesmo no uso das cores. Claro que a tendência minimalista na decoração é muito elegante, mas mesmo esse estilo é receptivo a pitadas de cores em determinados objetos de decoração.

Almofadas, mantas, tapetes e enfeites além dos quadros podem — e devem — trazer um pouco de cor aos espaços decorados com tons muito claros e neutros. Isso porque, sem o uso das cores, esses ambientes podem ficar excessivamente frios e impessoais.

5. Seguir todas as tendências de estilo

O ramo de decoração, assim como a moda, frequentemente lança tendências que começam a ser massivamente divulgadas em lojas, revistas, na internet e até mesmo nas novelas e não há mal nenhum em adotar uma ou outra tendência do momento na decoração da casa.

O grande problema começa quando, na tentativa de abraçar tudo que há de mais novo no mercado, a residência perde a identidade do seu dono e passa a ser um mix desconexo de todas as novidades que estão fazendo sucesso naquele período.

Para não cair nesse erro, procure adquirir elementos que possam se integrar ao estilo de decoração já existente e não esqueça de sempre dar preferência para peças mais neutras com um toque atemporal. Desse jeito, a decoração da sua casa ficará linda do jeito que você sempre sonhou.

6. Descuidar da decoração da varanda

A varanda é mais um cômodo da casa e, por isso, merece a mesma atenção e cuidados que os demais ambientes. Porém, é muito comum que esse espaço seja esquecido e não receba nenhuma decoração especial.

Evite cometer esse erro, pois com a decoração certa para a varanda, você ganha mais um espaço que pode ser bastante utilizado, principalmente em almoços e jantares com os amigos e familiares.

Para uma decoração linda, aposte em cadeiras confortáveis e um projeto paisagístico que possa trazer mais conforto e beleza ao espaço. Alguns spots de luz bem posicionados e uma mesa de centro complementam esse setor sem complicações ou gastos excessivos.

7. Apostar em móveis estilosos, mas desconfortáveis

Não caia na tentação de comprar móveis de designers famosos sem antes analisar de perto a funcionalidade deles. Nem sempre beleza e conforto andam juntos e ninguém vai querer investir rios de dinheiros em móveis assinados que sejam extremamente desconfortáveis e que não atendam aos pressupostos básicos para o qual foram feitos.

Mesmo que seus olhos brilhem ao imaginar essa peça na sua residência, fuja dessa armadilha e escolha itens que reúnam beleza, estilo e funcionalidade em uma única peça. Essa deve ser a meta no momento de escolher a mobília, pois ao seguir essa dica infalível você não corre o risco de errar!

Como demonstramos, decorar um ambiente não uma tarefa muito simples — ao contrário, pode ser bastante complicada. Por isso, é essencial ficar atento as nossas dicas. Lembre-se que ao decorar é importante visualizar o ambiente como um todo e, para isso, é necessário fazer um bom planejamento para alcançar o resultado desejado.

Agora que você já conhece os principais erros de decoração que você não pode cometer na sua casa, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Comments (1)

  1. Ótimo !gostei das dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This