casal comemorando dia dos namorados em jantar romântico

Fazer um jantar romântico em casa para comemorar o Dia dos Namorados é a melhor forma de lembrar os bons momentos regados de intimidade e romantismo. Para que o prazer seja completo, todos os detalhes são importantes, desde a comida até a iluminação do lugar.

Trata-se da opção perfeita para a comemoração de um dia especial, que pode ganhar elementos ainda mais sedutores. Além disso, fazer um jantar em casa evita que o casal enfrente grandes filas, garanta boa comida à mesa e ainda desfrute de todo o aconchego que o lar oferece, afinal, organizar um evento caseiro permite que vocês operem a trilha sonora e troquem mimos íntimos sem preocupações.

A ocasião, no entanto, deve trazer alguma coisa a mais, um toque diferente para fazer daquela noite um momento inesquecível. Confira, neste post, como organizar a casa para fazer um jantar romântico impecável, cheio de bom gosto e criatividade!

Elabore um cardápio com capricho

O carro-chefe deste evento pessoal é o primeiro item que deve ser pensado, a fim de nortear a escolha de todos os outros elementos. Leve em consideração a época fria de junho e opte por pratos que combinem com o inverno. Considere também a praticidade, já que a comida não pode tomar todo o tempo do casal. Utilizar ingredientes afrodisíacos é uma dica preciosa para esquentar a noite.

Tente oferecer um menu completo, com entrada, salada e uma sobremesa caprichada. Uma opção bastante utilizada de entrada é a Bruschetta, o antepasto de origem italiana feito com pão torrado em formato “sanduíche aberto”. A Bruschetta pode ter vários sabores, é superfácil de fazer e leva pouquíssimo tempo! Além disso, ela é leve (dependendo dos ingredientes, é claro) e não costuma “pesar” ao ponto de as pessoas não conseguirem aproveitar o prato principal!

Já para o prato principal, uma dica é preparar um risoto bem gostoso, já que a receita não é muito complexa de ser preparada, suja pouquíssimas louças (porque não precisa de qualquer outro acompanhamento), pode ser supernutritivo e pouco calórico.

Na sobremesa, o ideal é apostar nas receitas com frutas, que são leves e deixam o visual muito mais bonito e romântico. Morango com chocolate, por exemplo, é uma ótima pedida!

Agradar a parceira ou o parceiro com seu prato favorito também vale. O que deve ser evitado são comidas pesadas ou que possam causar mal-estar. Caso pense em algum ingrediente novo, não hesite em perguntar antes pelo gosto ou intolerância da pessoa.

Complete o menu com bebidas especiais

jantar romântico em casa menu de bebidas

O vinho tinto é a bebida mais apreciada nos jantares românticos. Para fazer bonito, escolha um bom rótulo italiano, argentino ou francês, mas é importante que ele seja um pouco mais suave e com um teor alcoólico menor para que a noite não termine antes da hora. O francês Pinot Noir da Borgonha costuma fazer muito sucesso nessas ocasiões, porque é leve e saboroso na medida certa.

O ideal é que não sejam escolhidos aqueles vinhos muito secos, que “amargam” na boca, porque, além de não deixarem um gosto muito bom, costumam ser mais potentes e ter um poder inebriante mais alto.

Além disso, é importante saber harmonizar o vinho com o prato a ser servido. No caso do exemplo dos risotos, tudo vai depender dos ingredientes acrescentados. Um risoto de legumes ou queijos combina muito com um Chardonnay. Já um que contenha carnes suínas, bovinas ou cogumelos harmoniza muito bem com Pinot Noir. Se não quiser errar, a dica é ir de vinho rosé, já que ele combina com quase todos os risotos.

Caso o menu seja outro, é interessante pesquisar e conhecer as opções de harmonização, além de procurar ajuda especializada ou conferir um menu completo em blogs culinários.

Outras opções de bebidas para quem quer variar são as cervejas artesanais, o vinho rosé brut e o espumante — que apesar de ser servido gelado traz muito romantismo. Além dos alcoólicos, é bom incluir no menu água mineral com e sem gás para ajudar na degustação do jantar.

Uma vez escolhido o acompanhamento, sirva cada bebida em taças específicas para seus respectivos tipos. Além de potencializarem o gosto do líquido, elas ajudam a ornar a mesa, ao criar uma composição mais sofisticada. Lembre-se de que para cada uva há uma taça própria, por isso, não deixe de consultar uma fonte segura.

Invista na trilha sonora

Uma das largas vantagens de comemorações caseiras é poder fazer a trilha sonora da sua vida, fugindo de possíveis inconvenientes, como escutar aquilo que não é agradável em noites tão particulares. Para não deixar que isso aconteça em casa, prepare as músicas com antecedência, sem deixar para a última hora.

Uma boa dica é juntar as preferências do casal em uma playlist, que pode ficar tocando durante toda a noite. Aplicativos como o Spotify oferecem rádios temáticas, que trazem um clima diferente e proporcionam descobertas sem grandes surpresas.

A moda do vinil voltou com tudo e, caso tenha uma vitrola em casa, este é o momento ideal para usá-la. O jazz, o folk e a música popular brasileira são opções interessantes para o jantar romântico. Separe antes os discos que mais agradam e deixe-os perto do aparelho.

Crie uma iluminação digna de um jantar romântico

Item muito importante, a iluminação não deve ser esquecida. Prefira sempre as luzes indiretas, as quais podem ser tanto spots discretos quanto luminárias e abajures.

Velas

Há quem não dispense o tradicional “jantar à luz de velas”, com diversas opções criativas e encantadoras no mercado. É possível, utilizá-las em diversos locais, como em cima da mesa, em bancadas, no chão (fazendo um caminho)… as possibilidades são inúmeras! Além do apelo estético, muitos delas são aromáticas e possuem uma ação afrodisíaca, o que ajuda a “apimentar” ainda mais a ocasião! Uma dica: aposte nas fragrâncias de canela e baunilha! É tiro e queda para uma noite memorável!

No entanto, é preciso ter cuidado! As velas ainda são uma das maiores causadoras de incêndios em residências, por isso, é preciso tomar alguns cuidados, como:

  • deixá-las sempre em um local visível;
  • evitar que queimem muito próximas umas das outras;
  • manter os suportes limpos e em bom estado;
  • não acendê-las em locais com muita corrente de ar;
  • certificar-se de que o pavio esteja centralizado;
  • assegurar-se de que não haja nenhum material inflamável aos arredores.

Luzes coloridas

Mesmo que você opte pela luz de velas, o ideal é ter também uma luz auxiliar. Esqueça as luzes gerais e frias, geralmente brancas. Para deixar o cômodo bem quentinho deve-se usar luzes amarelas. Um detalhe muito charmoso é colocar uma luz colorida em um abajur, localizado no canto da sala. Ela fica ainda mais linda direcionada para plantas, folhagens e flores.

Pisca pisca

jantar romântico em casa ideias criativas

As luzinhas também são uma ótima pedida, já que há muito deixaram de ser usadas somente como decoração natalina e passaram a enfeitar diversos cômodos, o ano todo. Uma dica bem romântica e que cria uma cima mega especial para um jantar é pendurá-las em uma cortina próximo à mesa de jantar.

Além disso, certifique-se também de que os outros cômodos também vão receber luzes incidentais, como o banheiro e o quarto. Deixe tudo preparado para não precisar interromper o clima do romance no meio da noite.

Faça uma mesa impecável

jantar romântico em casa mesa La Ville

O conjunto de louça escolhido para o jantar é essencial para trazer o clima que deseja. Comece verificando as travessas necessárias de acordo com o cardápio e, assim, vá montando o resto.

Na mesa, comece com os itens do jantar propriamente dito para depois trazer a louça da sobremesa.

É obrigatório usar sousplatrechaud e balde com gelo? De jeito nenhum. Na noite dos namorados, o que vale é a criatividade aliada ao bom gosto. Como é um jantar informal, a etiqueta pode dar lugar aos itens preferidos do casal, como uma toalha de mesa da família, um bowl comprado durante uma viagem e outros objetos marcantes.

A mesa deve trazer elementos que contemplem todos os pratos servidos, com exceção da sobremesa. Por isso, talheres e taças adequados são muito importantes.

É importante também se certificar de que todos os itens estejam à mão, assim não será preciso interromper o jantar pegar algo que ficou faltando. Então, não se esqueça de colocar na mesa tudo o que será necessário, como guardanapos, saleiros, açucareiros, molhos, entre ouros.

Ah, não podemos nos esquecer de mencionar as flores, que dão o toque final em qualquer decoração romântica! Para que deem ainda mais o efeito desejado, é fundamental que elas harmonizem com a decoração no geral. Por exemplo, se você decorou todo o ambiente com objetos em tons de dourado, não teria nada a ver colocar rosas vermelhas na mesa, não é mesmo? O ideal, nesse caso, seriam flores brancas e delicadas, como lírios-do-vale ou, até mesmo, tulipas amarelas!

Traga algo diferente para a ocasião

jantar romântico em casa ideias criativas

Em uma noite de celebração não pode faltar uma surpresa, não é mesmo? O toque pode vir na decoração, por exemplo, ao utilizar bombons de verdade para ornar a mesa ou mesmo os cantos da sala e da cozinha. Outro jeito de inovar é decorar o ambiente com ornamentos feitos de biscuit comestível, que podem ser de vários formatos, cores e tamanhos!

Quem não dispensa o presente pode entregá-lo depois da sobremesa ou colocá-lo sobre o prato da pessoa amada, antes que comecem a jantar. Seja qual for o momento escolhido, o mimo certamente vai trazer mais amor para a noite.

O jantar romântico em casa é a oportunidade de celebrar os momentos do casal de forma leve, amorosa e festiva. Não deixe de preparar cada pormenor para desfrutar ao máximo esses instantes com o parceiro ou a parceira.

E então, gostou deste artigo? Se está pensando em anunciar o casamento, não deixe de aproveitar a ocasião para pensar em modos criativos de como contar para todo mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *