exemplo de decoração de casamento

A decoração de casamento é um dos itens mais importantes no checklist de qualquer casal. É ela que dá o tom emocional do evento, cria o clima de romance e embeleza a cerimônia. Uma boa decoração torna o ambiente mais envolvente e compõe o cenário perfeito para a comemoração do seu grande dia!

Existem mil possibilidades de decoração para casamentos, em diversos estilos e preços. Escolher todos os detalhes e fazer com que eles combinem de forma harmônica entre si não é uma tarefa tão simples. Por isso, ajuda nunca é demais!

Quer saber como encontrar seu estilo de decoração? Siga as nossas dicas!

Por onde começar a decoração de casamento?

Contrate um decorador

Certamente você está ansiosa para decidir cada detalhe do seu casamento, mas contar com o apoio de um profissional é essencial para sair tudo perfeito. Um decorador experiente vai poder organizar os desejos dos noivos e ver a melhor forma de colocar tudo em prática. E o melhor: vocês vão poupar muito trabalho e estresse! Ninguém quer começar o dia mais feliz da sua vida se preocupando com detalhes organizacionais, não é?

É importante planejar a decoração com antecedência, para que haja tempo de decidir tudo, conseguir preços diferenciados e resolver qualquer imprevisto que possa aparecer. Portanto, comece o quanto antes a imaginar o que você quer na decoração do seu casamento. Converse com vários fornecedores e escolha aquele que mais se aproxima do seu estilo.

Avalie o espaço da cerimônia

Um dos primeiros passos para decidir a decoração é estudar as possibilidades do local onde será realizado o casamento. Antes de tudo, é preciso decidir se será realizada a cerimônia religiosa na igreja ou se farão o evento apenas no local da festa. Se houver o combo de ritual na igreja seguido de jantar ou festa, tenha em mente que será preciso pensar em dois tipos de decoração!

Depois de escolher os locais do casamento, analise as possibilidades de cada um. Em algumas igrejas será possível investir menos em decoração, por elas já apresentarem um ambiente com identidade visual bonita. É possível também que elas limitem alguns detalhes, como o tamanho ou o número de arranjos de flores. O mesmo vale para o local da recepção. Muitos bufês e restaurantes, ou outros espaços que você escolher, já contam com uma beleza natural que requer menos esforço para decoração.

Outro detalhe importante a ser pensado é o horário do evento. Casamentos diurnos, por exemplo, pedem uma paleta de cores mais quentes, enquanto cerimônias noturnas combinam com cores mais sóbrias. O horário e o local serão muito importantes também na escolha das flores e de outros detalhes da decoração.

Tenha um limite de gastos

A decoração de casamento é um item de muito peso no orçamento dos noivos, por isso, o ideal é definir um teto de gastos. Encontre um decorador que ofereça boa relação custo benefício e explorem as diversas opções de preço que o mercado oferece. É possível fazer decorações lindíssimas sem gastar muito, basta pesquisar bastante e contar com um profissional competente.

Como fazer uma decoração que reflita a personalidade do casal?

O mais bonito de um ambiente decorado é quando os convidados conseguem enxergar, em cada item, os donos daquela festa. Em um casamento, isso fica ainda mais forte. A decoração completa o clima, deixando tudo mais íntimo e romântico!

Identifique as preferências de vocês

Há diversos estilos de decoração e, para escolher um, é necessário que vocês conheçam os próprios gostos. Cada ponto, como as cores, a iluminação e os objetos, refletirá o estilo dos noivos. Claro que o decorador ajudará dando harmonia para as escolhas de vocês e trazendo toques de requinte e experiência, mas o tom e a personalidade devem ser do casal!

Então, vale a pena se perguntar: qual estilo que mais combina com vocês? O que acham que torna um ambiente agradável? Que objetos ou ideias podem dar um toque original e personalizado ao casamento de vocês? Se os dois forem amantes da natureza, por exemplo, nada mais justo do que um casamento ao ar livre, que explore bastante esse tema na identidade do evento.

Conheça os estilos de decoração

Existem diversas tendências para decoração de casamento. É interessante pesquisar e ver qual é a que mais se aproxima das preferências de vocês. É possível, também, pegar elementos de alguns estilos diferentes e fazer uma composição personalizada.

O estilo clássico pode ser o ideal para noivos que gostam do mais tradicional e pretendem ousar pouco. Essa decoração é feita a partir de elementos elegantes, como cristais e pratarias. A ideia é ser sofisticado e discreto, apostando em uma paleta de cores claras e em poucos detalhes nos ambientes.

A pegada vintage está muito em alta para casamentos. Ela trabalha com referências do passado, trazendo romantismo e pessoalidade para a decoração. Quando se opta por essa tendência, os noivos podem usar alguns elementos que façam parte da história da família, como fotos ou objetos antigos. Tons pastéis, móveis de madeira e uso de renda ou crochê são detalhes que fazem parte dessa decoração.

O estilo rústico tem elementos em comum com o vintage e cai muito bem para cerimônias ao ar livre. A decoração tem elementos mais simples, mas sem perder a beleza. São usadas muitas flores, móveis de madeira e elementos DIY (“faça você mesmo”), que dão um ar personalizado. É possível também ter uma decoração mais sofisticada, adicionando elementos como lustres e cristais e pendendo para o estilo rústico chic.

Além de se utilizar das tendências e estilos já consagrados, vocês podem trazer originalidade ao casamento, explorando ideias mais criativas e inusitadas. Algumas propostas diferentes, como escolher um tema para a festa ou montar uma estação de fotos, podem trazer um ar mais divertido para a cerimônia. Se combinar com a personalidade dos noivos, vale a pena!

Seguindo nossas dicas sobre decoração de casamento, você e seu noivo conseguem identificar o estilo que preferem e organizar uma linda cerimônia com a cara de vocês! Depois da nossa ajuda, você já pode marcar esse item no seu checklist!

Gostou do nosso post sobre decoração de casamento? Então siga nossos perfis nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações. Estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This