estilo de decoração clássica

Você quer que sua casa tenha uma atmosfera sofisticada, tons claros e elementos cheios de formas imponentes e — o mais importante — um estilo que nunca sai de moda? Então, o que você procura é uma decoração clássica, consolidada como própria da nobreza europeia e muito característica dos palácios franceses.

Essa tendência nasceu na Roma antiga, para que os imperadores pudessem mostrar toda a sua riqueza. O estilo continuou vivo por diversos períodos da nossa história, sempre como característica das classes mais privilegiadas, e pode ser especialmente observado na arquitetura e decoração do Barroco e do Rococó.

Em linhas gerais, é identificado por construções com pé direito alto e colunas cheias de ornamentos, bem como móveis, molduras e objetos repletos de curvas e ricos em detalhes, que deixam qualquer ambiente mais elegante e requintado. O estilo funciona especialmente bem em espaços amplos, mas nada impede que você possa adotá-lo no seu apartamento.

Quer aprender a usar a decoração clássica na sua casa sem medo de errar? Então, saiba um pouco mais sobre o estilo neste artigo que preparamos para você!

Quais são as características da decoração clássica?

Móveis

Os móveis têm um papel fundamental nesse estilo. Eles são imponentes e, mesmo que sejam novos, têm aquela cara de que estão na família há muitas gerações. São comuns os móveis de madeira escura e com detalhes em dourado, assim como pés e puxadores com design bem trabalhado.

Sofás e poltronas de couro, bem como cadeiras estofadas, compõem uma sala de decoração clássica. Aliás, uma cadeira desse tipo é bem-vinda até no banheiro, pois, nesse estilo, o toalete é visto como uma área social. Já no quarto, os desenhos rebuscados podem estar nos pés e na cabeceira da cama.

Cores

Apesar do design cheio de detalhes dos móveis e objetos decorativos, um ambiente clássico é um espaço clean, sem exageros ou cores muito contrastantes. Por isso, branco, bege, creme e off-white costumam ser predominantes, embora o estilo também comporte cores mais escuras, como preto, verde e vermelho.

Os tons metálicos, principalmente o dourado, devem estar presentes nos detalhes, além do marrom da madeira usada nos móveis. É comum, por exemplo, que as cozinhas clássicas tenham paredes e bancadas brancas com detalhes em madeira. Além disso, assim como nos banheiros, nesse ambiente também aparece outro material muito característico dessa decoração: o mármore.

Iluminação

Se você se identifica com o estilo clássico, deve ter sonhado com aquele lustre de cristais enorme em cima da mesa de jantar. Pois ele tem o seu lugar nessa decoração sim — sempre considerando o tamanho do ambiente, claro. De maneira geral, grandes lustres e pendentes são bem-vindos em qualquer cômodo que siga esse estilo.

Na sala e nos quartos, os abajures com design rebuscado e elegante também ajudam na composição. Já nos ambientes externos e halls de entrada, a dica é investir em arandelas e lanternas ou luminárias de chão. Para manter uma iluminação tipicamente clássica, prefira lâmpadas amarelas, com exceção do banheiro e da cozinha, que exigem um pouco mais de luz.

Paredes

Os ambientes clássicos são frequentemente decorados com tapeçaria ou papel de parede requintado, com estampas florais ou adamascadas — outra regra válida inclusive para os banheiros, que podem dispensar os azulejos. Obras de arte como esculturas e quadros, principalmente retratos e natureza morta, também ajudam a compor o estilo.

Acessórios

O design rebuscado e cheio de adornos deve estar presente nos objetos decorativos do estilo clássico. Como mencionamos, os quadros são um importante componente e podem vir acompanhados de molduras com muito relevo e, frequentemente, em dourado. O mesmo vale para os espelhos — mais do que elementos de decoração, eles podem ser usados em cômodos pequenos para dar mais amplitude.

Esse cuidado ajuda a criar a ambientação clássica, uma vez que ela é própria de grandes palácios. Outros itens que podem auxiliar na composição são pratarias, vasos, candelabros, esculturas e almofadas. Porém, é sempre bom tomar cuidado com os exageros. Avalie se os objetos conversam com outros itens decorativos, móveis, cores e texturas já presentes no ambiente.

Quais cuidados é preciso ter ao adotar a decoração clássica?

Esse é um estilo que encanta muita gente e é sempre atual. No entanto, muitas vezes, quem adere à decoração clássica comete erros comuns, mas que podem ser facilmente evitados. A seguir, confira alguns dos principais cuidados para não cair em armadilhas.

Evite os excessos

É bom ter cuidado: por mais que goste do estilo, você não quer transformar sua casa em um palácio francês do século XVIII, não é? Então, principalmente se os seus cômodos não são grandes, uma boa saída pode ser misturar móveis e objetos clássicos com outros mais modernos.

Em vez de um quadro de natureza morta, por exemplo, você pode usar uma pintura contemporânea na parede e, no mesmo ambiente, ter as tradicionais cadeiras estofadas com uma estampa bem luxuosa. Além de trazer mais leveza, essa alternativa torna o ambiente ao mesmo tempo moderno e requintado.

Lembre-se da funcionalidade

Um erro comum de quem usa a decoração clássica é se entusiasmar demais com os objetos vintage e esquecer da funcionalidade. Aquele candelabro que você ganhou da sua avó, com certeza, dará um ar sofisticado à sua sala, mas você não quer depender de velas para encontrar as chaves de casa à noite, certo?

Então, lembre-se de que estamos no século XXI e busque sempre aliar o antigo com o novo quando se trata de praticidade. A beleza da decoração não pode comprometer a funcionalidade da sua casa. Caso isso ocorra, você acabará se arrependendo de ter investido dinheiro em itens que não auxiliam no seu dia a dia.

Observe a qualidade dos materiais

A decoração clássica tem por objetivo mostrar elegância e sofisticação. Portanto, os materiais utilizados, como tecidos e madeira, devem ser de ótima qualidade e ter excelente acabamento. Caso contrário, isso poderá comprometer o resultado final.

Agora que você conhece melhor os elementos e as características da decoração clássica, vá em frente e abuse dos adornos para pôr essas dicas em prática na sua residência. Assim, você pode levar um toque de requinte e sofisticação a qualquer ambiente.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e receba periodicamente outras sugestões para a decoração da sua casa diretamente no seu e-mail!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This