formas de decorar para otimizar espaço

Ao procurar um apartamento nos dias de hoje, é comum se deparar com unidades menores, principalmente nas metrópoles. Isso se deve ao aumento da população e, para comportar o número de pessoas, os prédios são a melhor opção. Para superar essa questão, é fundamental otimizar espaço.

Contudo, na hora de explorar o tamanho limitado, logo surgem dúvidas de como otimizar espaço e ter conforto. Com alguns truques, é possível tirar máximo proveito do seu lar e dar a sensação de amplitude tão desejada.

Quer saber como aprimorar a área útil do seu apartamento? Então confira nossas 6 dicas de decoração!

1. Utilize espelhos

Além de dar um toque elegante, utilizar espelhos nos ambientes é uma ótima forma de deixar o espaço visualmente maior. Como a imagem do cômodo será duplicada, há a sensação de amplitude.

A dica é usar os espelhos com cautela e não exagerar. Posicione o item em lugares estratégicos, como atrás da mesa de jantar, por exemplo. Quanto maior for a iluminação, melhores são os efeitos.

2. Escolha móveis de tamanhos adequados

Para otimizar espaço, é essencial que as dimensões dos móveis estejam de acordo com o apartamento. Não adianta escolher um sofá de 3 lugares para receber amigos se a circulação da sala será comprometida.

Por isso, opte pelo tamanho adequado e, caso precise, lance mão das opções multiúso. As mesas dobráveis oferecem uma área para refeições, enquanto um sofá-cama recebe as visitas de maneira confortável.

Além da largura, é importante cuidar da altura dos móveis, de modo que o plano de visão do cômodo não tenha obstáculos. Isso deixa o ambiente amplo e permite a entrada de luz natural.

3. Explore a verticalização

A verticalização é uma tendência decorativa que combina com apartamentos pequenos. Nessa técnica, as paredes recebem estantes, prateleiras, suportes para bolsas, entre outros elementos. O que fica nessas áreas não ocupa espaço e agrega funcionalidade a casa.

Outra opção é usar móveis que possam ser fixados na parede, a fim de deixar o local abaixo deles livre. Um exemplo é o rack na sala de estar. A área liberada pode ser usada para guardar bancos ou puffs para acomodar os convidados.

4. Aposte nas cores claras

Em cômodos grandes, os tons escuros trazem aconchego e minimizam a sensação de vazio. Porém, em ambientes menores, elas evidenciam as dimensões.

Logo, apostar em cores claras deixa o espaço visualmente maior e iluminado. Mas não é obrigatório usar branco ou cinza em todos os elementos. A dica é apostar em uma nuance clara como base e tons vibrantes em detalhes, como objetos decorativos, almofadas e móveis.

5. Invista nos itens de armazenamento

Em apartamentos pequenos, o principal desafio é armazenar todos os pertences de maneira adequada. Como não dá para usar muitos armários, é imprescindível investir em soluções alternativas.

O primeiro passo é aproveitar os cantinhos que seriam deixados de fora do projeto e instalar móveis planejados e de canto. A verticalização também pode ajudar nesse ponto, posicionando armários pequenos nas paredes para guardar itens que não são usados com frequência, por exemplo.

Por último, invista em móveis com espaço de armazenamento, como camas no modelo box com gavetas ou baú.

6. Mantenha tudo organizado

De nada adianta escolher o tamanho adequado dos móveis, verticalizar a decoração e se atentar a cor dos cômodos se houver itens fora do lugar. A bagunça é um grande inimigo dos ambientes pequenos e compromete a otimização.

Por isso, siga o princípio: depois de usar um objeto, coloque-o de volta. Além de manter tudo organizado, é importante deixar a faxina em dia para que o seu lar fique sempre limpo.

Otimizar espaço em um apartamento pequeno é algo imprescindível para o bem-estar. Ao acertar com essas dicas, ficará fácil circular pelo imóvel e ter uma casa mais bonita e limpa.

Agora que você já sabe como otimizar espaço em imóveis menores, aproveite para conhecer o estilo retrô de decoração!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This