Decoração de praia: saiba o que é essencial para sua casa!

Quem gosta de estar perto do mar sabe o tamanho da paz que o barulhinho das ondas pode transmitir. Por isso, muita gente deseja trazer para dentro de casa a mesma tranquilidade de sua passagem pela praia com uma decoração de praia.

E a decoração é uma ótima maneira de inserir nos seus ambientes preferidos aqueles elementos que geram uma sensação semelhante a estar com os pés na areia e à beira da água do mar

Se você também deseja dar um ar praiano para a sua casa, mas não sabe por onde começar, mantenha a calma. Neste post você poderá ver algumas dicas incríveis. Descubra o que é essencial para criar uma decoração de praia!

Aposte nos tons de azul para uma decoração de praia

Dias ensolarados e um mar azul à sua frente. Geralmente, essa é a primeira imagem que vêm à cabeça quando pensamos na última vez em que estivemos pertinho do oceano. Por isso, para trazer um pouco da praia para a sua casa, usar tons de azul na decoração é uma boa proposta.

O navy é um tom de azul vibrante e muito bonito, que fica incrível na decoração. Se você não quiser usar cores fortes nas paredes, pode investir em almofadas, tapetes e até mesmo na louça.

É possível, ainda, usar várias tonalidades de azul na decoração. Experimente um sofá em azul-claro sobre um tapete azul-marinho, ou combine as cores da roupa de cama em azuis variados.

Harmonize com o branco, para um resultado mais elegante, ou com tons arenosos, para uma composição aconchegante e ainda mais praiana.

Invista em móveis de madeira e bambu

Uma decoração de praia não está completa sem que você tenha nos ambientes alguns móveis de madeira ou bambu. Além de fazer uma referência às deliciosas pousadas à beira-mar, por ser um material natural, a madeira acrescenta conforto e acolhimento ao ambiente.

Pode ser uma mesa de centro, as cadeiras da varanda ou um conjunto de sofá, por exemplo. Dê preferência à peças mais rústicas e em tons naturais. Peças entalhadas podem ser interessantes na decoração, especialmente nas áreas externas.

Outra dica é acrescentar itens em bambu. Nesse caso, você pode investir em peças decorativas, como um sino dos ventos ou móveis trançados. Há muitos trabalhos lindos realizados em bambu que certamente serão responsáveis por conferir um ar praiano na decoração.

Escolha tramas e tecidos naturais

Tecidos naturais são mais confortáveis e permitem que a pele respire melhor. Além disso, os materiais com acabamento menos refinado, como o linho cru, o algodão natural e a fibra de bambu, transmitem uma sensação de conforto e frescor. Isso tudo combina incrivelmente com a decoração praiana.

Por isso, leve para casa peças de roupa de cama, cortinas e estofados com esses materiais. As cores neutras e suaves como o verde-água são ótimas para acentuar aquela sensação de tranquilidade que você deseja para o ambiente.

Acrescente um ar tropical com objetos de decoração

decoração de praia objetos de decoração tropical

Se você quer um ar praiano na sua casa, mas sem fazer nenhuma mudança muito consistente na decoração, a adição de alguns elementos pode funcionar bem. Plantas, peças de palha, artesanatos e conchas são ótimos para dar um ar tropical em qualquer ambiente.

Opte por plantas tropicais e dê preferências a folhagens. Samambaias, coqueiros, cactos e todos os tipos de suculentas são boas escolhas. Além disso, insira objetos artesanais típicos das regiões litorâneas, como cestos, artigos em renda, corda ou palha.

Por fim, aposte nas conchas e estrelas-do-mar. Uma boa dica é posicionar em uma estante ou mesa de centro um pote ou garrafa com várias conchas. Você pode, ainda, usar uma concha maior como item de decoração ou comprar objetos que se assemelhem a elas.

Nos ambientes externos, use quadros de peixes, âncoras e outros elementos marinhos. E não se esqueça de uma rede! Ela pode ser um elemento muito importante e convidativo na sua decoração de praia.

A rede pode ficar na varanda, de frente para a piscina, no jardim ou na área social. O mais importante é que esteja em um lugar que aproveite para se refugiar do estresse da rotina, como você faria nos passeios e descanso na praia.

Experimente estampas alegres e objetos coloridos

Embora a decoração de praia traga uma sensação de tranquilidade e bem-estar, ela deve também reunir um pouco de alegria. Afinal, o litoral é um local de descontração e divertimento. Por isso, os objetos coloridos e estampados podem ser a cereja do bolo no seu design de interiores.

Um conjunto de garrafas coloridas, almofadas estampadas, uma poltrona com estofado multicor e, até mesmo, uma manta ou toalha de mesa podem dar esse toque a mais no ambiente. Listras, folhagens e estampas grandes estão entre as preferidas.

Amarelo, verde, vermelho e laranja são cores que levantam o ambiente e acrescentam uma proposta mais criativa ao projeto.

Entenda um pouco sobre o estilo navy

decoração de praia estilo Navy

Embora o estilo praiano e o navy tenham referências semelhantes, eles guardam diferenças entre si. O navy tem sua origem em torno de 1840 e se popularizou nos anos 1920, quando a estilista Coco Chanel se encantou com o uniforme dos marinheiros da Riviera Francesa.

Suas maiores características são as cores azul, branco e vermelho; as listras horizontais em branco e azul; e os elementos navais, como a corda e a âncora.

Já o estilo praiano é bem mais descontraído e traz como referências a ambientação tranquila do litoral, a simplicidade dos pescadores e a proximidade com a natureza. Por isso, tecidos naturais, folhagens, madeira, bambu e itens artesanais são os principais elementos para seguir essa ideia.

Entretanto, para criar uma decoração de praia na sua casa, é perfeitamente viável juntar os dois estilos. Misture as listras e o tom único de azul a objetos em madeira rústica, folhagens e alguns itens de decoração. Você terá uma proposta visual bem praiana e única, para gerar mais conforto e charme ao seu lar.

É possível criar uma atmosfera tropical com poucos objetos e cores. Basta escolher bem as tonalidades, posicionar alguns objetos característicos, investir nas plantas e acrescentar alguns móveis em madeira e bambu.

Vale, ainda, lembrar que o jardim contribui bastante para uma linda decoração de praia. Escolha plantas típicas do litoral, como a espada-de-São-Jorge e a babosa, assim como coqueiros e palmeiras. Se você não dispõe de muito espaço externo, é possível usar sua varanda ou sacada. Experimente fazer um jardim suspenso com algumas plantas praianas bem típicas, por exemplo. O resultado é um ambiente acolhedor, confortável e relaxante!

Pronto para começar a decorar? Acesse nosso site e descubra muitos itens especiais que ficarão perfeitos na sua decoração praiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *