um exemplo: melhor panela de pressão

A panela de pressão é um utensílio imprescindível no preparo de alguns alimentos — determinados pratos só podem ser elaborados com a sua ajuda. De fato, ela prepara alimentos rapidamente e pode representar muita economia de gás e tempo. Mas será que você sabe qual é a melhor panela de pressão?

Diante de tantos modelos no mercado, fica até difícil saber qual é a melhor opção. Sendo assim, vamos relacionar algumas dicas que podem ajudar você a comprar esse utensílio que não pode faltar na sua cozinha!

Continue a leitura e veja, neste post, como escolher a panela de pressão ideal para as suas necessidades!

História da panela de pressão

A baixa pressão atmosférica existente nas montanhas, quando comparada ao nível do mar, tinha como resultado a diminuição do ponto de ebulição da água, causando dificuldades no cozimento dos alimentos.

Diante disso, surgiu a necessidade de criar uma forma mais rápida de preparar as refeições, igualando em altas altitudes a mesma pressão atmosférica existente nas baixas. Foi assim que concluíram que seria necessário criar panelas com condições de fervura a 100 graus ou mais. Porém, para isso, teriam que criar uma variedade que fosse completamente vedada.

Foi assim que, em 1679, o físico francês Denis Papi inventou um utensílio que, segundo as suas próprias palavras, “amolecia os ossos e cozinhava rapidamente as carnes mais duras”. Surgiu, então, o nome de “digestor” ou “marmita de Papin”.

Diante disso, foi criado um recipiente de ferro fundido. A sua tampa continha uma válvula de segurança que o fechava hermeticamente. Na verdade, o invento foi um sucesso, visto que a pressão criada pelo vapor de água aumentava o grau de ebulição. A válvula, por sua vez, tinha a função de assegurar a saída de vapor em excesso, mantendo a pressão nivelada.

Sendo assim, os alimentos, principalmente os mais difíceis de cozinhar, como carne e feijão, eram preparados de maneira mais rápida.

Benefícios da panela de pressão

Confira as principais vantagens de cozinhar em uma panela de pressão!

  • economiza tempo: em uma panela normal, você leva para cerca de 3 a 4 horas para cozinhar alguns quilos de carne bovina. Com uma boa panela de pressão, você reduz esse tempo em cerca de 70%;
  • tem segurança: ter medo de uma panela de pressão faz parte do passado. Os modelos atuais garantem bastante segurança. Além disso, contam com pegadores que se mantêm frios, garantindo mais conforto para quem a utiliza;
  • alimentos com mais sabor: a panela de pressão ajuda a manter o sabor e teor nutritivo dos alimentos, bem como o aspecto físico, mantendo a textura e a cor natural;
  • economia de espaço: a funcionalidade de multi função faz com que haja economia de espaço. Alguns modelos, além da função de panela de pressão, são também panela de arroz e de cozimento lento.

Dicas para escolher a melhor panela de pressão

Para que você não erre na escolha de sua panela de pressão, alguns fatores devem ser observados de acordo com as suas preferências. Confira!

1. Fique de olho nas novidades

Antes de escolher o seu modelo preferido, verifique se não há novidades que podem ser bem atrativas.

2. Verifique o material

A panela de pressão pode ser feita de inox ou alumínio. A de inox é mais resistente, mais durável, não oxida e distribui melhor o calor. Além disso, é uma ótima opção para quem não abre mão da máquina de lavar louça, pois pode ser lavada neste local sem qualquer problema.

As panelas de alumínio, por sua vez, apresentam aquecimento rápido e homogêneo. No entanto, ao longo do tempo e conforme o uso, elas podem ficar com manchas difíceis de serem retiradas.

Existem ainda os tipos revestidos com material antiaderente, que evita que alguns alimentos grudem no seu interior.

3. Avalie a forma de fechar

Se você tem problemas com o fechamento da panela de pressão, observar esse detalhe é importante na hora da sua compra. Existem dois tipos de fechamento de panela de pressão: interno ou externo.

O interno é aquele mais comum e que muitas pessoas têm receio. Já o externo é mais simples, encaixa-se mais facilmente, sendo mais fácil de abrir e fechar. O fechamento externo tem outro benefício relevante: acelera o tempo de cozimento.

4. Verifique a capacidade da panela

A capacidade das panelas de pressão pode variar de 3 a 6 litros, em média. O ideal é que você tenha em mente qual é o tamanho ideal para os preparos que costuma fazer.

5. Olhe os recursos extras

Além dos itens obrigatórios pelo Inmetro, existem outros que merecem atenção por representarem mais segurança e conforto para o usuário. Exemplo disso são os dispositivos extras para garantir que estão bem fechadas e evitar acidentes, como janelas, válvula e travas. Existem itens com até cinco sistemas de segurança.

Outro recurso extra muito útil é o indicador de pressão — ele indica o momento certo para abrir a panela.

O sistema de descompressão é muito útil e está disponível em algumas panelas. Ele permite retirar a pressão interna, sem que sejam necessários os truques de colocar a panela embaixo da torneira ou ficar levantando a válvula.

Tipos de panela de pressão

Panela de pressão com visor

Ela permite a visualização do preparo, evitando o risco de queimaduras. Isso porque conta com um visor de vidro temperado que suporta altas temperaturas, choque térmico e impactos. O modelo vem com uma haste para auxiliar na limpeza dos orifícios do pino e da válvula de funcionamento.

Panela de pressão elétrica

Esse tipo de panela de pressão conta com mais segurança que os modelos tradicionais, visto que tem um controle interno de temperatura com timer inteligente. O tempo de cozimento é regulado e só é ativado quando inicia a pressão.

A sua tampa tem um travamento de segurança que impede que a panela se abra enquanto estiver com pressão. O recipiente de cozimento é removível — o que facilita a limpeza. Apresenta também válvula de controle de pressão e medidor de volume externo.

Panela de pressão com medidor de água interno

Fabricada em aço inox, esse modelo não solta resíduos nos alimentos. Conta com um fundo triplo que distribui o calor uniformemente. Excelente para quem é inseguro com panela de pressão, pois conta com 5 dispositivos de segurança. A panela vem com uma função a mais, que é cozinhar alimentos no vapor.

Então, animou-se para comprar a melhor panela de pressão? São modelos incríveis, não é mesmo? Na La Ville, é possível encontrar vários utensílios domésticos que vão deixar a sua casa super equipada! Faça-nos uma visita!

Gostou deste post? Viu como a panela de pressão é uma invenção bem útil? Confira esse e outros itens no nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This