cozinha com decoração retrô

O estilo retrô faz a cabeça e encanta muita gente. Algumas pessoas gostam de experimentar a estética “de volta ao passado” até mesmo em seu estilo de vida.  E não é incomum aquela sensação de ter “nascido na época errada”. Esse é o seu caso? Mesmo que não seja, pode-se dizer que, se chegou até este post, é porque a decoração retrô de alguma maneira atrai e cativa você, certo?

Isso é muito fácil de explicar. Afinal, a decoração retrô impressiona e é indicada para qualquer tipo de ambiente, deixa os espaços mais harmoniosos e cheios de estilo. Se você acredita que investir nesse tipo de decoração é uma tarefa complicada, elaboramos este post para ajudar você a pensar diferente.

Com as orientações adequadas, você terá mais conhecimento a respeito do estilo retrô e poderá brincar com seu uso e suas particularidades. Confira!

O estilo retrô na decoração

O retrô é um estilo de decoração dinâmico, bastante influenciado pelas décadas de 1950, 60 e 70. Reúne características visualmente impactantes, que podem impressionar até a quem não gosta dessa proposta. A decoração retrô abusa das linhas retas e tem um ar de sofisticação. A mobília é um pouco mais baixa e alongada, mas normalmente as cadeiras e mesas trazem as pernas longilíneas e pontiagudas. Os sofás são mais compridos; e as poltronas, arredondadas.

A cor é um ponto marcante na decoração retrô. Costuma ser um toque ousado e é comum optar pelas tonalidades mais fortes, acentuadas e ao mesmo tempo sóbrias, como o vermelho, azul, lilás, o verde e o rosa. Um toque de preto e branco (sobretudo no piso), em meio a tudo isso, não será demais.

As cores neutras também são uma boa pedida. Caso a ideia seja montar um ambiente menos ousado, pode-se utilizar o bege, branco, creme e a cor crua. O retrô traz uma releitura dos móveis e objetos que já foram “moda” em outras épocas, mas que ainda são produzidos.

A decoração retrô na sua cozinha

Você certamente já viu alguma foto de uma cozinha inspirada na década de 50 ou 60. O principal item que representa esse estilo é a geladeira. O refrigerador em estilo retrô aposta nos tons vibrantes, como vermelho, laranja ou amarelo, e pode ser combinado com as paredes no mesmo tom. Vai bem ainda com os demais eletrodomésticos, que podem ser igualmente coloridos.

Essa combinação certamente deixará a cozinha mais divertida. O piso pode remeter às lanchonetes dos anos 50, com o quadriculado em preto e branco, outra marca muito forte do estilo nesse ambiente.

Um quarto que remete ao passado sem perder o estilo

O quarto é uma área de descanso e aconchego, que ao mesmo tempo reflete muito a personalidade de quem usa esse cômodo. Portanto, os detalhes retrô devem estar balanceados, respeitando essas questões.

Alguns itens podem auxiliar você na decoração retrô do seu quarto. Por exemplo, aposte em almofadas de crochê para decorar a cama ou a poltrona. As mantas de patchwork são uma boa opção para complementar o estilo. Por falar em cama, ela pode ter os pés de madeira alongados, conhecidos como “pés de palito”.

O papel de parede certamente é outro detalhe incrível para garantir que o seu quarto esteja por dentro da decoração retrô. A padronagem pode ser floral, geométrica, com listras, bolas ou mesmo ilustrações de objetos que remetam à época, como as máquinas fotográficas, telefones e as bicicletas.

Ainda para decorar as paredes, você pode contar com os pôsteres ou quadrinhos que façam referência àquelas épocas. Caso você seja fã de alguma personalidade que marcou essas décadas, pode ser o momento de utilizar a figura dela para decorar o quarto. Você pode usar ainda alguns objetos para finalizar a decoração, como telefones antigos, relógios ou mesmo uma máquina de escrever.

O banheiro retrô pode ser uma boa ideia

Não podemos deixar a decoração do banheiro de lado, não é mesmo? Uma das primeiras dicas é pensar nas paredes. A “meia parede” era tendência na época, portanto você pode utilizar uma cor ou revestimento de madeira do rodapé até a metade dela e se valer de um papel de parede diferente, colocando-o do meio até o teto.

O piso pode seguir o estilo quadriculado proposto para a cozinha, porém com desenhos menores. As bolinhas também são uma boa sugestão. Caso a ideia seja garantir um banheiro mais aconchegante, você pode utilizar o piso de madeira. Mas vale destacar que é preciso escolher um material com tratamento impermeável ou madeira sintética. É bom também atentar para certos cuidados, como manter o box fechado, onde exatamente se vai colocar o piso, entre outros.

Um espelho redondo (ou, pelo menos, com bordas arredondadas) sobre a pia também entrega o estilo com muito charme. Se houver espaço, não abra mão de instalar uma bela banheira branca arredondada, com pés rebuscados. Nada mais característico do que contar com esse item no seu banheiro!

Dicas de iluminação para combinar com esses ambientes

Pensar em iluminação é essencial para finalizar os seus ambientes. É ela que ajuda a destacar os pontos que merecem realce. Também confere mais aconchego e vida para os diferentes cômodos. As luminárias do tipo pendente foram as peças mais utilizadas para compor a iluminação por volta da década de 50 a 70. Podem ser usadas sozinhas ou em trio. Os pendentes ajudam a criar uma iluminação mais intimista no espaço.

A proposta é autêntica, portanto as peças podem ser coloridas e estampadas. Para a cozinha, o mais indicado é que a iluminação auxilie na preparação dos alimentos. Por isso, o pendente precisa ser mais “aberto” para que a luz se propague.

Você pode usar uma luz focal mais específica para destacar algum móvel ou elemento decorativo no seu quarto. Se a ideia for iluminar o ambiente por completo, atente para que o fio do pendente seja mais curto (no máximo com 20 cm de distância do teto).

Onde encontrar os itens de decoração retrô

É mais fácil encontrar os itens de decoração retrô em lojas especializadas. A internet pode ser a sua melhor opção. Inclusive, é conveniente informar que a loja virtual da La Ville está recheada de peças bonitas e inovadoras para a sua casa, não só neste, mas também em outros estilos maravilhosos.

Como se pode perceber, não só na decoração contemporânea é possível encontrar harmonia e bom gosto, não é mesmo? A decoração retrô pode sim causar deslumbramento, com muito charme, simplicidade e uma estética bastante singular.

E você, gostou de conhecer as dicas de decoração retrô? Deseja acrescentar alguma nova ideia ou esclarecer alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário com sugestões ou perguntas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This