decoração de sala de estar com iluminação

A sala de estar é um ambiente fundamental para qualquer lar. Inicialmente, porque ela é o cartão de visitas da sua casa, já que quase sempre é por onde as pessoas entram e você recebe as visitas. Depois, porque é um espaço de reunião familiar, de descanso e descontração. Por causa disso, é muito importante planejar muito bem a decoração de sala de estar.

Pode até parecer uma tarefa simples, mas é necessário levar em conta diversos fatores para garantir uma decoração coerente e que se adapte ao seu modo de vida. Entre esses fatores estão: o tamanho da sala, o seu estilo e até mesmo o orçamento disponível para a compra de materiais.

Se você quer decorar a sua sala de estar ou repaginá-la, mas não sabe por onde começar, confira agora mesmo as 8 dicas que preparamos para você!

1. Tire as medidas

O primeiro passo para iniciar a decoração de sua sala de estar é conhecer as medidas. Com isso, você tem em suas mãos um dado importante para saber os limites de espaço e poder trabalhar sem extrapolá-lo.

Dessa forma, você pode escolher os móveis de forma mais eficiente, além de planejar a disposição de cada um deles, garantindo assim melhor aproveitamento do espaço.

Uma dica para que você visualize melhor essas dimensões, é desenhar a planta num papel, indicando a medida de cada parede. Não se esqueça também de incluir portas e janelas.

2. Escolha o estilo de decoração

Escolher um estilo para orientar a sua decoração ajuda a ter um norte na hora de escolher os móveis e objetos que vão fazer parte da sua sala de estar. Para fazer essa escolha, a primeira coisa que deve ser levada em consideração, é seu gosto pessoal e seu modo de vida.

Pessoas mais jovens e descontraídas, por exemplo, podem optar por um estilo colorido ou mais moderno. Já quem gosta de uma decoração clássica e sóbria deve priorizar uma decoração mais tradicional, usando móveis de madeira e cores claras.

Outra questão que deve ser sempre ponderada é o seu orçamento, já que existem estilos que pesam mais no bolso. Em função disso, elabore um planejamento prévio para definir o quanto você pode gastar.

3. Evite o excesso de objetos e móveis

decoração de sala de estar arejado e ventilado

Você não é obrigado a ser um minimalista na sua decoração, mas também não deve se exceder na hora de incluir móveis e objetos na sua sala de estar. Falamos isso porque o excesso pode acabar em uma composição confusa e sem coesão.

Sabendo disso, antes de dar início à sua decoração, faça uma pré-seleção entre os objetos que você já tem para identificar aqueles que pretende manter e quais podem ser retirados. O que ficar de fora dessa seleção pode ser redistribuído em outros cômodos da casa ou passados adiante.

4. Não esqueça das paredes

Passamos muito tempo planejando móveis e objetos para estantes e aparadores, mas muitas vezes esquecemos que as paredes também podem ser decoradas. Sendo assim, fique atento ao potencial das decorações verticais, que podem dar um toque especial à sua sala de estar.

Você pode explorar esse potencial com quadros de diversos tamanhos e tendências, que estejam de acordo com o estilo de seus móveis. As texturas também são uma excelente ideia, pois servem tanto para dar um novo acabamento às paredes quanto para incrementar o visual. Outra opção, é criar um jardim vertical, que dá um “quê” de leveza ao cômodo.

5. Planeje as cores

Dar nova cor ao ambiente é uma excelente forma de renovar a decoração da sua sala de estar, mas é um passo que merece bastante atenção para não errar na escolha das cores. A princípio, você deve harmonizar a cor das paredes com a decoração para não criar um ambiente sem coerência.

Outra questão que você deve considerar, por exemplo, é o tamanho do ambiente, pois cores escuras tendem a criar a ilusão de que o espaço está menor. Em virtude disso, caso sua sala seja muito pequena, dê preferência a tons claros.

6. Defina os móveis de acordo com o espaço

Você pode até sonhar com aquele sofá gigante em formato de L, mas não adianta colocá-lo numa sala pequena. Devido a isso, planeje os móveis pensando no tamanho do ambiente que você tem disponível, levando em conta as portas e janelas para não impedir a circulação no ambiente.

É bom ressaltar que os móveis planejados são uma excelente alternativa para otimizar o seu espaço, mas você não precisa recorrer a eles. O mercado está cheio de opções e você tem condições de encontrar móveis que tenham o tamanho perfeito para a sua sala. Basta fazer uma pesquisa com calma e atenção.

7. Aposte em plantas

decoração de sala de estar com plantas

As plantas estão com tudo diante da tendência do Urban Jungle. Elas são excelentes para compor a decoração e dar mais vida aos ambientes internos, basta você saber quais combinam com o seu estilo e quais podem ser mais bem adaptadas às condições da sua sala.

As palmeiras raphis e espadas-de-são-jorge, por exemplo são plantas muito bonitas e que não exigem muitos cuidados. Caso você tenha uma janela que transpasse luz solar, outras opções são os cactos e as suculentas. Pessoas mais clássicas podem, ainda, dar preferência aos tradicionais vasos de flores, que ainda alegram a casa com suas cores.

8. Capriche nos objetos

Depois de pensar em questões estruturais e nos móveis, é hora de escolher os objetos que vão fazer parte da sua decoração. Existem inúmeras opções, entre vasos, espelhos, porta-retratos, esculturas etc. Lembre-se de harmonizá-los com o restante da decoração e, é claro, com a sua personalidade. Assim, você vai deixar a sua casa com a sua cara — bonita e aconchegante.

Como você acabou de ver em nossas dicas, existem diversas formas de trabalhar para fazer uma boa decoração para a sua sala de estar. Às vezes, tudo o que você precisa é de um novo olhar e de um pouco de criatividade para dar um toque especial e um novo ar ao seu ambiente!

Agora que você já conferiu nossas dicas para fazer uma boa decoração de sala de estar, que tal dividi-las com seus amigos? Compartilhe nosso post em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *