Decoração minimalista: veja como incorporar na sua casa

O minimalismo nasceu nos Estados Unidos em meados da década de 60, quando vários movimentos culturais e artísticos surgiram e contagiaram milhares de pessoas.

Nas artes plásticas, predominaram as formas geométricas retilíneas em equilíbrio e as repetições simétricas. Os acabamentos eram mais precisos e traziam consigo o purismo estrutural e funcional. Além disso, buscava-se a simplicidade focando apenas em elementos básicos com força de expressão.

Esse movimento se expandiu e influenciou diversos segmentos, o que acarretou o surgimento da decoração minimalista, que retrata o lema do “menos é mais” ao dispensar o uso de muitos artefatos para decorar os ambientes. Isso resulta em mais praticidade e funcionalidade para a casa.

Neste post, trouxemos algumas dicas para você incorporar a decoração minimalista na sua casa. Acompanhe este conteúdo até o fim e decida se vai adotar esse estilo na sua residência.

Siga uma paleta de cores restrita

A base de cores da decoração minimalista deve se restringir a um leque pequeno de tons. Para esse tipo de ornamentação, as cores ideais são preto, branco e cinza. Embora essas sejam as cores prediletas desse estilo, não é necessário se apegar apenas a elas.

Desse modo, você pode escolher um desse tons neutros e misturar com uma outra cor, por exemplo, branco e verde; preto e azul; cinza e roxo, entre outras combinações com as quais você pode brincar. Use a sua criatividade para combinar as suas cores prediletas.

Prefira mobiliário baixo

decoração minimalista mobiliario baixo

O mobiliário para a decoração minimalista tem as suas características próprias. Ele deve ser simples e sem muitos detalhes, uma vez que esse estilo decorativo pede uma ornamentação mais sóbria.

Nessa lógica, o design dos móveis deve ser básico. Além de investir apenas na mobília funcional, ou seja, o que é imprescindível para o cômodo, ela também deve ser baixa. Isso faz com que o ambiente siga apenas uma linha focal de visualização proposta pelo charme minimalista.

Aposte na iluminação natural

A luz natural é muito valorizada pelo estilo minimalista. Quanto mais luminosidade, mais o ambiente caracteriza esse modelo. O ideal é manter os cômodos com o maior índice de claridade possível, de preferência evitando cortinas e persianas. Em vista disso, priorize ambientes com janelas grandes. Assim, você aproveitará da luz do dia ao máximo.

A iluminação precisa expandir-se completamente pela casa. Por esse motivo, são necessários grandes vãos, além de cores neutras e claras na estrutura da casa. Caso você deseje usar cortinas e persianas, prefira as que tenham tecidos finos e muita transparência, o que também garantirá mais leveza ao ambiente.

Coloque plantas

decoração minimalista plantas

As plantas têm um lugar especial nessa decoração. Além de purificar e umidificar o ambiente, elas deixam o espaço mais leve e alegre. Em conjunto com a luz natural, o verde traz vida para casa e a deixa com uma maior sensação de aconchego.

A recomendação é dar preferência a plantas mais fáceis de serem cuidadas em casa para facilitar o dia a dia e apostar em hortinhas para as varandas.

Aposte em prateleiras e verticalização do espaço

O minimalismo abre espaço para a verticalização. Desse modo, apostar em prateleiras é uma ótima ideia. Elas organizam melhor o ambiente, o que traz mais comodidade e sensação de bem-estar tanto para os moradores quanto para os convidados.

Essas peças devem ser simples e um apresentar um design em linhas retas. Quando combinadas com quadros do mesmo formato, elas compõem o estilo minimalista perfeitamente.

Escolha bem os objetos simples

Os objetos utilizados para compor esse estilo de decoração também devem ser o mais básicos possível. Espelhos, tapetes, quadros, vasos, etc. podem ser utilizados na decoração desde que combinem com a mobília e as cores escolhidas para o ambiente.

A escolha dos objetos decorativos deve ser feita com total equilíbrio de modo a constituir um só visual, que é característico dessa tendência.

Tenha um ponto de destaque

Destacar um ponto na casa é muito importante para a decoração minimalista. Um adorno ou uma peça do mobiliário central em destaque deixa o ambiente muito mais interessante. Isso personaliza o espaço além de trazer originalidade e imponência para a decoração.

O objeto escolhido deve ser a grande estrela da decoração. Além disso, ele deve estar em harmonia com o restante das peças dispostas no ambiente. Você pode selecionar o item pela textura, cor ou material utilizado.

Use linhas retas e superfícies planas

Linhas retas e superfícies planas ditam o estilo minimalista. Mobília com acabamento em linha reta e simples sem muito exagero são prioridades nessa decoração.

Madeiras claras, pretas ou brancas são ótimas opções para compor os ambientes da casa, já que simplicidade é o principal objetivo do minimalismo.

Uma boa dica é combinar móveis brancos com o piso de madeira e móveis escuros com as paredes em tons mais claros como bege ou branco.

Mantenha o ambiente limpo

decoração minimalista ambiente limpo

A limpeza é essencial para manter o padrão “menos é mais” da cultura minimalista. Para isso, o ambiente deve estar sempre limpo e organizado. E não estamos falando apenas do acúmulo de sujeiras do cotidiano, mas também da limpeza visual.

Por essa razão, livre-se de objetos desnecessários, doe os livros parados na estante e abra espaço para a livre circulação no ambiente. Hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos de organizadores no mercado.

Eles ajudam na decoração, deixam cada coisa em seu devido lugar e tornam os locais mais funcionais. Desse modo, você atingirá o objetivo do estilo minimalista que espera que um ambiente seja livre de excessos, tenha mais organização e seja totalmente harmônico.

Essas foram algumas dicas para você incorporar a decoração minimalista na sua casa. Não se esqueça de que os principais objetivos dela são a simplicidade, a otimização do espaço e a harmonia. Se você seguir as nossas orientações, terá um lar muito mais estiloso, aconchegante e leve. Adote agora mesmo esse estilo!

E então, você gostou do nosso post sobre decoração minimalista? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e, assim, ajudar os seus amigos e familiares a saberem mais sobre o assunto também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *